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O programa

por admin publicado 19/01/2017 09h24, última modificação 02/06/2020 10h33

Objetivos

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Objetivo geral: O Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco, tem por objetivo formar profissionais qualificados para o exercício das atividades de pesquisa, extensão e magistério superior, nos diferentes ramos da agronomia, preparados para o estudo de demandas da agricultura regional, nacional e internacional.

Objetivos específicos:
   a) Formar recursos humanos qualificados a: criar conhecimentos científicos; executar atividades de pesquisa e desenvolvimento; atuar de forma autônoma na preparação especializada de pessoal para essas atividades;
   b) Definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa e/ou desenvolvimento dentro da área de concentração proposta, em nível local, nacional ou internacional;
   c) Gerar massa crítica, condições e ambiente propícios para o aprimoramento do corpo docente da UTFPR;
   d) Interagir com o setor agropecuário, em consonância com as diversas diretorias e órgãos da UTFPR, colaborando na promoção do desenvolvimento regional;   
   e) Colaborar na capacitação de profissionais da área de Agronomia para o exercício de suas atividades.
   f) Melhorar o nível técnico-científico dos recursos humanos que trabalham com ensino e extensão rural na região, através da formação de pessoas com nível intelectual superior.

 

O PPGAG trabalha com duas Áreas de Concentração e cinco Linhas de Pesquisa:

Área de Concentração

1. Produção Vegetal

Linhas de Pesquisa

 1.1  Fitotecnia: Esta linha de pesquisa inclui estudos na área de Biotecnologia, Fisiologia de Plantas Cultivadas, Genética e Melhoramento Vegetal, Manejo de Culturas e Tecnologia de Sementes.
1.2   Horticultura: Nessa Linha de Pesquisa são desenvolvidas atividades de pesquisa para gerar conhecimentos básicos e aplicados, bem como desenvolver, adaptar, recomendar e difundir tecnologias que permitam aumentar a produtividade e a qualidade das espécies hortícolas. As pesquisas envolvem aspectos de recursos genéticos, melhoramento genético, fisiologia vegetal, práticas culturais, manejo de solo e água em sistemas de produção sustentáveis hortícolas.
1.3   Proteção de Plantas: Esta linha de pesquisa visa aprimorar e desenvolver ferramentas biológicas e químicas capazes de reduzir o impacto negativo de agentes prejudiciais à produção das plantas, em seus aspectos qualitativo e quantitativo, por meio de pesquisas básicas e aplicadas nas áreas de patologia de plantas, biologia e manejo de plantas daninhas e insetos-pragas em plantas cultivadas.

 

Área de Concentração

 2. Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

Linhas de Pesquisa

 2.1  Integração Lavoura-Pecuária: Caracteriza-se por estudar as interações entre os componentes solo, planta, animal e atmosfera, visando a obtenção de propostas de manejo que promovam relações sinérgicas nos sistemas integrados de produção agropecuária buscando sua sustentabilidade. Para tal, usa abordagem multidisciplinar, nas áreas de física, química e biologia de solo, estatística experimental, manejo de pastagens, produção animal e vegetal.

2.2   Ciência do Solo: Tem como objetivo formar profissionais com conhecimento em manejo e conservação do solo; corretivos e adubação; relação máquina solo planta; relação solo paisagem; e desenvolver e aplicar metodologias para avaliação da qualidade física e química do solo para reduzir o impacto ambiental das atividades agropecuárias.

 

FAQ sobre a pós-graduação Stricto Sensu - Dúvidas Frequentes.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Mestrado

Vigente para mestrandos que ingressaram no PPGAG a partir do dia 09/05/2018

  

Forma de Ingresso:
  • Exame de seleção, anual. Os critérios são definidos em edital próprio, publicado no segundo semestre de cada ano.
  • O ingresso no curso é efetivado no início do primeiro semestre do ano seguinte, após a matrícula presencial.

 

Modalidade:
  • Stricto sensu; Presencial,  diurno/integral.

 

    Duração do Curso:
    • O Curso tem duração de 12 a 25 meses.
    • Em casos excepcionais o prazo máximo poderá ser, mediante aprovação do colegiado, prorrogado por até 5 meses, desde que o máximo (incluso trancamento) não ultrapasse 30 meses.
    • Somente poderá ultrapassar 30 meses o aluno que teve o curso trancado para tratamento de saúde ou licença maternidade.

        Créditos a serem cursados:
        • Os mestrandos devem cumprir 24 créditos sendo no mínimo 20 créditos em disciplinas e obrigatoriamente 4 créditos em atividades complementares.
        • Poderão ser validados no máximo 9 (nove) créditos obtidos pelo estudante em outros programas de pós-graduação (PPG) Stricto sensu, reconhecidos pela CAPES. Validação deve ser solicitada ao colegiado do PPGAG. Instruções constam em resolução específica do PPGAG.

