Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Grupos e Laboratórios de Pesquisa
conteúdo

Grupos e Laboratórios de Pesquisa

por sistemasdirppg-pg publicado 02/07/2019 13h56, última modificação 25/07/2021 17h00
Informações sobre grupos e laboratórios de pesquisa do PPGCC

List

Nome

Resumo

Aprendizagem de Máquina e Agentes de Software

O grupo de pesquisa atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e nos cursos de graduação de Ciência da Computação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UTFPR Campus Ponta Grossa. Este grupo realiza pesquisas nas áreas de Aprendizagem de Máquina e Agentes de Software.

Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Visão Computacional

O grupo de pesquisa atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (Mestrado Acadêmico) e na graduação nos Cursos de Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UTFPR/PG. O grupo é responsável pelo oferecimento de disciplinas e orientação de dissertações, monografias e trabalhos de iniciação científica. Publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Participação em conferências nacionais e internacionais. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo envolvem o desenvolvimento de técnicas e ferramentas computacionais para processamento de imagens, vídeo e áudio, processamento de imagens médicas, computação gráfica, visão computacional e aprendizagem de máquina.

Grupo Interdisciplinar de Inteligência Computacional (GIDIC)

O Grupo Interdisciplinar de Inteligência Computacional (GIDIC) foi criado em 2015 sob liderança do Prof. Dr. Hugo Valadares Siqueira, da UTFPR Ponta Grossa, e tem como vice-líder o Prof. Dr. Levy Boccato da UNICAMP. A equipe envolve docentes e discentes das referidas universidades e tem como foco a elaboração de ferramentas de inteligência computacional e aplicações em diversos campos das Ciências da Computação, Ciências Ambientais e Engenharias. São áreas de interesse problemas de otimização, previsão, controle, impacto de poluição na saúde, instrumentação, ferramentas bio-médicas, dados econométricos e desenvolvimentos de novos algoritmos bio-inspirados.

Redes de Telecomunicações

A pesquisa do grupo envolve redes de telecomunicações. Uma das áreas do grupo é Internet das Coisas, que tem uma pilha de protocolos específica. Protocolos de roteamento, IPv6 e protocolos da camanda de enlace e aplicação para IoT são estudados. Outra área de pesquisa do grupo é LTE, que são rede celulares de quarta e quinta geração. São investigados protocolos de escalonamento e qualidade de serviço nas redes LTE. E outra área de pesquisa são as redes SDN, que são redes definidas por software. São analisados controladores SDN e sua performance em diversos cenários.

Jogos de Computador
e
Simulação

As pessoas que participam do Laboratório de Jogos de Computador e Simulação estudam problemas que surgem dos requisitos complicados existentes nesses tipos de softwares. Os projetos desenvolvidos no laboratório normalmente visam implementar um programa de computador (tal como um game) em que uma técnica ou solução é desenvolvida. Alguns exemplos incluem a integração de dados reais num programa (modelos de epidemia, segurança pública), a sincronização de hardware e técnicas para tratar cenários complexos  (jogos e realidade virtual).

O ambiente rico de jogos e simuladores permite explorar várias discipinas, como IA (no controle de agentes e em otimização), visão computacional (em interfaces não-invasivas), paralelismo e tempo real (em particular em interfaces com hardware), e mesmo ferramentas formais na concepção e verificação de modelos.

Sistemas de Informação

Este grupo tem como objetivo realizar pesquisa multidisciplinar envolvendo matemática, administração, contabilidade, computação e ciência da informação, procurando aplicar novos conhecimentos em diversos domínios. A participação do grupo é importante na produção científica por meio dos pesquisadores e estudantes a ele ligados, nas áreas de Engenharia de Software, Banco de Dados e Educação a Distância. Abrange uma gama de temas de pesquisa nas três áreas, como, por exemplo: Desenvolvimento Baseado em Frameworks de Domínio, Aspectos, Linhas de Produto, Projeto e Implementação de Banco de Dados, Sistemas Multimídia e Hipermídia, EAD, Acessibilidade, Métodos formais, Desenvolvimento de software em ambiente multicore, Software paralelo, Paradigmas de programação (Paradigma Orientado a Notificações) e Distribuição de carga de trabalho. Integra e estende os resultados de suas pesquisas por meio de produtos e artigos científicos.