Você está aqui: Página Inicial > Campus > Dois Vizinhos > Sobre

UTFPR - Câmpus Dois Vizinhos

publicado 07/04/2016 16h39, última modificação 21/09/2017 16h52

O Câmpus Dois Vizinhos é resultado de inúmeros esforços da comunidade Sudoestina. Na década de 70, representantes políticos, comunitários e com o apoio do conjunto da população, que mais tarde viria se constituir na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná - AMSOP, buscavam materializar a ideia de construir o que seria a primeira Escola Agrotécnica Federal (EAF) do Estado. O Sudoeste do Paraná conta com uma população aproximada em 600 mil habitantes, de economia voltada ao setor primário, composto basicamente pelo minifúndio, a exemplo do Oeste Catarinense e Paranaense. A busca desta Escola se tornou uma persecução contínua na vida do Sudoeste do Paraná e especialmente no município de Dois Vizinhos.

Em 14 de março de 1997, procedeu-se o teste de seleção da 1ª turma de alunos da EAF, para o Curso de Técnico Agrícola com habilitação em Agropecuária, a qual veio a receber o título em maio de 2000, sendo, portanto a 1ª turma de formados desta escola.

A autarquização da UNED Dois Vizinhos, proposta inicial, foi buscada incessantemente. No entanto, tornava-se um sonho cada vez mais distante, tendo em vista a política implementada pelo governo federal à época. A manutenção da UNED - Dois Vizinhos, vinculada à EAF Rio do Sul, trazia uma série de problemas de ordem administrativa e de apoio pedagógico, já que o provisório se tornava permanente e a distância (aproximadamente 360km) representava uma barreira difícil de ser transposta.

Diante de tal realidade, novas alternativas se buscavam para a solução destes problemas. Eis que surge a idéia, em meados de 2001, de a UNED - Dois Vizinhos ser incorporada pelo sistema CEFET-PR. Mais uma longa caminhada é iniciada, com muitas barreiras a serem transpostas, até que a idéia é aceita. É criada, então, uma Comissão, com representantes de ambas as Instituições, para a elaboração de um projeto de incorporação da UNED - Dois Vizinhos ao sistema CEFET-PR.

Em 03 de setembro de 2003 foi assinado o repasse, pela Escola Agrotécnica de Rio do Sul, da Escola Agrotécnica Federal de Dois Vizinhos para o Sistema CEFET-PR, ficando vinculada administrativamente à UNED Pato Branco do sistema CEFET-PR.

Com a transformação do sistema CEFET em Universidade Tecnológica Federal do Paraná no ano de 2005, criou-se o Câmpus Dois Vizinhos, com sede administrativa no próprio câmpus.

 Foto aérea do Câmpus Dois Vizinhos

Mapa do Câmpus