Você está aqui: Página Inicial > Alunos > Bolsas e Programas > Programas Acadêmicos

Programas Acadêmicos

publicado 11/07/2016 12h01, última modificação 29/06/2018 10h41

 

PAE

É desenvolvido como estratégia institucional para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem de graduação e para fomentar a integração entre a graduação e a pós-graduação. O PAE é direcionado aos discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR.

+ Página de documentos
+ Página de Editais

 

PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.
O apoio financeiro do MEC/SESu pode ser concedido ao estudante bolsista até a conclusão da sua graduação e ao professor tutor por três anos, podendo ser prorrogável por iguais períodos, conforme parecer da Comissão de Avaliação do PET.

+ Ver Relação de Grupos PET
+ Página de Editais do PAE

Monitoria

É desenvolvido como estratégia institucional para a melhoria do processo ensino-aprendizagem de graduação. Constitui em uma atividade optativadentro dos cursos de graduação da UTFPR, podendo, após conclusão, ser pontuada como Atividade Complementar e constar no Histórico Escolar do estudante.

 + Página de documentos de Monitoria
+ Página de Editais de Monitoria

PIBID

Foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior. Um dos objetivos do PIBID é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica. O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

+ Página de Editais do PIBID

Programa de Fomento

A proposta é conceder bolsas, para alunos da UTFPR, que atuem em ações coordenadas da PROGRAD. Já foram concedidos apoios à dupla diplomação, ao desenvolvimento de recursos educacionais abertos e digitais, à elaboração de trabalhos de conclusão e à acessibilidade.

+ Página de Editais de Fomento