Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica
conteúdo

Informações sobre o funcionamento do programa.

por Carlos Eduardo Cava publicado 22/03/2018 09h34, última modificação 20/05/2019 11h43
Encontre aqui informações sobre o funcionamento do programa.

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais oferce o mestrado acadêmico na área de Materiais com a seguinte estrutura:

Público Alvo: São candidatos potenciais para participação neste programa Engenheiros, Químicos, Físicos, Tecnólogos, entre outros. Atualmente o programa conta com discentes de várias áreas da Engenharia, Química e áreas afins. Acesse aqui para saber mais sobre os discentes do programa.

Duração: 24 meses.

O curso será oferecido em semestres. O aluno deverá concluir no mínimo 18 créditos em disciplinas ou atividades regulamentadas pelo colegiado, como por exemplo:

    1. Estágio-Docência;
    2. Publicação Comprovada de Trabalhos Científicos;
    3. Participação em Seminários Oficializados pelo PPGEM;
    4. Estudo dirigido.

 

Disciplinas: As disciplinas do programa são divididas em obrigatórias (Ciências dos Materiais e Caracterização de Materiais) e eletivas. Acesse o link para conhecer a grade horária das disciplinas.

Docentes: Os docentes que atuam no programa possuem formações multidisciplinares nas áreas de Engenharia, Física e Química. As categorias docentes são permantes (professores orientadores) e colaboradores (professores coorientadores. Acesse o link para conhecer mais sobre os professores do programa.

Horário das aulas: concentradas no período da manhã ou tarde. A cada semestre pode haver modificações, verificar o calendário. Vale ressaltar que por se tratar de um mestrado acadêmico a dedicação ao programa de ser de forma integral. Um mínimo de 20 horas semanais são necessários para cumprir as atividades acadêmicas e de pesquisa do programa.

Seleção: O número previsto é de 15 vagas, conforme número de vagas (ver Editais).

Projeto de Dissertação:

A escolha do orientador é realizada até o final do primeiro mês após o ingresso do discente. O discente deverá produzir um projeto de mestrado segundo normativa específica.

Antes do 18 mês o candidato deve apresentar o projeto de dissertação que deve ser confeccionado seguindo a instrução normativa vigente.

Como finalização, antes de completar 24 meses o discente de realizar a defesa de dissertação segundo a instrução normativa vigente.

Após realizar todas as  etapas, projeto, disciplinas, projeto de dissertação e defesa de mestrado o aluno estará apto para concluir o mestrado com o título de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais.

Disponibilidade de Bolsa: Quando hoverem cotas de bolsas disponíveis o processo seletivo é realizado via prova dissertativa.

Linhas de pesquisa:

Materiais nanoestruturados: Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos nano- e metamateriais com ao menos uma fase em escala nanométrica. Nesta linha incluem estudos com diversos tipos de materiais: pontos quânticos, nanotubos, nanofios, cristais líquidos e compósitos. São buscadas diversas aplicações, entre elas: em displays, emissores de luz polarizada, memórias, dispositivos fotovoltaicos e fotônicos sensíveis a polaridade da luz; compósitos baseados em nanofios metálicos e nanotubos de carbono; compósitos para utilização em sensores de gás e aplicados em diagnóstico médico.

Materiais poliméricos e seus compóstos: Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos estudos envolvendo a preparação e caracterização de materiais poliméricos estabelecendo correlação entre processamento, composição, estrutura e propriedades. Os temas investigados são: modificação química de polímeros, degradação de polímeros, blendas poliméricas, compósitos e biomateriais poliméricos. São estudados diferentes tipos de materiais, tais como filmes e fibras poliméricas, materiais nanoestruturados, polímeros biodegradáveis, entre outros. Principais áreas de aplicações: embalagens médico­farmacêutica; agrícola, ambiental e alimentos.

Biomateriais: Nesta linha de pesquisa são estudados materiais para engenharia de tecidos e medicina regenerativa, nanomateriais para entrega de medicamentos e terapêutica, interações entre materiais sintéticos e biológicos. Também são objeto de estudo a simulação computacional e a produção de materiais inspirados em sistemas biológicos, incluindo sistemas de auto-montagem bio-inspirados e ferramentas sintéticas inspiradas em células.

Conceito: Em 2017 o programa foi avaliado com respeito aos 06 meses de funcionamento obtendo a nota 3 pela  Área Materiais na Capes. Em 2020 o programa passará por nova availação.

Seleção: O processo seletivo do programa ocorre duas vezes ao ano (Lançamentos: Novembro e Junho)