Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Eventos
conteúdo

Eventos

por tassia publicado 29/10/2018 18h24, última modificação 29/10/2018 18h24

Trote Cultural

Com o objetivo de integrar os calouros à comunidade acadêmica, bem como aos veteranos e professores do curso, o Centro Acadêmico de Letras Paulo Leminski realiza no início do semestre, no anfiteatro do Câmpus, o Trote Cultural do Curso de Licenciatura em Letras Português - Inglês.

O evento é uma alternativa adotada pelos veteranos para desestimular o trote tradicional e violento, recorrentemente aplicado aos alunos recém-chegados ao ensino superior do Brasil.

Na oportunidade, os calouros são convidados a desenvolver várias atividades, tais como a participação em teatro lúdico, recitação de poemas em inglês ou português e performances musicais. Além disso, os estudantes aproveitam o evento para arrecadar de alimentos não perecíveis, os quais devem ser doados a entidades assistenciais da cidade.

Realização sempre na quinta semana letiva do semestre

 

Semana de Socialização dos Estágios

O Departamento Acadêmico de Letras (DALET) promove a Socialização dos Estágios Supervisionados nas áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. O evento acontece todos os semestres e tem por objetivo oportunizar aos alunos concluintes do estágio compartilhar suas experiências de estágio em sala de aula, nos níveis fundamental e médio, bem como fazerem uma reflexão sobre a vivência e a prática na comunidade escolar.

Além disso, o evento possibilita a integração dos acadêmicos com os professores da rede pública de ensino, parceiros da atividade de estágio, permitindo assim a troca de experiências entre os envolvidos no processo e a compreensão da dinâmica de ensino-aprendizagem como um todo.

Organizado pela coordenação de estágio do curso, este é um dos eventos mais importantes de Licenciatura em Letras, pois, contempla a habilitação em duas áreas de conhecimento, português e inglês, ou seja, todo o conhecimento compartilhado em sala de aula tem como finalidade preparar o licenciado para a atuação no ensino da Educação Básica.

Desse modo, a socialização promove a reflexão sobre o primeiro contato com o principal campo de trabalho dos futuros professores. O conhecimento partilhado durante a graduação permite que os estudantes desenvolvam-se também como pesquisadores no seu universo de atuação profissional. É objetivo que os alunos possam refletir sobre as melhores formas de ensinar e como a teoria tem contribuído e/ou pode contribuir para tal.

Realização sempre um mês antes do término de cada semestre letivo

 

Semana de Socialização dos TCCs

Apresentado sob a forma de monografia, os TCC produzidos pelos formandos no curso de Letras são apresentados em bancas durante a Semana de Socialização dos TCCs. O objetivo da Semana é não somente cumprir os protocolos institucionais requeridos aos concluintes da licenciatura, mas é também oportunizar que os demais estudantes da graduação em Letras possam entrar em contanto com as diferentes temáticas em que as pesquisas são desenvolvidas, de modo fomentar possibilidades de integração entre a formação de professores e as variadas práticas investigativas que a licenciatura oportuniza.

Considerando que as apresentações de TCC tratam-se de defesas públicas, a atividade também permite que os graduandos possam divulgar suas pesquisas à comunidade universitária, bem como a comunidade externa.

Realização sempre três semanas antes do término de cada semestre letivo