Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Profa. Dra. Nadia Graciele Krohn - Produção e Tecnologia de Sementes
conteúdo

Notícias

Profa. Dra. Nadia Graciele Krohn - Produção e Tecnologia de Sementes

Série Nossos Docentes

A Profa. Dra. Nadia Graciele Krohn atua na área de Agronomia - Produção e Tecnologia de Sementes.
publicado: 14/06/2019 11h56 última modificação: 14/06/2019 11h59

A matéria desta semana, da série novos docentes, que apresenta os recém-contratados professores do curso de agronomia da UTFPR Santa Helena, traz a Profa. Dra. Nadia Graciele Krohn que atua na área de Agronomia - Produção e Tecnologia de Sementes.

Trajetória acadêmica/profissional

Sou natural da região de Toledo no estado do Paraná. Sou filha de agricultores e desde muito cedo, durante a formação no ensino básico, tive a certeza de que cursaria Agronomia no ensino superior. Sou Engenheira Agrônoma pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2002), iniciando trabalhos de pesquisa nos primeiros anos do curso na área de Produção e Tecnologia de Sementes, área na qual desenvolvi também o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Continuei na mesma área de pesquisa durante o mestrado em Sistemas de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2004). Finalizado o mestrado, eu contava com experiência em pesquisa aplicada para a Produção de Sementes. Nesse momento decidi então aprofundar os meus conhecimentos em pesquisa básica, para entender os mecanismos celulares e moleculares durante o processo de polinização, fertilização e desenvolvimento de sementes. Assim sendo, cursei Doutorado na área de Biologia Celular e Molecular com ênfase à fisiologia do desenvolvimento de sementes pela Universidade de Ratisbona (Universitaet Regensburg) - Alemanha (2010), sendo uma importante experiência profissional para estabelecer contato com diversas instituições de pesquisa internacionais, para futuros trabalhos de cooperação. Em sequência iniciei Pós-doutorado na área de Genética Molecular de Microrganismos na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – USP (2012), com trabalho desenvolvido com o organismo modelo Aspergillus nidulans.

No ano de 2013 iniciei a carreira como docente na Universidade Estadual de Maringá - UEM, campus de Umuarama no Curso de Agronomia, onde permaneci até final de 2018. Com essa experiência profissional tive a oportunidade de aprimorar o conhecimento didático-pedagógico e trabalhar em diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse período orientei vinte e cinco alunos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dez alunos de iniciação científica, dois projetos de extensão e cinco alunos de mestrado. Ministrei as disciplinas de Produção e Tecnologia de Sementes; Avaliação da Qualidade de Sementes; Secagem, Aeração e Armazenagem de Produtos Agrícolas; Estatística e Extensão Rural.

Em 2018 prestei concurso público na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus de Santa Helena, para o curso de Agronomia. Fui aprovada no referido concurso e com enorme satisfação iniciei as atividades na instituição em maio de 2019.

Atividades de ensino

A missão do curso de Agronomia da UTFPR campus de Santa Helena é a de “promover, por meio do ensino, pesquisa e extensão, a formação de Engenheiros Agrônomos com sólida formação técnica e associada às dimensões ambientais, sociais, econômicas, políticas do meio agrário brasileiro”. Assim sendo, a seguir vou descrever as atividades que vou conduzir para contribuir com essa missão.

As disciplinas que irei ministrar serão as seguintes: Tecnologia de Sementes; Culturas de Lavoura 1; Culturas de Lavoura 2 e a disciplina optativa Logística e Pós-Colheita de Grãos. Pretendo conduzir as disciplinas de maneira bem dinâmica, sempre trazendo as atualizações técnicas de cada área, com a condução de aulas práticas, visitas programadas a propriedades rurais e a empresas do setor agropecuário. Para as disciplinas de Culturas 1 e 2 serão conduzidos campos dos cultivos estudados, sob a responsabilidade dos alunos.

Projetos de pesquisa e extensão

Além das atividades de ensino pretendo continuar com as atividades de pesquisa, orientando alunos de TCC e de iniciação científica, em projetos voltados para a melhoria da qualidade de sementes, buscando também alternativas adaptadas para a região de Santa Helena - PR. Planejo firmar  parcerias com as instituições de pesquisa e ensino nas quais já atuei, para troca de experiências, realização de pesquisas e treinamento de alunos. Essas parcerias também poderão ser consolidadas com empresas da região de Santa Helena - PR.

As atividades de extensão terão além do objetivo de divulgar os trabalhos conduzidos no curso de Agronomia para comunidade, também a de desenvolver nos alunos as habilidades que um extensionista deve ter. Para tanto serão realizados, por exemplo, Dias de Campo com divulgação de resultados de pesquisa e apresentação de campos de cultivos conduzidos pelos próprios alunos do curso.

Informações e contato

E-mail:
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7111717589850691
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Nadia_Krohn