Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

PPGCC

por admin publicado 02/02/2017 09h58, última modificação 19/04/2018 16h09

Infraestrutura | Obtenção do Título | Qualificação e Defesa

 

Descrição

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) é um programa stricto sensu na área de computação, oferecido pelo Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Câmpus Ponta Grossa. O programa oferece atualmente um curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação.

O programa foi autorizado pela CAPES em 2015, com conceito inicial 3 e o ingresso da primeira turma ocorreu no segundo semestre de 2016. A partir de 2017 o ingresso é anual e ocorre no primeiro semestre.

 

Objetivos do Curso

Visando atender demandas para o desenvolvimento nacional, regional e local, o Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR tem como objetivos:

  1. Formar recursos humanos qualificados a:
    a) criar, difundir e aplicar novos conhecimentos científicos e tecnológicos;
    b) executar atividades de pesquisa e desenvolvimento;
    c) atuar de forma autônoma na preparação especializada de pessoal para estas atividades.

  2. Definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico dentro das áreas de concentração, visando atender demandas específicas para o desenvolvimento regional, nacional ou internacional

 

Perfil do Egresso

O egresso deverá ter formação sólida sobre os fundamentos da Ciência da Computação, que lhe permita acompanhar e contribuir para o avanço do conhecimento da própria Computação, além de criar ou utilizar novas tecnologias para o desenvolvimento de soluções computacionais para outras áreas do conhecimento. Essas características tornam o Mestre em Ciência da Computação formado pelo PPGCC apto a atuar como pesquisador, desenvolvedor de tecnologias para as organizações e docente no ensino superior.

 

Área de Concentração

Sistemas e Métodos de Computação

A área de concentração “Sistemas e Métodos de Computação” abrange o estudo, a criação e os avanços em metodologias de computação e sistemas computacionais, para automatizar processos e desenvolver soluções baseadas no processamento de dados em meio digital. Os estudos sobre métodos e sistemas de computação podem ser aplicados em qualquer área do conhecimento humano em que seja possível resolver problemas computacionalmente.

 

Linhas de Pesquisa

Sistemas de Informação e Computação

Essa linha reúne temas de pesquisa que abordam problemas de uma maneira sistêmica, dando-lhes tratamento computacional. A linha de pesquisa Sistemas de Informação e Computação envolve temas como computação móvel, engenharia de software e redes de computadores.

Docentes

Lourival Aparecido de Góis 
Max Mauro Dias Santos
Simone Nasser Matos
Tânia Lúcia Monteiro

 

Inteligência Computacional

Essa linha de pesquisa objetiva o estudo e o desenvolvimento de metodologias que possam ser aplicadas à solução de problemas através de processos inspirados em comportamentos inteligentes e sensoriais naturais. Serão tratados temas como a representação de conhecimento, a aprendizagem de máquina, a modelagem e visualização de objetos e a análise, síntese e processamento de imagens.

Docentes
Erikson Freitas de Morais
Helyane Bronoski Borges
Ionildo José Sanches
Rodrigo Minetto

 

Modelagem e Métodos Computacionais

Essa linha tem por objetivo o estudo, o desenvolvimento teórico-científico e a aplicação de modelos e métodos computacionais para o tratamento de problemas através de algoritmos eficientes e técnicas de computação que permitam a manipulação da informação e a simulação e previsão do comportamento de sistemas. Dessa perspectiva, serão tratados temas como algoritmos, métodos formais, teoria dos grafos, pesquisa operacional, modelagem e simulação computacional.

Docentes
André Koscianski
Gleifer Vaz Alves
Hugo Valadares Siqueira
Sheila Morais de Almeida

 

Obtenção do Título

Para obtenção do título de Mestre em Ciência da Computação pelo PPGCC, o aluno deverá concluir com êxito as seguintes atividades:

1. Obter pelo menos 24 créditos de acordo com o esquema de oferta de disciplinas proposto. A obtenção dos créditos é condicionada à aprovação nas disciplinas, conforme regimento acadêmico.

2. Ser aprovado em exame de suficiência em língua inglesa, de acordo com regulamento e calendário estabelecidos pelo Colegiado de Curso.

3. Elaborar um projeto de dissertação de mestrado e apresentá-lo em um exame de qualificação no máximo um (1) ano após sua matrícula.

4. Desenvolver e apresentar em forma escrita e oral uma dissertação de mestrado compatível com as características da área e de acordo com os objetivos do PPGCC.

5. Ser aprovado na defesa oral e entregar a versão final da dissertação, conforme estabelecido no regulamento do Programa.