          Disciplinas Obrigatórias:
          • É obrigatório a matrícula e aprovação na disciplina Seminários I.
          • Todas as disciplinas são ofertadas entre as 7h30min as 19h30min, conforme mapa de horários divulgado no início do ano.
          • É obrigatória a matrícula em, pelo menos, uma disciplina por semestre.

              Projeto de pesquisa:
              • O mestrando deve enviar o projeto de pequisa à coordenação do PPGAG, por e-mail, com cópia para o orientador, em até 180 dias após a matrícula no curso.

              Proficiência em outra língua:
              • Os alunos do mestrado devem comprovar a aprovação em exame de proficiência em inglês.
              • A entrega desse documento deve ser feita até o final do quarto semestre do curso.
              • No caso de estrangeiro, cuja língua materna não seja o português, deve obter também aprovação em exame de proficiência em português.
              • Os exames válidos, o procedimento de homologação e prazo de validade dos exames segue resolução específica do PPPGAG.

                    Relatório Periódico das Atividades Desenvolvidas:
                    • Ao final de cada semestre os mestrandos devem entregar um Relatório das atividades desenvolvidas durante o semestre.
                    • Este relatório deve ser entregue, impresso e devidamente assinado na coordenação do PPGAG.
                    • O prazo de entrega consta no calendário acadêmico do PPGAG.

                        Estagio de docência:
                        • O estágio de docência é opcional para mestrandos do PPGAG.
                        • A carga horária total do Estágio de Docência será de 15 horas, equivalente a um crédito complementar.

                        Presença em defesas de mestrado e doutorado:
                        • O mestrando deve assistir a, pelo menos, três defesas de mestrado e/ou doutorado e apresentar relatório em formulário próprio.
                         
                        Banca de defesa de Dissertação:
                        • A banca de defesa de dissertação deverá ser composta pelo orientador mais dois doutores. Sendo que um dos membros da banca deverá ser externo à UTFPR.
                         
                        Abertura do processo de defesa:
                        • A solicitação de abertura do processo de defesa deverá ser entregue, no mínimo, 30 dias antes da data programada para a defesa.
                        • Deverá ser entregue pelo orientador na coordenação do PPGAG:
                        • O Formulário de Agendamento de Defesa;
                        • O Formulário de Cadastro do membro externo da banca;
                        • A lista de verificação de atividades desenvolvidas no mestrado, comprovando que o aluno cumpriu todas as exigências do curso;
                        • Comprovante de produção científica;
                        • Formulário de presença em defesas.

                        Homologação do documento final:
                        • Após as correções sugeridas pela banca, o mestrando deverá entregar na coordenação do PPGAG, para a homologação final, a seguinte documentação:

                        i. Comprovante de Conferência da dissertação;
                        ii. Formulário Capes
                        iii. Declaração de autoria
                        iv. Termo de autorização para a publicação de dissertações e teses no portal de informação e nos catálogos eletrônicos do sistema de bibliotecas da UTFPR
                        v. Termo de autorização para a divulgação de informações de empresas (quando se fizer necessário)
                        vi. Termo de confidencialidade e sigilo para consulta de dissertações e teses nas bibliotecas da UTFPR (quando for o caso)
                        (Instrução Normativa Conjunta 01/2011 – PROGRAD/PROPPG)

                        O orientador encaminhará para a biblioteca (via sistema acadêmico) a versão final da dissertação.

                        • Para mais informações consultar o Procedimento 03/2015 no site do PPGAG
                        • A homologação deve se feita até 90 dias após a defesa. Caso contrário, o aluno será desligado do programa.

                         

                         

                        Todos os procedimentos e requerimentos que possibilitam protocolar esses créditos e atividades junto à coordenação do PPGAG estão disponíveis no site: http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag. Assim como o regulamento, instruções normativas e demais informações do Programa.

                         

                         

                         

                        INFORMAÇÕES GERAIS

                        DOUTORADO

                        Vigente para doutorandos que ingressaram no PPGAG a partir do dia 09/05/2018

                         

                        Duração do Curso:
                        • O Curso tem duração de 24 a 48 meses.

                         

                        Modalidade:
                        • Stricto sensu; Presencial,  diurno/integral.

                        Créditos a serem cursados:
                        • Os doutorandos devem cumprir 48 créditos, sendo 36 créditos em disciplinas e obrigatoriamente no mínimo 8 créditos em atividades complementares.
                        • Podem ser validados 100% dos créditos em disciplinas cursadas no mestrado, se nas mesmas áreas de concentração do PPGAG. Se cursadas em outras áreas de concentração, todos os créditos podem ser validados, desde que avaliados e homologados pelo colegiado do PPGAG.
                        • Podem ser validados no máximo 12 (doze) créditos obtidos pelo estudante em outros programas de pós-graduação (PPG) Stricto sensu, reconhecidos pela CAPES. Validação deve ser solicitada ao colegiado do PPGAG. Instruções constam em resolução específica do PPGAG.

