Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

Sobre

por admin publicado 02/02/2017 09h58, última modificação 14/03/2019 11h38
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) é um programa stricto sensu na área de computação, oferecido pelo Departamento Acadêmico de Informática (Dainf) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O programa oferece atualmente um curso de Mestrado Profissional em Computação Aplicada, com duração de 2 anos.

O programa foi criado em 2009 e iniciou suas atividades em 2010. Foi reconhecido pela Capes no mesmo ano, com conceito inicial 3. Este programa complementa os cursos de graduação em Engenharia de Computação (iniciado em 2007) e Bacharelado em Sistemas de Informação (iniciado em 2009), além de outros cursos relacionados na UTFPR. As dissertações já concluídas no programa podem ser consultadas no Repositório Digital.


Objetivos do PPGCA

- qualificar recursos humanos na área de computação aplicada, para atender a demanda da região por profissionais qualificados em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação tecnológica;
- gerar conhecimento tecnológico e científico para solucionar problemas regionais e nacionais no setor de tecnologia da informação e comunicação; e
- permitir a transferência tecnológica entre a Universidade e empresas, por meio de parcerias e do desenvolvimento conjunto de projetos.

 

Área de Concentração

O PPGCA tem como área de concentração a Engenharia de Sistemas Computacionais. Esta área abrange a pesquisa sobre a concepção, construção, avaliação e otimização de sistemas computacionais, assim como as questões relacionadas ao hardware, software, informações, fatores humanos, métodos e documentação. Em todos os estudos o foco está centrado na transferência de tecnologia para o setor produtivo, com o aproveitamento das ideias advindas da academia e sua aplicação a casos concretos, oriundos de demandas do setor produtivo.
 

Linhas de Pesquisa

Os docentes e alunos do PPGCA atuam nas seguintes linhas de pesquisa:

   Engenharia de Software
   Nesta linha de pesquisa são investigados processos, métodos, técnicas e ferramentas ou tecnologias empregadas em atividades de desenvolvimento de software, desde o levantamento de requisitos e especificações até a realização de testes e validação, passando pelas etapas relacionadas ao desenvolvimento propriamente dito.

   Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões em Imagens
   Esta linha de pesquisa tem como foco algoritmos e sistemas que envolvem a manipulação e análise de imagens e vídeos, com aplicação em diversas áreas do conhecimento humano. Isto envolve técnicas de processamento digital de imagens, aprendizado de máquinas, deep learning, extração de características e modelagem geométrica, entre outras.

   Redes e Sistemas Distribuídos
   Esta linha de pesquisa investiga os problemas de segurança, confiabilidade, escalabilidade e eficiência que afetam os sistemas operacionais, protocolos de rede e aplicações distribuídas em uso atualmente em ambientes dinâmicos e de larga escala, como a Internet, e busca soluções eficientes e inovadoras para os problemas encontrados. São temas específicos de pesquisa as técnicas de gestão de recursos locais (processador, memória, armazenamento, energia) e de rede (banda de rede, velocidade, consumo de energia) em sistemas multiusuários, redes ad hoc, ambientes de computação móvel e a Internet.

   Sistemas Embarcados e Robótica
   O objetivo desta linha de pesquisa é aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis ao desenvolvimento de Sistemas Embarcados. Os estudos envolvem a arquitetura destes sistemas, muitas vezes distribuída e heterogênea, o uso de sistemas operacionais especializados, reativos e de tempo-real, e o emprego de sistemas reconfiguráveis e implementação de firmware.

   Sistemas de Informação
   Esta linha tem por objetivo pesquisar os recentes avanços científicos e tecnológicos que podem ser incorporados aos sistemas de informação complexos. Nesta linha se incluem estudos sobre o desenvolvimento de projetos e sistemas colaborativos, modernas técnicas de armazenamento e classificação da informação, uso da informação e construção de sistemas em processos decisórios, e o projeto e construção de sistemas para ambientes específicos, como serviços web e serviços geo-referenciados.

   Sistemas Inteligentes e Lógica
   Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos métodos computacionais baseados em inteligência artificial, lógica e inteligência computacional para a abordagem de problemas cuja resolução por métodos algorítmicos convencionais é computacionalmente custosa. Cenários de aplicação frequentes são: aprendizado de máquina, mineração de dados, problemas complexos de otimização, interação inteligente de coletivos autônomos, entre outros.