Você está aqui: Página Inicial > Campus > Curitiba > Eventos > Formaturas
conteúdo

Formaturas

publicado 22/06/2021 15h43, última modificação 12/09/2022 16h43

Formaturas virtuais (Gabinete) | Formaturas Magnas | Perguntas frequentes | Diplomações (cursos técnicos)

 

 

FORMATURAS MAGNAS

 (Presenciais/Festivas)

A Formatura Magna é o um ato público ordinário e oficial realizado pela UTFPR destinados aos alunos com status de formado e para alunos já formados na modalidade de Gabinete.

Estas cerimônias serão organizadas por Área (Bacharelado/ Engenharia/ Licenciatura/ Tecnologia) e serão realizadas pela empresa Z&A do Grupo Polyndia. A participação no evento como formando não terá nenhum custo, isso incluirá o uso da beca, convites, sessão de fotos, participação na cerimônia.

Os produtos e serviços oferecidos pela empresa contratada, como por exemplo, serviços de beleza como maquiagem, penteado e produtos como fotos, álbum, placas de homenagens, lembranças, serão opcionais, por conta do formandos que solicitar estes serviços e/ou produtos e negociados diretamente com a empresa contratada.

 

DATAS CONFIRMADAS PARA FORMANDOS E EGRESSOS DO SEMESTRE DE 2022.1

Devido ao número de inscritos nas formaturas de Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias, tivemos que juntar as três áreas para tornar viável a cerimônia no Ópera de Arame. Sendo assim, o dia 19/09/22, que seria realizada a formatura das Licenciaturas e Tecnologias, foi alterado para o dia 20/09/22, junto com os Bacharelados.

Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias - 20/09/2022

Engenharias - 22/09/2022

Local: Ópera de Arame

Horário: 19h30

Inscrições: 01 à 18 de agosto de 2022

 A prova das becas será realizada pela empresa Z&A do grupo Polyndia, que irá enviar um e-mail para todos os formandos para com o cronograma do dia do ensaio e outras orientações e o link para o agendamento da prova da beca e ensaio fotográfico;

O formando que mora em outra cidade e não poderá provar a beca com antecedência deve entrar em contato com a Z&A (41) 3333-4500, e passar as medidas para que a empresa posso reservar a beca;

No dia do ensaio a empresa irá entregar a declaração de comparecimento para quem precisar apresentar no trabalho, este documento é retirado ao final do ensaio e não precisa solicitar com antecedência;

A quantidade de convites entregues será definida pela Z&A  conforme a quantidade de formandos e o Decreto Municipal referente a pandemia;

Os convites serão entregues pela Z&A e ainda não temos a data definida;

As crianças com 5 anos ou mais irão precisar de convite. As criança com menos de 5 anos, não precisarão de convite, porém não poderão ocupar uma cadeira na plateia, ou seja, devem ficar no colo de um familiar;

 Os formandos ou convidados que precisarem de lugares especiais devido a alguma deficiência, os formandos deverão enviar um e-mail para a ASCEV-CT, até o dia 31/08/22, informando o nome completo do formando, o curso, o nome do convidado que precisa de local reservado e o tipo de deficiência e lembrando que este convidado deve chegar um pouco mais cedo no evento para verificar se o local reservado atenderá às suas necessidades;

Os formandos desistentes, devem enviar a qualquer momento um e-mail para o derac-ct@utfpr.edu.br e solicitar o cancelamento da sua inscrição;

 Como participar:

O formando deve acessar o portal do aluno, atualizar o seu cadastro (de preferência cadastrar mais um e-mail além do institucional), principalmente e-mail e telefone e realizar a inscrição, porém o aluno deve estar com o status de formado ou ser egresso, caso não esteja com este status, entrar em contato com o DERAC-CT para verificar a situação.

O formando ou egresso que realizarem a inscrição e não corresponder ao semestre de 2022.1 terão sua inscrição cancelada.

Após a inscrição o aluno receberá uma confirmação automática e após o encerramento das inscrições a ASCEV enviará as orientações da empresa de organizadora do evento e a definição da data da cerimônia de cada área de formação.

Observações Importantes:

  • Não esqueça de atualizar do seu cadastro no portal do aluno para receber todas as informações necessárias para a formatura;
  • Após a inscrição, cada formando receberá a confirmação da inscrição via e-mail com as orientações gerais, procedimentos para realizar a prova da beca, faixa, capelo e sessão de fotos se desejar;
  • Para casos excepcionais, o formando deverá entrar em contato com o DERAC (derac-ct@utfpr.edu.br) ou pelo telefone 3310-4523 ou 3310-4525.

