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Mestrado - Emerson José Soares

por rltorres publicado 18/03/2019 17h36, última modificação 18/03/2019 17h36
Capital Humano e Desenvolvimento Regional: O papel dos Institutos Federais para a qualificação profissional nos Territórios da Cidadania em Santa Catarina no período 2008-2018
Quando
30/08/2018
de 13h30 até 16h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala A-107
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iCal

Resumo: A lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica trouxe consigo diversas transformações nas regiões atendidas que são passíveis de uma análise sobre seus efeitos em termos de desenvolvimento demográfico, econômico e social. A recente expansão da Rede Federal, que ocorreu entre os anos de 2009 a 2016, ampliou a oferta gratuita de educação profissional e tecnológica no interior do país, especialmente nas regiões denominadas territórios da cidadania. Ao trazer para a reflexão questões relativas ao papel dos Institutos Federais de Educação Profissional para o desenvolvimento regional dos territórios da cidadania, buscou-se analisar através do debate teórico sobre a teoria do capital humano, observando os estudos de Becker(1964), Mincer(1958), Schultz(1963), Romer(1990) e Lucas(1988) e o desenvolvimento regional, observando os estudos de Boisier(1972), como seus contextos traduzem-se nas diferentes formas de relacionamento das comunidades com as instituições públicas de ensino profissionalizante através das ações planejadas, executadas e avaliadas pelas instituições envolvidas, observando as políticas públicas criadas para estes fins. A pesquisa configura-se como um estudo de caso descritivo e analítico. Foram analisados os documentos destas instituições de ensino e os dados socioeconômicos dos 42 municípios pertencentes aos dois territórios da cidadania de Santa Catarina no período compreendido entre 2009 e 2016. Foram utilizados ainda os dados resultantes de pesquisa, via questionários on line com egressos dos câmpus analisados e com empresas locais e regionais. O objetivo desta pesquisa é verificar o papel dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nos territórios da cidadania no estado de Santa Catarina para o desenvolvimento regional através de políticas públicas promotoras do desenvolvimento do capital humano. A pesquisa justifica-se no sentido de que o desenvolvimento socioeconômico de uma região está, em muitos casos, relacionado diretamente ao aumento da qualificação profissional da mão de obra e que o aumento na qualificação profissional do trabalhador proporciona melhoria do bem estar social.
Palavras-chave: Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Desenvolvimento Regional. Capital Humano. Territórios da Cidadania.

Human Capital and Regional Development: The role of the Federal Institutes for the professional qualification in the Territories of the Citizenship in Santa Catarina in the period 2008-2018.

Abstract: The Law 11.892 of December 29, 2008, which established the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education brought with it several transformations in the assisted areas that are capable of analyzing its effects in terms of demographic, economic and social development. The recent expansion of the Federal Network, which occurred between 2009 and 2016, expanded the free offer of professional and technological education in the interior of the country, especially in the regions called citizenship territories. By bringing to the reflection questions related to the role of the Federal Institutes of Professional Education for the regional development of the territories of citizenship, it was sought analyze through the theoretical debate on the theory of human capital, observing the studies of Becker (1964), Mincer 1958), Schultz (1963), Romer (1990), and Lucas (1988) and regional development, observing Boisier's (1972) studies, as their contexts translate into different forms of community relations with public educational institutions through the actions planned, executed and evaluated by the institutions involved, observing the public policies created for these purposes. The research is configured as a descriptive and analytical case study. Were analyzed the documents of these educational institutions and the socioeconomic data of the 42 counties belonging to the two territories of the citizenship of Santa Catarina in the period between 2009 and 2016. We also used the data resulting from research, via online questionnaires with students from the analyzed campuses and with local and regional companies. The objective of this research is to verify the role of the Federal Institutes of Professional, Scientific and Technological Education in the territories of citizenship in the state of Santa Catarina for the regional development through public policies promoting the development of human capital. The research is justified in the sense that the socioeconomic development of a region is in many cases directly related to the increase in the professional qualification of the workforce and that the increase in the professional qualification of the worker provides improvement of the social welfare.
Keywords: Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. Regional Development. Human Capital. Territories of Citizenship.

 

Lista de publicações:

SOARES, Emerson José; MEZA, Maria Lucia Figueiredo Gomes de. Território e Gestão de Políticas Públicas: Uma Reflexão sobre a Expansão da Rede Federal de Educação Profissional em Santa Catarina. In: XVII ENANPUR, 2017, São Paulo. XVII ENANPUR - Desenvolvimento, Crise e Resistência: Quais Caminhos do Planejamento Urbano e Regional? São Paulo: LPG-FAUUSP, 2017. v. único. p. 63-63.