Você está aqui: Página Inicial > Apresentação
conteúdo

Engenharia Civil

por admin publicado 20/11/2018 07h59, última modificação 20/11/2018 08h11

Sobre o curso

Engenharia CivilO curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Toledo, forma profissionais aptos para engajar-se em qualquer uma das áreas de atuação da profissão, com sólida formação básica e específica, capaz de auto aprendizagem e atualização contínua ao longo da vida profissional, ciente dos aspectos sócio-econômicos e políticos envolvidos nas soluções dos problemas de engenharia e das implicações ambientais decorrentes.

O Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Civil do Câmpus Toledo foi estruturado para a formação de um profissional capaz de propor soluções não apenas tecnicamente corretas, mas que contemplem também uma visão humanística e ambiental dos problemas. Além das disciplinas obrigatórias, os alunos podem escolher algumas áreas de interesse, através das disciplinas optativas, que são ofertadas a partir do 8º período do curso.

De acordo com as Diretrizes Curriculares, o Projeto Político Pedagógico do Curso vai além das atividades convencionais de sala de aula, valorizando atividades complementares, tais como iniciação científica, monitorias, desenvolvimento de protótipos, visitas técnicas, eventos científicos e culturais que visam ampliar os horizontes de uma formação profissional.

Da mesma forma, visando proporcionar maior contato com o exercício da profissão de engenheiro e melhor orientar o aluno para a escolha de sua futura área de atuação profissional, a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório é ofertada a partir do 7º período.  Os alunos têm flexibilidade para definir o início do seu estágio, a partir deste período, em função do seu interesse por um determinado campo profissional.

O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser realizado nos últimos dois semestres do curso. Com isso busca-se um melhor aproveitamento e rendimento da atividade que objetiva a síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Através dessa atividade proporciona-se ao aluno uma experiência de realização completa de trabalho técnico-científico, ainda, durante o período de atividades escolares. 
Vale destacar que no último semestre do curso a grade curricular contempla apenas a integralização da carga horária de TCC, proporcionando ao acadêmico maior dedicação para sua pesquisa, bem como realização do estágio supervisionado, caso o aluno opte por realizá-lo no último semestre.

Atuação

O profissional formado em Engenharia Civil  pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:
1 – Construção Civil
2 – Projeto de Estruturas
3 – Transportes
4 – Estruturas hidráulicas

 

Ficha resumida

Turno: Matutino e vespertino
Duração: 5 anos
Carga Horária Total do Curso: 4346
Estágio Curricular: 400 horas de estágio
Vagas por Semestre/ano: 40 anuais OU semestrais
Titulação: Bacharel em Engenharia Civil
Início das atividades: 2/2010

Autorização e Reconhecimento

Aprovado o funcionamento pela Resolução nº 66/10 - COEPP  de 14/05/10