Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas
conteúdo

Disciplinas

por dbortolotti — publicado 08/05/2017 13h17, última modificação 29/06/2020 15h22
Disciplinas obrigatórias e optativas

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC) Multicâmpus Dois Vizinhos e Ponta Grossa da UTFPR da UTFPR - Nível de Mestrado  -  conta com uma grade curricular direcionada à formação de mestres capazes de gerar inovações científicas e tecnológicas e de profissionais capacitados a gerar, adaptar e validar, processos e técnicas biotecnológicas voltadas à agricultura, pecuária, ou indústrias, em âmbito regional, nacional ou mesmo internacional. Os egressos do curso de Mestrado apresentarão esse perfil principalmente porque a matriz curricular do curso prepara os discentes para a cultura da inovação, gestão de negócios, propriedade intelectual e do empreendedorismo na área de Biotecnologia.

As disciplinas do curso ocorrem em regime semestral, com oferta anual. Embora as disciplinas sejam ministradas na modalidade presencial, o recurso de videoconferência é utilizado eventualmente em disciplinas obrigatórias e optativas em função da característica multicâmpus do PPGBIOTEC.  Nas disciplinas obrigatórias e eletivas serão ofertados conteúdos em língua estrangeira.

Durante o curso, o discente deverá cursar 24 créditos, sendo:

  • 08 créditos em disciplinas obrigatórias;
  • 12 créditos em disciplinas eletivas (optativas);
  • 04 créditos em atividades complementares, em concordância com seu orientador, tais como: seminários, participação em congresso com apresentação de trabalhos, estágios profissionalizantes, workshops, treinamento didático, publicações científicas como autor principal, projetos com financiamento, entre outros. Os créditos serão computados para tais atividades de acordo com Instrução Normativa específica do PPGBIOTEC.

 

O esquema de oferta de disciplinas obrigatórias e optativas pode ser visualizado abaixo:

Disciplina Obrigatória Código CH Créditos

Ementa

 Redação Científica

 BT41A

30

 2

Apresentação e discussão das características essenciais à elaboração de publicações científicas. Conhecimento do perfil, formato e regras específicas dos periódicos da área de interesse de cada discente, assim como as abordagens metodológicas, os tipos de artigos, a forma de escrevê-los com rigor científico, os critérios dos editores e avaliadores ad hoc e a ética nas publicações científicas.

 Seminários

 BT41B

 60

 4

Apresentação e discussão de temas que abordem aspectos relevantes e atualizados em Biotecnologia, ministrados por estudantes, professores do curso e especialistas convidados. Apresentações de projetos de docentes/discentes a fim de permitir ao corpo discente do Programa conhecimento sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas diferentes linhas de pesquisa. Apresentação de seminários e discussão de tópicos fundamentais de Biossegurança e bioética na pesquisa.

Tópicos Especiais em Biotecnologia

 BT41C

30

 2

Assuntos em destaque pertinentes à área de Biotecnologia, Gestão de Negócios, Propriedade Intelectual e Patentes.

*CH: Carga Horária.

Disciplina Optativa Código CH Créditos Ementa

 Bioquímica de microrganismos

 BT41G

 60

 4

Vias metabólicas envolvidas em processos catabólicos e de biossíntese: vía de Embdem- Meyerhof-Parmas (glicólise), ciclo dos ácidos tricarboxílicos (ciclo de Krebs), ciclo do ácido glioxílico, cadeia respiratória (cadeia de transporte de elétrons) e fosforilação oxidativa, vias bioquímicas das fermentações alcoólica, homolática, heterolática, propiônica, butírica, Via de Entner-Doutoroff, via das pentoses-fosfato, reações anapleróticas e gliconeogênese.

 Biotecnologia aplicada a alimentos

 BT41I

 60

 4

Isolamento e seleção de microrganismos de interesse industrial na produção de alimentos. Processos fermentativos para obtenção de alimentos fermentados, enzimas e aditivos alimentares. Desenvolvimento de alimentos nutracêuticos. Utilização de resíduos de indústrias alimentares para a produção de compostos com alto valor agregado e biomoléculas.

 Catalisadores enzimáticos

 BT41L

 60

 4

Enzimas: estrutura e mecanismos de ação. Produção de enzimas de interesse industrial e ambiental. Biodegradação enzimática de poluentes ambientais: pesticidas, corantes, fármacos, surfactantes, entre outros. Bioconversão e valorização de resíduos agroindustriais. Técnicas de imobilização de enzimas. Biossensores enzimáticos.

 Compostos bioativos

 BT41K

 60

 4

Estruturas e propriedades de biomoléculas. Classes de compostos bioativos derivados de plantas e microrganismos. Atividade biológica e toxicologia de moléculas bioativas. Tópicos em metabolismo e prevenção de patologias por compostos bioativos. Identificação de compostosbioativos.Processos de biossíntese relacionados a compostos bioativos. Extração e purificação de compostos bioativos a partir de plantas e de microrganismos. Estabilização de compostos bioativos: tecnologias de encapsulação, tecnologias sociais, ciência dos materiais, embalagens. Ensaios biológicos para validação de compostos bioativos.

 Genética e Biologia Molecular de Micro-organismos

 BT41F

 60

 4

Organização da informação genética; Replicação, transcrição e tradução; Mecanismos moleculares da recombinação genética; Mutação; Mecanismos moleculares envolvidos no processo de reparo do DNA; Mecanismos de regulação da expressão gênica; RNA de interferência; Agentes mutagênicos e seleção de mutantes; Métodos de transferência de genes; Expressão heteróloga; Estrutura e função de genes de importância biotecnológica.

