Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Materiais
conteúdo

Materiais

por ksue publicado 31/10/2018 15h55, última modificação 31/10/2018 15h55

CBSIPA-EILPSB

Congresso Brasileiro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

Da riqueza de conteúdos abordados nas palestras realizadas durante o evento, houve por parte dos integrantes do GISPA-UTFPR, em especial dos editores desse livro, um dos quais participou na Organização do Evento representando a UTFPR, convidar os membros para escreverem um capítulo sobre os assuntos abordados.

Como citar (NBR-6023:8.1.1.2): Livro como um todo
JAMHOUR, Jorge; ASSMANN, Tangriani Simioni (Org.). Palestras: intensificação com sustentabilidade. Congresso Brasileiro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuaria, 1.; Encontro de Integração Lavoura-Pecuaria no Sul do Brasil, 4. 2017. Cascavel. Pato Branco: UTFPR Câmpus Pato Branco, 2017. 165 p.  ISBN 978-85-99584-10-1. Disponível em: <>. Acesso em: dd mmm. AAAA.

ERRATA: Por decisão departamental, em virtude do livro envolver os Cursos de Graduação e Pós-Graduação, foram realizadas correções no endereço de download  em "como citar" diferente do encontrado na ficha catalográfica aos 13/12/2017. Em 2018 o Portal UTFPR sofreu nova atualização. Por favor, utilize o link atual de download para citação e referência. Agradecemos a compreensão.

 

Informe Técnico NIPED

Boletim de extensão, com 2 volumes editados pelo Prof. Dr. Michelangelo Muzell Trezzi, nos anos de 2013 e 2014, com a finalidade de divulgação de informações sobre pesquisas realizadas pelo Núcleo de Investigações em Ciência das Plantas Daninhas, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco.

NOTA: Originalmente os trabalhos eram disponibilizados na Plataforma SEER/OJS, entretanto, após publicação da Política Editorial da UTFPR, revistas de extensão não mais podem utilizar-se dessa plataforma. Até definição para essa categoria de revistas, disponibilizaremos nessa página.

  • Populações de corda-de-viola (Ipomoea spp.) da região Sudoeste do Paraná: principais espécies e tolerância ao Glyphosate
    Volume 01, Número 01, Dezembro 2013 | Pato Branco-PR
    Daiana Pazuch, Michelangelo Muzell Trezzi, Valdemar Luis Tornisielo, Ana Carolina Ribeiro Dias, Ribas Antonio Vidal, Priscila Porto Alegre Ferreira, Francielli Diesel, Mateus Gallon, Marcos Vinícius Jaeger Barancelli, Renato Pasini, Sorhaila Camila Batistel
    Resumo
    A seleção de espécies daninhas resistentes e tolerantes a herbicidas tem sido intensificada na última década, concomitantemente ao incremento de uso de herbicidas nos cultivos agrícolas. A seleção de espécies daninhas em áreas de aplicação de glyphosate se destaca, nos últimos anos, pois é um dos herbicidas mais comercializados no mundo, seja pelo seu amplo espectro de ação bem como pelo seu baixo custo.
    Os objetivos desse estudo foram: identificar as espécies de Ipomoea spp. mais comuns em lavouras de soja da região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina; avaliar os níveis tolerância desses biótipos ao herbicida glyphosate e elucidar os principais mecanismos de tolerância ao glyphosate em espécies e biótipos de Ipomoea através da análise de absorção e translocação.

 

  •  Persistência de Saflufenacil no solo e sua seletividade a cultivares de feijão
    Volume 02, Número 01, Janeiro 2014 | Pato Branco-PR
    Francielli Diesel, Michelangelo Muzell Trezzi, Paulo Henrique de Oliveira, Ribas Antonio Vidal, Daiana Pazuch, Mateus Gallon, Elouize Xavier, Fortunato Pagnoncelli, Everton Scalcon, Alvaro Portes
    Resumo
    O feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) é uma leguminosa com grande importância em aspectos econômicos e nutricionais no Brasil. É um alimento rico em proteínas, carboidratos e ferro (VIEIRA et al., 2006).
    Os objetivos desse estudo foram: avaliar a tolerância para dez cultivares de feijão e a persistência de saflufenacil para a cultivar de feijão IPR-Tiziu na modalidade de aplicação pré-emergência, simulando a aplicação em dessecação, em Latossolo Vermelho Distroférrico.