Você está aqui: Página Inicial > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por admin publicado 21/11/2018 16h11, última modificação 21/11/2018 16h49

Sobre o Curso

alunos curso

O curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional forma profissionais com múltiplas habilidades e competências comunicacionais para atuar em diversos tipos de organizações, privadas, públicas ou da sociedade civil.

A matriz curricular está estruturada em quarto eixos, Comunicação, Linguagens, Humanidades e Gestão, e oferece uma perspectiva ampla de comunicação, de natureza interdisciplinar. Os estudantes são preparados a desenvolverem políticas, diretrizes, projetos, ações, práticas e produtos de comunicação ligados aos distintos contextos organizacionais que constituem a sociedade.

Considerando a missão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de ofertar educação profissional e tecnológica de qualidade, no sentido de propiciar o exercício da cidadania, o curso de Comunicação Organizacional possibilita aos seus discentes uma formação sólida que os capacita a serem agentes de comunicação.

Os profissionais formados adquirem todas as condições necessárias para auxiliar as organizações a dialogar e a se comunicar com seus públicos, apresentando a eles seus propósitos, suas atividades e criando uma interlocução fundamentada em princípios éticos necessários ao atual cenário social, cultural, político e econômico do país. 

O curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da UTFPR foi criado em 2014, com autorização do Ministério da Educação, levando em conta a experiência do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional que já funcionava desde 2004.

 

Atuação

O profissional formado em Comunicação Organizacional pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

    1. Planejamento e gestão de políticas e práticas de comunicação para organizações empresariais, públicas e da sociedade civil.
    2. Criação e execução de projetos e campanhas de comunicação que promovam a interlocução entre organizações e seus diversos públicos.
    3. Desenvolvimento de múltiplos produtos e ações de comunicação de caráter institucional, corporativo, mercadológico, comunitário, tais como: publicações diversas, produções audiovisuais, fotografia, assessoria de imprensa e eventos.
    4. Planejamento e execução de diretrizes e ações de comunicação no âmbito interno das organizações.
    5. Produção de conteúdo para campanhas, ações e ferramentas de comunicação digital.

 

Ficha resumida do curso

Turno: Manhã e noite (entradas alternadas)
Duração: 4 anos
Carga Horária (aulas teóricas): 1.556 horas
Carga Horária (aulas práticas): 940 horas
Carga Horária de Optativas: 120 horas
Carga Horária de Eletivas: 60 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Bacharel em Comunicação Organizacional
Início das Atividades: 1º semestre/2014

Autorização e Reconhecimento

- Autorização: Resolução nº 036/13 - Cogepe,
de 18 de novembro de 2013