 Meta-análise e revisão cienciométrica

  BT41R

 60

 4

A meta-análise consiste em um conjunto de métodos que busca sintetizar as informações quantitativas de estudos independentes. Especificamente, uma meta-análise tem o objetivo de resumir, analisar e explicar a variação de tamanhos de efeitos obtidos nesses estudos. A cienciometria procura estudar aspectos quantitativos da ciência e da produção científica. Nesta disciplina o discente terá uma introdução e desenvolvimento de conceitos relacionados à elaboração de uma revisão sistemática da literatura com um conjunto de métodos que busca sintetizar as informações quantitativas de estudos independentes. Além disso, diante do crescente número de publicações nas diferentes áreas das ciências agrárias e afins, é fundamental que o pesquisador seja capaz de avaliar criticamente os artigos científicos, seja ele primário ou uma revisão (sistemática) da literatura, para embasar a sua prática.

 Métodos em micologia

 BT41S

 30

 2

A disciplina visa aplicar os fundamentos básicos do estudo dos fungos, principalmente, fitopatogênicos. Primeiramente, serão apresentadas as características dos principais grupos de fungos. Além disso, serão demonstrados os métodos de preparo de meios de cultura, condições de incubação, isolamento e preservação de fungos, morfologia, quantificação e viabilidade de inóculo, identificação morfógica e molecular, e estudo das técnicas de avaliação de controle de fungos in vitro. A disciplina  tem o objetivo de preparar o aluno para a correta identificação dos fungos, através do conhecendo de suas características.

 Métodos Instrumentais de análise

 BT41D

 60

 4

Métodos Espectrométricos Análise: Espectrometria de absorção molecular (UV-Vis), Espectrometria de infravermelho, Espectrometria de emissão e absorção atômica, Espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado e Espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado. Métodos Cromatográficos de Análise: Fundamentos da cromatografia, Cromatografia gasosa e Cromatografia de liquida de alta resolução.
Métodos espectrofotométricos aplicados a biotecnologia

 BT41Q

 30

 2

Introdução a métodos espectrofotométricos. Preparo de amostras. Métodos de extração, separação e caracterização de biomoléculas utilizando métodos espectrofotométricos.

 Microbiologia aplicada

  BT41N

 60

 4

Identificação e caracterização de bactérias, leveduras e fungos de interesse biotecnológico. Morfologia e noções de bioquímica de microrganismos. Fases de um processo microbiológico genérico. Rotas metabólicas de interesse industrial (diferentes tipos de fermentações) e ambiental. Meios de cultivo para isolamento, manutenção e propagação de microrganismos. Técnicas de amostragem, isolamento, manutenção e propagação de microrganismos. Noções de genética microbiana. Importância dos processos fermentativos industriais conduzidos com microrganismos. Introdução à microbiologia ambiental aplicada à biotecnologia e os microrganismos de poluições ambientais. Utilização de microrganismos em processos de biorremediação de ambientes contaminados com rejeitos urbanos e industriais. Noções de metodologias biotecnológicas utilizadas no tratamento de efluentes urbanos e industriais com aplicação de microrganismos.

 Obtenção de bioprodutos a partir de resíduos agroindustriais

 BT41E

60

 4

Origem e natureza dos resíduos agroindustriais. Formas de tratamento de resíduos sólidos e líquidos. Caracterização. Etapas dos processos biotecnológicos. Aproveitamento de resíduos agroindustriais em processos biotecnológicos. Introdução aos bioprodutos de origem microbiana e as tecnologias associadas. Produção de proteínas. Produção de pigmentos. Produção de biopolímeros. Produção de biossurfactantes. Produção de aromas. Produção de lipídios. Produção de biocombustíveis. Produção de bioinseticidas. Produção de moléculas antimicrobianas. Produção de moléculas polifuncionais: propanodiol, butanodiol, glutationa, ácidos orgânicos, entre outros.

 Planejamento e Otimização de experimentos

 BT41J

 60

 4

Introdução, fundamentos e visão geral do planejamento e otimização de experimentos em biotecnologia. Histórico e conceitos de estatística básica. Princípios básicos, tipos e objetivos do planejamento de experimentos. Principais métodos de otimização experimental. Aplicações dos planejamentos experimentais. Planejamentos fatoriais completos e fracionários. Cálculo de efeitos. Ajuste de modelos empíricos. Regressão Linear simples. Metodologia de superfície de resposta. Modelos de segunda ordem. Planejamentos compostos centrais rotacionais. Outros tratamentos estatísticos. Análise de variância de resultados experimentais. Estudos de casos.

Processos fermentativos

 BT41H

 60

 4

Introdução aos processos fermentativos e enzimáticos. Bioprodutos de interesse industrial. Microrganismos de interesse em bioprocessos industriais. Matérias primas sintéticas e complexas. Utilização de subprodutos de indústrias como substratos. Metabolismo secundário e formação de produtos de importância industrial. Cinética dos processos fermentativos. Cálculo de rendimentos e produtividades em processos industriais. Introdução aos principais equipamentos e acessórios em bioprocessos. Desenvolvimento de inóculo para fermentação industrial. Sistemas em batelada, batelada alimentada, semi-contínuo e contínuo. Sistemas líquidos (submersos) e em estado sólido e semi-sólido. Processos com células/enzimas livres e imobilizadas. Tipos de reatores. Influência da agitação, aeração, pH, temperatura e oxigênio dissolvido no rendimento dos bioprocessos. Controle e instrumentação. Esterilização de equipamentos, meios de cultura e ar. Dimensionamento de equipamentos. Modelagem matemática de processos fermentativos. Extrapolação de escala em processos fermentativos. Operação de instalações industriais. Extração e purificação de produtos biotecnológicos.

*CH: Carga horária.