Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas > Pesquisa Qualitativa na área de Saúde: coleta, análise e interpretação de dados
conteúdo

Pesquisa Qualitativa na área de Saúde: coleta, análise e interpretação de dados

por estagiario-ppgeb-ct publicado 02/02/2022 15h05, última modificação 04/02/2022 13h46
disciplinacódigocrcarga horária
Pesquisa Qualitativa na área de Saúde: coleta, análise e interpretação de dados  EBBS20 3.5 45h
professorárea de concentração
Higor Leite Geral
Ementa: Uso de métodos qualitativos em pesquisa; tipos de instrumentos de coleta de dados (ex.: entrevistas, observação, focus group, revisão sistemática de literatura, e etc); protocolo de coleta de dados (transcrição e tradução de dados coletados); estudo de casos; pesquisa qualitativa em rede social (#pesquisa); negociando acesso a dados; análise temática (tradicional e via software); relatório de análise de dados; publicando dados qualitativos; finalizando o projeto; Uso de software Nvivo e Mendeley.     
Syllabus: Applying qualitative methods of research; types of data collection instruments (e.g. interview, observation, focus group, systematic literature review, and etc); data collection protocol; data transcription and translation; case studies; qualitative research on social media (#research); data access negotiation; thematic analyses (traditional and software-based); reporting data analysis; publishing qualitative data; finishing your qualitative project; Software application for Nvivo and Mendeley. 

Bibliografia: 

  1. BRAUN, V., AND V. CLARKE. 2006. “Using Thematic Analysis in Psychology.” Qualitative Research in Psychology 3(2): 77–101.
  2. COLLIS, J. AND HUSSEY, R. (2013), Business Research: A Practical Guide for Undergraduate and Postgraduate Students, 4th ed., Macmillan International Higher Education, London.
  3. CREWELL, J., W. (2013), Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches, 3rd ed., SAGE, Thousand Oaks
  4. DANESE, P., V. MANF?E, AND P. ROMANO. 2018. “A Systematic Literature Review on Recent Lean Research: State-of-the-Art and Future Directions.” International Journal of Management Reviews 20 (2): 579–605.
  5. EISENHARDT, K.M. (1989), “Building theory from the case study research”, Academy of Management Review, Vol. 14 No. 4, pp. 532-550
  6. LEITE, H., RADNOR, Z. AND BATEMAN, N., 2020. Meaningful inhibitors of the lean journey: a systematic review and categorisation of over 20 years of literature. Production Planning & Control, pp.1-24.
  7. LEITE, H., BATEMAN, N. AND RADNOR, Z., 2020. Beyond the ostensible: an exploration of barriers to lean implementation and sustainability in healthcare. Production Planning & Control31(1), pp.1-18.
  8. LEITE, H., 2020. The impact of non-urgent patients in emergency departments' operations. International Journal of Quality & Reliability Management.
  9. SAUNDERS, M. N. 2011. Research Methods for Business Students, 5/e. Pearson Education India. 6th ed. London, England: Pearson.
  10. TRANFIELD, D., D. DENYER, AND P. SMART. 2003. “Towards a Methodology for developing evidence-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review.” British Journal of Management 14(3): 207–222.
  11. YIN, R. K. 2014. Case Study Research. Design and Methods. 5th ed. London, UK: Sage
Observação: