Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Estágio Acadêmico
conteúdo

Estágio Acadêmico

por Franciane Lima Rosa publicado 26/02/2019 16h43, última modificação 10/06/2020 13h51

Segundo a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Como disciplina obrigatória do Curso de Tecnologia em Processos Químicos, o estágio curricular obrigatório tem carga horária mínima de 400 horas, não devendo ultrapassar 6 horas diárias. Essa carga horária pode ser integralizada em mais de uma unidade concedente de estágio, desde que a carga horária em cada local seja maior que 150 horas.

Além do estágio curricular obrigatório, existe o estágio profissional (não obrigatório), que pode ser realizado por alunos devidamente matriculados e que frequentem as aulas. Esse estágio tem a duração máxima de um ano, renovável por mais um, totalizando no máximo dois anos.

Ambas as modalidades de estágio poderão somente ser realizadas por alunos que estejam matriculados, no mínimo, no 3º período do curso em empresas/instituições relacionadas à área de formação do profissional

O Estágio Curricular Supervisionado deverá ser acompanhado por um Professor Orientador, designado pelo professor responsável pela atividade de estágio e um Supervisor de Estágio designado pela empresa/instituição concedente do estágio.

A partir do momento em que o aluno consegue a vaga de estagiário em uma empresa, deve imediatamente procurar o Departamento de Estágios na Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc) para providenciar a documentação necessária.

Após o término do estágio o aluno terá no máximo 60 dias para apresentar o relatório de estágio. Deverão ser entregues três cópias devidamente assinadas pelo supervisor e orientador, juntamente com o plano de estágio com assinatura e nota (0 a 10) do supervisor.

O aluno deverá defender seu estágio com uma apresentação pública de no máximo 30 minutos, perante banca examinadora e, se aprovado, terá no máximo 15 dias para entregar a versão final do relatório ao professor responsável pela atividade de estágio.

 

Contatos

Responsável: a definir
E-mail:
Telefone: 

 

Documentos