Você está aqui: Página Inicial > Campus > Cornélio Procópio > Agenda de Eventos > LUDICO

LUDICO

publicado 21/05/2018 16h36, última modificação 29/05/2018 18h07
Projeto de extensão
Quando 21/05/2018 a 00h00 21/06/2018 a 00h00 a
Nome do Contato
Telefone do Contato (43)3520-4072
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

ludico-2ludico-2ludico-6LUDICO - Projeto de extensão

O LUDICO faz parte de um projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o projeto tem como público alvo alunos da universidade e a comunidade externa à UTFPR das cidades de Londrina, Cornélio Procópio e regiões metropolitanas, e tem como objetivo desenvolver capacidades de aprendizagem nos participantes, melhorando também sua aptidão em raciocínio lógico, análise crítica de ações e de pontos de vista, organização e em relações interpessoais. Além disso, o projeto visa atuar como ferramenta de inserção cultural.
O projeto tem caráter contínuo, em que os eventos  vêm ocorrendo mensalmente desde novembro de 2016. Para a sua realização foram escolhidos dois campus da UTFPR, Cornélio Procópio e Londrina, localizados no norte Paraná e que estão separados por apenas 60 km de distância.
Cada um desses eventos tem contado com a presença de aproximadamente 160 participantes. Os eventos têm sido e continuarão sendo realizados em um sábado por mês, alternando a sua sede (um mês em Londrina, o mês seguinte em Cornélio Procópio, depois em Londrina, em seguida em Cornélio Procópio novamente, e assim por diante) das 13:00 às 21:00. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade interna (alunos e servidores e dependentes) e externa à UTFPR.
A UTFPR, por meio dos dois campus, disponibiliza local fechado e coberto para realização dos eventos, mesas, cadeiras, segurança, local para as palestras e câmeras de segurança no local. Os jogos são todos levados aos eventos por voluntários, que além de disponibilizá-los para os participantes, ainda auxiliam ensinando suas regras e acompanhando as partidas.
Durante os eventos, além dos jogos de tabuleiro, são realizadas sessões de Escape Room, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento das múltiplas inteligências. Também são realizadas sessões de jogos em inglês, onde os participantes podem praticar a conversação.
Durante a execução do projeto são realizadas palestras com profissionais convidados que tratam de assuntos relacionados aos temas jogos, cultura e educação. Os palestrantes são todos psicólogos, pedagogos e profissionais da área de jogos de tabuleiro. Após as palestras são sempre realizados sorteios de brindes doados pelos colaboradores.
O projeto ainda prevê a avaliação do desenvolvimento das inteligências e das capacidades dos participantes, que será realizada em conjunto com a pedagoga da universidade.

 

