Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Estágio
conteúdo

Estágio

por Franciane Lima Rosa publicado 22/11/2018 14h07, última modificação 27/10/2021 16h27

O Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina obrigatória dos Cursos Superiores de Graduação e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional, treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho e orientação do estudante na escolha de sua especialização profissional.

No curso de Ciências Biológicas - licenciatura, os estágios supervisionados serão em Ciências e em Biologia e estarão distribuídos nos diferentes semestres em Estágio Supervisionado em Ciências 1, Estágio Supervisionado em Ciências 2, Estágio Supervisionado em Biologia 1 e Estágio Supervisionado em Biologia 2.

Os Estágios Supervisionados em Ciências 1 e 2 terão como objetivo a análise da atividade docente por meio de observação participante em sala de aula de Ciências, considerando princípios e critérios usados pelos professores na seleção e organização de conteúdos de Ciências adotados. O aluno-estagiário deverá realizar o planejamento de atividades curriculares e extracurriculares, além da execução e avaliação dessas, por meio de elaboração e implantação de projetos de trabalho e de ações de regência, em sala de aula de Ciências nos espaços escolares de educação básica (Ensino Fundamental II). Os alunos-estagiários devem levar em consideração o uso de estratégias considerando as diferenças de aprendizagem entre os alunos. Para o planejamento e desenvolvimento das atividades em sala de aula o estagiário deve ser orientado pelo Professor orientador e pelo Professor responsável pela disciplina de Ciências da escola.

Os Estágios Supervisionados em Biologia 1 e 2 terão os mesmos objetivos dos Estágios Supervisionados em Ciências 1 e 2, no entanto, voltados aos conteúdos de biologia adotados, nos espaços escolares de ensino de jovens e adultos (Ensino Médio).

Já o Estágio não obrigatório é uma possibilidade de enriquecimento curricular e aperfeiçoamento profissional podendo ser realizado dentro das mais diversas áreas especificas da Biologia (Meio ambiente e Biodiversidade; Saúde; Biotecnologia e Produção) e Ensino a partir do segundo período do curso.

 

Contatos

Professora Responsável: Anelize Queiroz Amaral
E-mail: anelizeamaral@utfpr.edu.br
Telefone: (46) 3536-8900/8411
Horário de Atendimento: por agendamento

 

Documentos