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Mestrado - Guilherme Lincon Barczyszyn

por ksue publicado 14/03/2019 10h43, última modificação 14/03/2019 10h43
Sistema colaborativo para planejamento de rotas para cadeirantes
Quando
12/12/2018
de 16h00 até 19h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
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iCal

Resumo: Planejamento de rotas é um desafio para a computação urbana que, de maneira geral,envolve o processamento de uma grande quantidade de dados, além do feedback dos usuários.Tradicionalmente, os serviços de planejamento de rota são baseados em ruas, isto é, mesmoum caminho para um pedestre é fornecido utilizando ruas. Entretanto, tais modelos não sãoadequados para usuários com certas deficiências. A fim de resolver tal problema, essa dissertaçãoapresenta um modelo baseado em calçadas visando suprir as necessidades de um cadeirante pormeio de um serviço de planejamento de rotas. O modelo é matematicamente definido como umgrafo, em que os vértices são as esquinas e as arestas são as calçadas ou cruzamentos. Os custosde cada aresta são obtidos de diversos fatores como distância, inclinação e a condição/manutençãodas rampas, cruzamentos e calçadas. O modelo foi pensado de maneira que o feedback dousuário fosse considerado durante a atualização de suas informações com dados de cadeirantessobre problemas de acessibilidade e de problemas resolvidos pelo departamento de planejamentourbano da cidade. É apresentado ainda um algoritmo de planejamento de rotas que forneceum conjunto de rotas alternativas baseadas em condições de acessibilidade e um algoritmo derecomentação de atalhos para auxiliar a tomada de decisões pelo departamento de planejamentourbano da cidade. Além disso, foi desenvolvida uma API para o fornecimento dos serviços decaminho mínimo em calçadas. Experimentos, usando pgRouting e o PostGIS com dados abertosforam realizados em um bairro de uma cidade brasileira a fim de validar o modelo e o serviço deplanejamento de rotas.
Palavras-chave:cadeirante, planejamento de rotas, acessibilidade

Collaborative route planner system for wheelchairs

Abstract: Route planning is a challenging problem for urban computing that usually involves the processingof a huge amount of data and collaborative user feedback. Traditionally, route planning servicesare street-based, that is, even paths for a pedestrian are suggested in terms of streets. Howeversuch models are not suitable for users with certain disabilities. To address this problem, wedescribe in this dissertation a sidewalk-based model to accommodate the needs for a wheelchairroute planning service. The model is mathematically defined as a graph, where the verticesare the city block corners and the edges are the sidewalks or crosswalks. The edge costs arederived from important accessibility features, such as distance, path inclination, and existence andmaintenance conditions of curb ramps, crosswalks and sidewalks. The model has been thoughtof so that user feedback is considered to help updating the model when accessibility issues aredetected, by wheelchair users and companions, or solved, by the department of city planning.We also present a route planning algorithm that provides a set of alternative routes based onaccessibility conditions, and a shortcut recommender algorithm to support accessibility-relateddecision making by the department of city planning. Besides, it was developed an API to provideshortest-path using sidewalks. Experiments, by using PgRouting and PostGIS with open data, arereported for a Brazilian city neighborhood in order to validate the model and the route planningservice.
Keywords:wheelchair, route planning, acessibility

Lista de publicações:

Guilherme L. Barczyszyn, Nádia P. Kozievitch, Ricardo D. Da Silva, Rodrigo Minetto,Juliana De Santi. Utilização de dados de altimetria para o fornecimento de rotasacessíveis para cadeirantes. XVIII Geoinfo, Rua Fonte do Boi 215 – Rio Vermelho.Salvador-BA