O uso de jogos de tabuleiro como ferramenta de ensino

Todos os meses são realizados eventos nas dependências da universidade, nos câmpus Cornélio Procópio e Londrina, onde são levados jogos de tabuleiro e material de Role Playing Game (RPG).
Os jogos são apresentados para os participantes, indicando qual(is) Inteligência(s) cada jogo estimula/desenvolve. As regras dos jogos são ensinadas a todos os participantes e as partidas acompanhadas pela equipe, para que possa ser realizada uma avaliação prévia do desenvolvimento cognitivo dos participantes.
São montadas diversas mesas de RPG coordenadas por alguns “mestres” do próprio projeto e também por alguns participantes que queiram “mestrar” outros jogos. Cada “mestre” escolhe o sistema e a história que irá “mestrar”. O sistema e as histórias passam todos por uma avaliação prévia, para que permaneçam sempre coerentes com os objetivos do projeto. Os participantes do evento podem escolher e participar das mesas sem nenhuma restrição.
Ainda, durante os eventos são apresentadas palestras sobre os temas jogos de tabuleiro, educação e a teoria das múltiplas inteligências. Também são ofertados alguns minicursos sobre temas relacionados a jogos de tabuleiro e à educação que qualquer pessoa, aluna ou não da instituição pode participar.
Além disso, são realizados eventos exclusivos de RPG no mercado Prochet em Londrina. Esses eventos são realizados mensalmente em datas diferenciadas dos eventos dentro da universidade. São montadas algumas mesas com alguns “mestres” do próprio projeto e mais algumas outras mesas com qualquer outra pessoa que queira “mestrar” um sistema de jogo.
O projeto visa auxiliar a comunidade interna e externa à universidade no desenvolvimento de capacidades e inteligências, auxiliando, desta forma, a formação de profissionais mais bem sucedidos nas carreiras que escolham.
Além disso, com este projeto espera-se que possamos introduzir um número cada vez maior de pessoas a esse hobby que tanto ajuda no desenvolvimento tanto intelectual como social dos indivíduos. É também muito importante que cada participante possa, por meio dos jogos, reduzir a carga do estresse diário que um tem com estudos, trabalho, ou qualquer outra atividade. Há ainda o interesse de que educadores conheçam o projeto e que, cada vez mais, reflitam sobre a importância do lúdico no ensino.
O projeto já está em sua segunda edição, sendo que a primeira edição teve vigência de novembro de 2016 a junho de 2017, e atendeu aproximadamente 160 participantes por evento. Total de 531 participantes diferentes, sendo destes 236 alunos da UTFPR câmpus Cornélio Procópio, 67 alunos da UTFPR câmpus Londrina e 228 participantes da comunidade externa. Tudo isso contabilizado via software desenvolvido especialmente para o projeto.
O atual projeto já serviu de base para outros dois projetos de outras instituições, que, ao tomarem conhecimento de nosso projeto, pediram suporte para criação de projetos similares em suas instituições. Além disso, está sendo iniciado um projeto de pesquisa, junto a uma professora de psicologia do Instituto federal do Paraná, câmpus Londrina, para analisar o desenvolvimento das Inteligências e capacidades dos participantes dos eventos.
Também é importante ressaltar que o projeto cresce a cada mês e vem recebendo certa visibilidade na comunidade e também nos meios de comunicação das cidades e da região em que estão inseridos os campus. Um de nossos eventos foi noticiado no maior jornal local de Londrina (a Folha de Londrina) em uma matéria de quase uma página inteira. A livraria Saraiva também nos convidou para apresentarmos o projeto em uma palestra durante a “Semana do Orgulho Nerd”, que ocorreu nos dias 21 e 28 de maio de 2017. Fomos igualmente convidados a participar de uma mesa redonda no evento “WRPG Fest”, o maior evento de RPG (Role Playing Games) da América Latina, nos dias 23 e 24 de setembro de 2017 em Curitiba. Também fomos convidados para participar montando duas salas com os jogos de tabuleiro e duas salas de escape room no Dreams World, maior evento de cultura geek de Londrina, que ocorrerá nos dias 09 e 10 de junho de 2018. Ainda, houve entrevistas em dois canais de grande influência no meio (o canal de podcast Taverna do Beholder Cego e o canal de youtube Taberna Role Play). Fomos também convidados para apresentar nosso projeto no Instituto Federal do Paraná câmpus Londrina no dia 23 de novembro de 2017 e na Unopar câmpus Bandeirantes no dia 14 de outubro de 2017.
O projeto conta com a parceria do grupo Board Games Londrina, que disponibilizará parte dos recursos humanos e parte dos jogos de tabuleiro que serão utilizados nos eventos.
Conta ainda com a parceria do grupo A Taverna do Beholder cego, que disponibilizará recursos humanos e materiais para as sessões de RPG que serão realizadas durante os eventos.

Temos uma página no facebook, instagram e wordpress, onde podem ser acessadas as fotos e informações dos eventos. Seguem os links:
- https://www.facebook.com/UTFPR.BG/
- https://www.instagram.com/ludico_utfpr/
- https://utfprbg.wordpress.com/


------------
Prof. Mauricio Iwama Takano - Chefe do DAMEC.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Cornélio Procópio.
55 (43)3520-4072.