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Apresentação

por admin publicado 31/10/2018 16h13, última modificação 10/11/2020 10h02

Sobre o Curso

 

O Curso de Licenciatura em Matemática ofertado no Câmpus Curitiba da UTFPR tem como finalidade formar profissionais para atuarem no ensino da Matemática na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio). A estrutura curricular está planejada de modo que possibilite ao graduando uma sólida base de conteúdos matemáticos e uma formação pedagógica, humana e cultural a fim de desenvolver as competências e habilidades próprias do educador matemático. Assim, o egresso deverá ser capaz de se inserir e intervir em diversas realidades educacionais bem como contribuir para que a aprendizagem da Matemática consolide nos educandos o exercício da cidadania.

Organização Didático-Pedagógica do Curso


Os componentes curriculares do curso asseguram a apropriação dos seguintes conhecimentos:

- Conhecimentos Básicos de Matemática: garantidos por meio das disciplinas que abordam os conteúdos de geometria analítica, cálculo diferencial e integral, álgebra linear, fundamentos aritmética, álgebra e análise, probabilidade e estatística e conteúdos matemáticos presentes na educação básica nas áreas de Álgebra, Geometria e Análise.

- Conhecimentos Básicos de Educação: garantidos por meio das disciplinas que abordam os conteúdos de teorias da educação, psicologia educacional, legislação educacional, processos organizacionais e de gestão educacional.

- Conhecimentos de Linguagem: garantidos por meio de disciplinas que ampliam e aperfeiçoam o uso da Língua Portuguesa e da capacidade comunicativa, oral e escrita e a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

- Conhecimentos Metodológicos: garantidos por meio de disciplinas que abordam conteúdos da organização do processo ensino-aprendizagem, análise de situações de ensino, dos recursos didáticos, das propostas curriculares e processos de avaliação em matemática na educação básica, planejamento de unidades e elaboração de recursos para o ensino de Matemática, os contextos históricos e culturais no/do ensino da Matemática e as tendências em Educação Matemática.

- Conhecimentos Complementares ou Interdisciplinares: garantidos por meio de disciplinas de aprofundamento e diversificação de estudos dos conteúdos específicos ou pedagógicos, que são fontes originadoras de problemas e campos de aplicação de suas teorias.

Além desses componentes curriculares, fazem parte da estrutura curricular o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as Atividades Integradoras para Enriquecimento Curricular.

Atividades Integradoras: As Atividades Integradoras têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, a estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade e de permanente e contextualizada atualização profissional, visando uma progressiva autonomia profissional e intelectual do graduando.   Os estudantes têm a oportunidade de participar em projetos de extensão universitária desenvolvidos por professores do curso, no programa de monitoria institucional, em projetos de pesquisa desenvolvendo trabalhos de iniciação científica (PIBIC) e em projetos de iniciação à docência (PIBID). Com esses programas são oferecidos aos graduandos diversas possibilidades de bolsas de estudos.

 

Atuação

 

O profissional formado em Licenciatura em Matemática pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

- professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio;

- editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância;

- espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica, museus e em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais;

- atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

 

Avaliações Externas

 

Nas avaliações externas o curso tem obtido ótimos resultados. Apresentamos os resultados obtidos.

Avaliações governamentais (INEP):

- Na avaliação in loco realizada em abril de 2014 pelo INEP no processo de reconhecimento o curso obteve conceito CC 4.

- Na avaliação ENADE, realizada pelo INEP, na avaliação do ciclo avaliativo 2014 o curso obteve conceito ENADE 5.

- Na avaliação ENADE, realizada pelo INEP, na avaliação do ciclo avaliativo 2017 o curso obteve conceito ENADE 5, conceito CPC 4 e conceito IDD 4.

Avaliações não governamentais:

- Na avaliação realizada pela revista Guia do Estudante (editora Abril) no ano de 2017  o curso foi avaliado com quatro estrelas.

- Na avaliação realizada pela revista Guia do Estudante (editora Abril) no ano de 2018 o curso foi avaliado com quatro estrelas.

- Na avaliação realizada pelo Guia da Faculdade (parceria da Quero Educação com o jornal O Estadão) no ano de 2019 o curso foi avaliado com quatro estrelas.

- Na avaliação realizada pelo Guia da Faculdade (parceria da Quero Educação com o jornal O Estadão) no ano de 2020 o curso foi avaliado com quatro estrelas.

 

 

 

Ficha resumida do curso

Turno: Matutino
Duração: 4 anos
Carga Horária Total do Curso: 3.305 horas
Estágio Curricular: 405 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Licenciado em Matemática
Início das Atividades: Primeiro Semestre de 2011

Autorização e Reconhecimento

- Autorização: Resolução nº 117/10 - COEPP

- Reconhecimento de Curso: Portaria MEC nº 304, de 16/04/2015

- Renovação de Reconhecimento de Curso: Portaria MEC nº 923, de 27/12/2018