 

O formando que colou grau online ou em gabinete poderá participar da cerimônia magna, porém na ocasião não poderá colar grau, realizar o juramento, assinar a ata novamente, no entanto participará da cerimônia junto aos seus colegas no palco , vestirá beca, seu nome será mencionado durante a cerimônia, participará das sessões de fotos,  etc.

 

FORMATURAS VIRTUAIS

(Gabinete)

 A Colação de Grau em Gabinete é o um ato público interno e extraordinária da UTFPR, destinando-se ao discente com o status de formado no portal do aluno poderá se inscrever para esta edição.

O Formando que participar da Formatura de Gabinete Presencial ou Virtual , poderá participar da Formatura Magna (presencial/festiva) de forma simbólica, ou seja, irá sentar-se junto aos seus colegas de curso no palco, vestirá beca, será citado na cerimônia como aluno já forma, poderá participar da sessão de fotos. Não poderá colar grau, realizar o juramento e nem assinar a ata.

As inscrições as formaturas de gabinete com datas previstas devem ser realizadas através do portal do aluno. Caso não tenha data prevista, basta solicitar via DERAC através do email derac-ct@utfpr.edu.br

Caso tenha algum problema para acessar o portal do aluno, entrar em contato com o DERAC-CT, pelo email derac-ct@utfpr.edu.br

 

Seguem algumas orientações para os formandos que receberem a confirmação das cerimônias realizadas virtualmente.

 Após receber a confirmação da inscrição para a formatura de gabinete (remota) o formando deve:

- Teste seu acesso à plataforma do Zoom (TUTORIAL PARA ACESSAR O ZOOM);

- Solicitamos que, se possível, seja feito um teste com o microfone que será usado para a cerimônia;

- Solicitamos também que os pop-up sejam desbloqueados para que seja possível a assinatura na ATA, segue abaixo o tutorial para assiná-la;

Caminho para a realização da assinatura da ata no dia da formatura no sistema acadêmico:

1- acesse o portal do aluno e faça o login;

2-clique na pasta com o nome DOCUMENTOS DISPONIBILIZADOS;

3- clique em ASSINAR ATA e insira a senha do aluno na tela e confirmar;

4- vai aparecer a confirmação da assinatura na Ata de formatura.

Link do vídeo tutorial para assinatura da ata;

- Solicitamos que o formando acesse o juramento referente à sua área de formação que será proferido no dia da formatura:

Juramento (Bacharelados, Engenharias e Tecnologias) (NOVO)

Juramento (Licenciaturas) (NOVO)

-  No dia da formatura quando acessar a plataforma do Zoom, preencher seu nome completo e aguardar ser aceito, na sala da cerimônia virtual só serão aceitos formandos, professores devidamente confirmados, autoridades da mesa diretiva e os técnicos que irão dar suporte;

- O formando deve entrar na sala virtual com o link e data indicados no e-mail de confirmação da inscrição;

- O formando deve entrar na sala virtual com pelo menos 40 minutos de antecedência para receber as instruções necessárias e realizar o ensaio;

- Assim que o formando entrar na sala deve colocar seu nome completo e o nome do curso no Chat, para sua presença ser registrada;

- Será obrigatório o uso de traje social dos formandos e de quaisquer convidados que aparecerem na tela junto com eles;

- Será obrigatório o uso câmera ligada e direcionada para o formando, microfone e equipamento de áudio;

- O formando deve assinar a ata no momento em que o mestre de cerimônias solicitar;

- Caso o formando tenha problemas para assinar a ATA, basta esperar o final da cerimônia que a equipe técnica verificará o problema;

- Caso seu acesso seja realizado pelo computador, solicitamos que mantenha o celular desligado durante a cerimônia;

- Se a conexão de algum formando cair durante a cerimônia, ele deve retornar assim que possível para que a sua participação seja validada;

- Só será validada a colação do grau para os formandos que colocarem seus nomes/curso no chat no início da cerimônia e ao final do evento, realizar o juramento e assinar a ata;

O Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do formando ficarão disponível no PORTAL DO ALUNO até 24h da realização da formatura.

Links Importantes!