                         

                        Disciplinas Obrigatórias:
                        • Para o doutorado são exigidas as disciplinas Seminários I e Seminários II
                        • Todas as disciplinas são ofertadas entre as 7h30min as 19h30min, conforme mapa de horários divulgado no início do ano.
                        • É obrigatória a matrícula em, pelo menos, uma disciplina por semestre.

                             

                            Projeto de pesquisa:
                            • O doutorando deve enviar o projeto de pequisa à coordenação do PPGAG, por e-mail, com cópia para o orientador, em até 180 dias após a matrícula no curso.

                             

                            Proficiência em línguas estrangeiras:
                            • Os Doutorandos devem comprovar proficiência em inglês e uma segunda língua estrangeira.
                            • A entrega desse documento deve ser feita até o final do quarto semestre do curso.
                            • No caso de estrangeiro, cuja língua materna não seja o português, deve obter também aprovação em exame de proficiência em português.
                            • Os exames validos, o procedimento de homologação e prazo de validade dos exames segue resolução específica do PPPGAG.
                                   
                                  Relatório Periódico das Atividades Desenvolvidas:
                                  •  Ao final de cada semestre os doutorando devem entregar um Relatório das atividades desenvolvidas durante o semestre.
                                  • Este relatório deve ser entregue, impresso e devidamente assinado na coordenação do PPGAG.
                                  • O prazo de entrega consta no calendário acadêmico do PPGAG.
                                   
                                  Estagio de docência:
                                  • O estágio de docência é obrigatório para os doutorandos bolsistas.
                                  • A carga horária total do Estágio de Docência será de 30 horas (equivalente a 2 créditos).
                                  • O Estágio de Docência deverá ser realizado em, no mínimo, dois semestres.
                                  • Caso o aluno comprove ter experiência em docência em cursos de graduação, poderá ser dispensado do Estágio de Docência, a critério do colegiado. Neste caso o aluno não receberá os créditos relativos ao estágio
                                   
                                        Presença em defesas de mestrado e doutorado:
                                        • O doutorando deve assistir a, pelo menos, cinco defesas de mestrado e/ou doutorado e apresentar relatório em formulário próprio.
                                         
                                        Banca de Qualificação:
                                        • Até o 30º mês de curso o doutorando deverá submeter-se a um exame de qualificação, constituído de arguição, por uma banca examinadora.
                                        • A banca de qualificação contará com o orientador e mais 2 doutores sendo que um dos membros da banca deverá ser externo ao PPGAG.
                                         
                                        Banca de Defesa De Tese:
                                        • A banca de defesa de Tese será composta pelo orientador mais 4 doutores, sendo que dois dos membros da banca deverão ser externo à UTFPR.
                                          
                                        Abertura do Processo de Defesa:
                                        • A solicitação de abertura do processo de defesa deverá ser entregue, no mínimo, 30 dias antes da data programada para a defesa.
                                        • Deverá ser entregue pelo orientador na coordenação do PPGAG:
                                        O Formulário de Agendamento de Defesa;
                                        Os Formulários de Cadastro dos membros externos da banca;
                                        A lista de verificação de atividades desenvolvidas no doutorado, comprovando que o aluno cumpriu todas as exigências do curso;
                                        Comprovante de produção científica;
                                        Formulário de presença em defesas.
                                         
                                        Homologação da versão final da tese:
                                        • Após as correções sugeridas pela banca, o doutorando deverá entregar na coordenação do PPGAG, para a homologação final, a seguinte documentação:

                                          i. Comprovante de Conferência da dissertação;
                                          ii. Formulário Capes
                                          iii. Declaração de autoria
                                          iv. Termo de autorização para a publicação de dissertações e teses no portal de informação e nos catálogos eletrônicos do sistema de bibliotecas da UTFPR
                                          v. Termo de autorização para a divulgação de informações de empresas (quando se fizer necessário)
                                          vi. Termo de confidencialidade e sigilo para consulta de dissertações e teses nas bibliotecas da UTFPR (quando for o caso)
                                          (Instrução Normativa Conjunta 01/2011 – PROGRAD/PROPPG)

                                          O orientador encaminhará para a biblioteca (via sistema acadêmico) a versão final da dissertação.


                                        • Para mais informações consultar o Procedimento 03/2015 no site do PPGAG
                                        • A homologação deve se feita até 90 dias após a defesa. Caso contrário, o aluno será desligado do programa.

                                         

                                         

                                        Todos os procedimentos e requerimentos que possibilitam protocolar esses créditos e atividades junto à coordenação do PPGAG estão disponíveis no site: http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag. Assim como o regulamento, instruções normativas e demais informações do Programa.