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Mestrado - Elzimar de Andrade

por rltorres publicado 19/03/2019 13h56, última modificação 19/03/2019 15h15
Gerenciamento de processos para a melhoria da eficiência na Administração Pública: Estrutura de referência para a UTFPR
Quando
08/03/2017
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala A-302
Pessoa de contato
Profa. Vanessa Ishikawa Rasoto
Participantes
Profa. Vanessa Ishikawa Rasoto, Dra. Orientadora - UTFPR
Profa. Hilda Alberton de Carvalho, Dra. Co-orientadora - UTFPR
Banca examinadora:
Profa. Vanessa Ishikawa Rasoto, Dra. Presidente - UTFPR
Prof. Edelvino Razzolini Filho, Dr. - UFPR
Profa. Carla Maria Schmidt, Dra. - UNIOESTE
Profa. Isaura Alberton de Lima, Dra. - UTFPR
Examinadora Suplente: Profa. Hilda Alberton de Carvalho, Dra. - UTFPR
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Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo propor uma Estrutura de Referência para a implementação do Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) adequada às particularidades de uma instituição pública de ensino superior com as características da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Há cada vez mais interesse por parte de organizações públicas e privadas em estabelecer uma forma de gerenciamento de seus processos buscando obter resultados mais eficientes e eficazes. No setor público, o BPM vem sendo utilizado para obtenção de processos menos burocráticos, mais ágeis e com melhor uso dos recursos. O setor público possui características diversas daquelas verificadas no setor privado e que demandam atenção especial nas limitações encontradas ao adotar abordagens que, mesmo validadas no ambiente empresarial, ainda carecem de maior aprofundamento quando aplicadas a organizações de governo. Trata-se de uma pesquisa aplicada com utilização de questionários como instrumento de coleta de dados, em duas etapas. A primeira de pesquisa teve como alvo 62 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), buscando conhecer o panorama do gerenciamento de processos no campo de atuação, e a segunda etapa teve como alvo a própria UTFPR, buscando-se conhecer os fatores indutores e restritores à implementação do BPM e as características da instituição. Além disso, foi realizada pesquisa bibliométrica para identificar publicações sobre o BPM no setor público como referencial. Da visão resultante das etapas de pesquisa e de um modelo conceitual de BPM estabelecido com base na abordagem feita pela Associação Internacional de BPM Brasil (ABPMP – Association of Business Process Management Professionals) e no Modelo de Burlton (2001), foi estabelecida a Estrutura de Referência para implementação do BPM na UTFPR, considerando, além das suas especificidades, os recursos disponíveis, estrutura de Tecnologia de Informação (TI), cultura organizacional, pessoas, entre outros. A pesquisa confirmou que, apesar das restrições a que estão sujeitas as organizações públicas, o BPM é uma forma de gerenciamento de processos aplicável a uma organização com as características da UTFPR e que há uma forma de implementação que permite observar estas especificidades, para a melhoria da eficiência. Como limitações, observou-se que a pesquisa nas IFES brasileiras não foi capaz de obter dados sobre o impacto do BPM nos resultados e na performance das instituições pesquisadas, dado que extensa maioria ainda estão em fase de implementação, nem de avaliar o real impacto dos escritórios de processo nas IFES que adotaram esta estrutura. Em conclusão, além da Estrutura de Referência proposta para a UTFPR, fica a contribuição para a área de estudo de Planejamento e Políticas Públicas, onde a atuação eficiente do Estado é requisito para a Governança Pública.
Palavras-chave: Gerenciamento de Processos de Negócio; BPM; Gestão por Processos; BPM no setor público; Administração Pública

Business process management for improving Eefficiency in Public Administration: Structure of reference for Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Abstract: This research was developed to propose a Business Process Management (BPM) referential structure for the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), adapted to the particularities of a public higher education institution like UTFPR. There is interest from public and private organizations to establish a way of managing their processes seeking more efficient and effective results. In the public sector, BPM has been used to seek the establishment of less bureaucratic processes, more agile and with better use of public resources. It was taken into account that the public sector has characteristics different from those verified in the private sector and that demand special attention in the limitations found by the Public Administration when adopting approaches that, even validated in the business environment, still need to deepen when applied in governmental organizations. It is an applied research using questionnaires as a data collection instrument, in two stages. The first step of research was aimed at the 62 Federal Institutions of Higher Education (IFES), linked to the Ministry of Education (MEC), seeking to know the panorama in the field of action, and the second stage was developed in UTFPR, seeking to know the factors inducing and restricting BPM implementation. In addition, bibliometric research was conducted to identify publications on BPM in the public sector as a reference. From the perspective of the research steps and a conceptual model of BPM established based on the approach of the International BPM Association (ABPMP) and the model of Burlton (2001), the Referential Framework for Implementation of the BPM in UTFPR was established, considering, in addition to its specificities, the available resources, Information Technology (IT) framework, organizational culture, people, and others. It has been confirmed that, despite the restrictions to which public organizations are subject, BPM is a way of managing processes applicable to an organization with the characteristics of UTFPR and that there is a form of implementation that allows to observe these specificities, seeking for efficiency. As limitations, the research was not able to obtain data about the impact of BPM in the results and performance of surveyed Brazilian IFES, since an overwhelming majority are still in the implementation phase, nor to evaluate the real impact of the Business Process Management offices (BPMO) in IFES that have adopted this structure. In conclusion, the proposed structure of reference for UTFPR contribute to the study area of Planning and Public Policies, where the efficient performance of the State is a requirement for Public Governance.
Keywords: Business Process Management; BPM; BPM in the public sector; Public Administration; public sector.