Regulamento de Colação de Grau dos Curso de Graduação da UTFPR (NOVO - Aprovado em 18/04/2019)

Juramento (Bacharelados, Engenharias e Tecnologias) (NOVO)

Juramento (Licenciaturas) (NOVO)

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Como se inscrever?
Acesse do Portal do Aluno, atualize seus contatos, principalmente e-mail, e realize sua inscrição. Caso a opção de inscrição não estiver liberada, entre em contato com o DERAC (derac-ct@utfpr.edu) e verifique seu status ou situação.

Quem poderá participar?
Todos os alunos com status de formado no Sistema Acadêmico a partir de 2019.2.

Eu já colei grau em gabinete (presencial ou remotamente). Posso participar da Formatura Magna?
Pode sim! Os alunos que já colação grau poderão participar da formatura magna presencial em caráter especial, ou seja, participarão da entrada ao palco, ocuparão lugar junto aos colegas de curso no palco, serão mencionados durante a cerimônia, caso sejam escolhidos, poderão realizar as homenagens aos pais e mestres e ser o orador.

Os alunos já formados, não receberão a outorga de grau, não poderão realizar o juramento e assinar a ATA novamente.

Realizei a minha inscrição, quantos convites terei acesso?
Você receberá aproximadamente 7 convites que serão entregues na empresa contratada para a formatura, Z&A do grupo Polyndia e após o encerramento das inscrições a ASCEV-CT irá calcular, conforme o número de inscritos e a legislação vigente referente a pandemia, a quantidade que cada formandos irá receber de convites extras e informar por email a data para retirada dos convites.

Realizei a minha inscrição para participar das formaturas previstas para março/2020, preciso me inscrever novamente?
Sim. Todos os formandos que se inscreveram para as formaturas que foram adiadas, para as formaturas de gabinete ou para as formaturas remotas, precisam realizar a inscrição para a formatura magna presencial.

Realizei a minha inscrição e participei de formatura de gabinete ou remota, preciso me inscrever novamente?
Sim. Todos os formandos que se inscreveram para as formaturas que foram adiadas, para as formaturas de gabinete ou para as formaturas remotas, precisam realizar a inscrição para a formatura magna presencial.

Quero participar da formatura magna (presencial/festiva) preciso pagar alguma coisa?
Estas cerimônias serão realizadas pela empresa Z&A do Grupo Polyndia. A participação no evento como formando não terá nenhum custo, isso incluirá o uso da beca, convites, sessão de fotos, participação na cerimônia.

Os produtos e serviços oferecidos pela empresa contratada, como por exemplo, serviços de beleza como maquiagem, penteado e produtos como fotos, álbum, placas de homenagens, lembranças, serão opcionais, por conta do formandos que solicitar estes serviços e/ou produtos e negociados diretamente com a empresa contratada.

 

DIPLOMAÇÃO

(Cursos Técnicos)

A Diplomação é um ato simbólico e gratuito realizado para festejar o fim do curso técnico.

A Cerimônia de Diplomação dos Cursos Técnicos serão realizadas presencialmente, no auditório da UTFPR, na sede Centro.

DATAS PREVISTAS PARA AS TURMAS DE 2019, 2020 E 2021:

Curso Técnico Integrado em Mecânica - 29/06/2022 às 18h

Curso Técnico Integrado em Eletrônica e Segurança do Trabalho - 30/06/2022 às 18h

Inscrições: 09/05 à 03/06/2022

Como participar?

O aluno receberá um e-mail da ASCEV-CT (ascevcuritiba@gmail.com), com o link para do formulário para realização da inscrição.

Neste formulário, além da inscrição, o aluno irá indicar um professor para ser o paraninfo e dois professores ou técnicos administrativos para homenagea-los. Também poderá manifestar interessem em realizar o juramento, ser o orador ou ainda proferir alguma homenagem (aos pais, mestres ou quem amamos). Ao final do formulário, criamos um grupo no WhatsApp para que os alunos inscritos possam se organizar a respeito do canudo de formatura e também para escolherem as músicas da cerimônia, além de outros detalhes em relação a diplomação.

Após o encerramento das inscrições, os alunos receberão um novo e-mail com mais informações, como a divulgação do paraninfo e servidores mais indicado para as homenagens, data limite para a entrega dos canudos na ASCEV-CT, número de convidados, escolha das músicas para a cerimônia, sugestão de traje, horário do ensaio e etc.

Link Juramento dos Cursos Técnicos