Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

Sobre

por admin publicado 10/01/2017 10h30, última modificação 07/02/2019 16h50

Sobre

por admin publicado 10/01/2017 10h33, última modificação 15/05/2019 10h42

logo

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica tem por objetivo fomentar a qualificação de engenheiros eletricistas e profissionais de áreas afins, formando recursos humanos (Mestres em Engenharia Elétrica) capazes de promover o desenvolvimento científico e tecnológico voltado às necessidades das empresas e sociedade. Desta forma, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica prima pelo desenvolvimento de atividades que promovam a geração e disseminação da ciência e da tecnologia na área de Sistemas e Processamento de Energia, visando sempre melhorar a qualidade de vida da sociedade e a preservação do meio-ambiente.

 

 

Área de Concentração: Sistemas e Processamento de Energia

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica aborda a área de sistemas e processamento de energia. Esta área integra desde a pesquisa teórica em modelagem e simulação de sistemas dinâmicos até o desenvolvimento de novos métodos e tecnologias relacionadas com sistemas de controle, instrumentação, processamento e qualidade de energia, sistemas renováveis e processos industriais. Os principais temas pesquisados envolvem conversão de energia e suas aplicações, compatibilidade eletromagnética, modelagem de sistemas dinâmicos, sistemas de controle e processamento de sinais.

 

Linhas de pesquisa

Análise de Sistemas Dinâmicos
A linha de pesquisa Análise de Sistemas Dinâmicos aborda os aspectos fundamentais de modelagem, análise, síntese e implementação de técnicas de controle e de processamento de sinais. Dentro deste contexto também serão abordados questões como desenvolvimento de transdutores e atuadores, o condicionamento analógico e digital dos sinais elétricos a eles associados bem como a sua integração em sistemas automáticos de monitoração e controle de processos. Além disso, são também realizados estudos e análises de aterramento e eqüipotencialização de equipamentos sujeitos a interferência eletromagnética. A linha é orientada pela preocupação de considerar a aplicabilidade de metodologias modernas em casos reais.

 

Processamento de Energia
A linha de pesquisa Processamento de Energia aborda questões relacionadas a conversão, controle, qualidade e conservação da energia para diversas aplicações. Os tópicos envolvidos nestas questões englobam técnicas de modelagem e simulação de sistemas de energia; técnicas computacionais de alto desempenho; sistemas inteligentes aplicados a sistema de energia; otimização e eficiência energética; projeto, análise e síntese de conversores estáticos; e, a utilização de fontes renováveis.ões