Doutorado
Objetivos
Geral
Formar educadores e pesquisadores capazes de desenvolver atividades de ensino e pesquisa de alto nível, com foco nos conceitos científicos adequados às demandas da ciência e da tecnologia e ao contexto do seu ensino.
Específicos
Proporcionar fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos ligados ao ensino e aprendizagem de Ciência e Tecnologia, como subsídios para atuação adequada em sala de aula e para o desenvolvimento de pesquisa nas áreas específicas;
Promover a atualização e o aprofundamento de conhecimentos relacionados ao conteúdo curricular específico, com destaque aos aspectos relevantes para a aprendizagem.
Justificativa
Dentre as demandas por formação continuada de professores no Paraná, emergem questões ligadas às necessidades de uma educação científica sólida, que possibilite aos cidadãos prepararem-se para atender coerentemente às necessidades do ensino de forma consciente, crítica, ética e responsável.
Apesar dessa demanda, o que se percebe em sua maioria, é um ensino ainda muito ligado ao tradicionalismo acadêmico e à reprodução do conhecimento. Segundo Prof. Marco Antônio Moreira, em 2005, “a prática educativa continua a não fomentar o ‘aprender a aprender’ que permitirá à pessoa lidar frutiferamente com a mudança […]”. [1]
Diante desse quadro, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – PPGECT da UTFPR Câmpus Ponta Grossa identifica a necessidade de expansão das atividades de pesquisa na área. Tendo consolidado o mestrado profissional, para atender às demandas requeridas pela formação continuada de professores de Ciências e Matemática, propôs a implantação de um curso de doutorado com o intuito de dar continuidade ao trabalho já realizado, mas em um nível mais elevado, mantendo a coerência entre a área de concentração, linhas de pesquisa e projetos.
O que se propõe é um curso de doutorado inovador, que além de resultar em artigos científicos e em uma tese, possibilite também o desenvolvimento de produtos didáticos pedagógicos inovadores, por meio de uma pesquisa aplicada, desenvolvida e testada, de modo a levar aos professores resultados práticos, que traduzam propostas efetivas para solução de problemas reais, identificados na prática docente do professor pesquisador.
Dito de outra forma, ao ingressar no curso de doutorado, o professor deverá pesquisar sua própria prática, identificar lacunas e problemas de aprendizagem, buscando caminhos e soluções. Para tanto, deverá buscar fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos, e de posse desses fundamentos, deverá desenvolver produtos didático-pedagógicos, testando-os dentro das metodologias, controles e testes que darão rigor à pesquisa científica. Por fim disseminará os resultados aos seus pares, por meio da publicação de um livro, uma coletânea, um software, entre outros produtos que serão desenvolvidos, de modo a promover não só o incentivo à renovação pedagógica, mas também a reflexão teórica acerca da contribuição daquele produto para a área.
[1] link: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigcritport.pdf
Perfil do Egresso
O egresso do Programa de Doutorado do PPGECT – Câmpus Ponta Grossa, deverá ser capaz de, enquanto pesquisador: atuar na educação em todos os níveis de ensino que tenha condições de inovar sua prática docente em termos da compreensão e aplicação da ciência e da tecnologia no que se referem os aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos, tendo em vista o uso das novas tecnologias, materiais didáticos e espaços que venham aprimorar a prática docente.
Busca-se formar um profissional/pesquisador que venha a contribuir efetivamente para o desenvolvimento do Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia.
Fomentar o desenvolvimento de produtos educacionais inovadores (manuais, vídeos, aplicativos, softwares, entre outros), a partir da elaboração de trabalhos que além da fundamentação e reflexão teórica se utilizem da pesquisa aplicada;
Contribuir para que o produto final da atividade de pesquisa resulte em ações potencialmente aplicáveis no sistema educacional de forma a superar o distanciamento entre as contribuições da pesquisa em Ensino de Ciência e Tecnologia e a sua adoção;
Desenvolver atividades de intercâmbio acadêmico e científico a nível nacional e internacional;
Atender a demanda da região por formação pós-graduada em Ensino de Ciência e Tecnologia.