Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

O Programa

por admin publicado 02/02/2017 08h58, última modificação 06/01/2023 14h36

 Sobre o PPG

O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPPGPGP) possui conceito 4 na avaliação da Capes. O curso de mestrado existe desde 2011 e o de doutorado desde 2019. O PPG está inserido na área de concentração “Planejamento público e desenvolvimento” e os projetos de pesquisas estão divididos em duas linhas: (1) Governança Pública e Desenvolvimento; (2) Planejamento e Políticas Públicas.

O programa tem por objetivo desenvolver ações voltadas à pesquisa aplicada e ao ensino norteadas pelos novos paradigmas do setor público, em que se demandam gestores de instituições públicas, nas suas diversas formas (governamentais, de interesse público, educacionais e representativas de classe), com capacidade gerencial holística, sistêmica, inovadora e sensível às questões públicas.

No âmbito do programa, busca-se aprimorar a prática do processo de planejamento público em prol do desenvolvimento sustentável, compreendendo os seus processos, planejamento, execução e acompanhamento das atividades do Estado, por meio de políticas públicas, para o alcance da sustentabilidade a partir dos princípios da governança pública. Pretende-se, com isso, contribuir com a prática da governança pública, com a capacitação de gestores e com estudos aplicados sobre planejamento, impacto e avaliação da intervenção do Estado na sociedade.

O público-alvo do curso abrange uma gama multidisciplinar de profissionais, relacionados a estudos aplicados ao planejamento e políticas públicas, gestão, governança e administração pública; docentes de cursos que formam profissionais para essa área; e gestores de instituições públicas com formação superior. Esses profissionais terão formação profissional vinculada ao planejamento e governança pública.

 

Linha de pesquisa: Governança Pública e Desenvolvimento

Faz a interface entre o processo de planejamento e definições para implementação, com a execução e acompanhamento a partir dos princípios da governança. Tem-se como objetivo pesquisar temas relativos à governança pública e ao desenvolvimento, enfocando, ainda, a territorialidade. Assim, prioriza temas relacionados ao Estado, Governo, Sociedade e Administração Pública, bem como outros segmentos da sociedade e organizações que se articulam, contribuindo para o fortalecimento local e/ou regional.

Os projetos estruturantes da linha são: (1) Governança Pública como contribuição para o planejamento e desenvolvimento; (2) Planejamento Governamental, Gestão e Inovação para o Desenvolvimento Territorial.

 

Linha de pesquisa: Planejamento e Políticas Públicas

Faz a interface entre planejamento e políticas públicas ao discutir os processos das políticas públicas, com enfoque para o seu planejamento e definições para implementação. Nessa abordagem, e no contexto da realidade brasileira, reflete-se sobre como são desenvolvidas as políticas públicas, principalmente as voltadas a um território, e a relação destas com a condição de vida dos cidadãos, as necessidades da população e as condições da realidade local para a qual estão sendo desenvolvidas. 

Os projetos estruturantes da linha são: (1) Planejamento e Sustentabilidade: Agentes, Conflitos e Território; (2) Políticas Públicas em Perspectiva: Análises e Processos.

 

Clique aqui e baixe a apresentação completa das linhas de pesquisa

Clique aqui e conheça os docentes de cada linha de pesquisa

Clique aqui e baixe o Guia de Créditos | Mestrado

Clique aqui e baixe o Guia de Créditos | Doutorado