Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Toledo > 2018 > Aniversário do câmpus

Aniversário do câmpus

UTFPR completa 11 anos em Toledo
publicado: 05/02/2018 16h31 última modificação: 08/02/2018 15h58

Há onze anos, no dia 05 de fevereiro de 2007, o câmpus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi inaugurado.

Inicialmente, o câmpus Toledo estava localizado em um espaço provisório, no prédio da antiga Fundação Educacional de Toledo (FUNET) e ofertava o curso em Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Gastronomia. Naquele mesmo ano, no mês de agosto, também abriu a graduação em Tecnologia em Processos Químicos. Em 2009, a instituição disponibilizou mais dois cursos, o Técnico Integrado em Informática e a graduação em Engenharia Industrial Elétrica com ênfase em automação.

Em pouco tempo, a UTFPR – Toledo conquistou o seu próprio espaço e, em julho de 2010, foi inaugurada sua sede que está localizada na Rua Cristo Rei, nº 19, Vila Becker. Nessa época, o câmpus contemplava somente um bloco construído, que abrigava salas de aula, laboratórios e setores administrativos. Nesse mesmo ano, em agosto de 2010, inicia o curso de Engenharia Civil. No ano seguinte, em agosto de 2011, teve início o curso de Licenciatura em Matemática. Em janeiro de 2014, o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet e em janeiro de 2015, o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia de Computação.

Desde então, a instituição ampliou a sua estrutura física e, atualmente, possui três blocos – com salas de aula e laboratórios – restaurante universitário, biblioteca, ginásio de esportes e estacionamento, com uma área total de 59.721,80 m² para atender 1.551 acadêmicos de graduação, formação pedagógica e pós-graduação.

Além do espaço físico, a UTFPR – Toledo também ampliou o número de cursos. Não há mais a oferta dos técnicos integrados ao ensino médio, assim como a graduação em Engenharia Industrial Elétrica que migrou para Engenharia Eletrônica. Entretanto, no decorrer desses anos, o câmpus abriu outros cursos de graduação, os quais continuam em andamento, sendo eles: Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Sistemas para Internet, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Licenciatura em Matemática e Engenharia Eletrônica, já citada anteriormente. Também oferta a Formação Pedagógica que habilita portadores de diploma de nível superior para o exercício do magistério (PROFOP), a Especialização em Análise Instrumental, o Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos; e, ainda, neste primeiro semestre de 2018, iniciará as aulas de mais um programa de pós-graduação stricto sensu, o Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT).

“Durante todos esses anos, a UTFPR - Câmpus Toledo sempre ofereceu uma educação de qualidade, que está fundamentada no ensino, na pesquisa e na extensão – tripé indissolúvel que contribui para a consolidação e para o desenvolvimento do município e da região oeste do Paraná. Ademais, esses onze anos de UTFPR em Toledo também simbolizam o esforço e a dedicação de servidores e de acadêmicos que fizeram ou fazem parte dessa história.”, relata o novo Diretor Geral do câmpus Toledo, Rodolfo Eduardo Vertuan.

Atualizado em 05/02/2018.