Você está aqui: Página Inicial > Alunos > Serviços > Assistência Estudantil > Programa de Auxílio-Estudantil da UTFPR

Programa de Auxílio-Estudantil da UTFPR

publicado 07/06/2017 13h29, última modificação 28/09/2017 12h39

Assistência Estudantil

O Programa Auxílio Estudantil - PAE é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos ofertados de Graduação, da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Stricto Sensu da UTFPR. Atende prioritariamente, os que comprovam renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio nacional, vigente à época do processo de seleção. O PAE-UTFPR distribui os seguintes benefícios: auxílio-alimentação, auxílio-moradia, auxílio-básico e auxílio-instalação, de acordo com edital anual especifico.

O programa poderá apoiar, condicionado à disponibilidade de recursos, estudantes cujas necessidades de deslocamento, de alimentação, entre outras, sejam impedimentos para o acesso e conclusão do curso ou de suas atividades acadêmicas, que se encontram vinculadas aos cursos de educação a distância ou em mobilidade internacional e nacional.

Compreende  o desenvolvimento das seguintes ações aos estudantes participantes, visando:

I -    Permanência Básica: medidas que visam prestar suporte financeiro e acesso à alimentação nos Restaurantes Universitários (RU). O intuito é a apoiar o estudante durante a realização de seu curso, de acordo com os recursos disponíveis.

II  - Culturais, desportivas e artísticas: ações que contribuem para a permanência do estudante, relacionadas aos aspectos de desenvolvimento humano: qualidade de vida e bem-estar individual e social. As mesmas serão orientadas por editais publicados regularmente pela instituição.

III -   Emergenciais:  apoio ao estudante, com o objetivo de atenuar ocorrências eventuais, adversas e momentâneas de ordem socioeconômica, extemporâneas ao período de inscrição nas ações de auxílio-estudantil que, após avaliação socioeconômica devidamente fundamentada e esgotadas outras alternativas viáveis de resolução, dependam do apoio da UTFPR.