Você está aqui: Página Inicial > Área Acadêmica > Disciplinas
conteúdo

Disciplinas

por admin publicado 28/03/2017 12h32, última modificação 06/06/2022 11h33

Disciplinas PPGEL

Ambas as linhas

  • Interfaces entre linguagem e tecnologia (LT01 – 4 créditos)
    - Ementa: Linguagem e tecnologia em sua dimensão ontológica e cultural. Linguagem, tecnologia e referente. Linguagem, tecnologia e discurso. Linguagem, tecnologia e sujeito.


  • Pesquisas em estudos de linguagens (LT02 – 4 créditos)
    - Ementa: Epistemologia das ciências humanas e sociais; o trabalho científico e o caráter de cientificidade; teoria, métodos e técnicas para pesquisa em ciências humanas e sociais; a importância da pesquisa como forma de intervenção social; a pesquisa qualitativa.

 

Linha de Estéticas Contemporâneas, Modernidade e Tecnologia

 

  • Cultura das mídias (EC01 – 4 créditos)
    - Ementa: Estudo de tendências e/ou críticas no pensamento contemporâneo 

 

  • Tópicos Especiais I  (ECTE01 – 4 créditos)

 - Ementa: A ascensão da mídia de massa e a formação cultural. Conceitos e modelos de comunicação massiva e não-massiva. Comunicação global e hegemonia. Mídia e formação de identidades. A mídia e as organizações. Mídia e gênero textuais (genre). Contra-comunicação. Mídia, movimentos sociais e o ativismo midiático. Cultura e convergência midiática.

  • Modernidade e Cultura  (ECMC01 – 4 créditos)

 - Ementa: Estudos das transformações técnicas, tecnológicas e científicas em meados dos século XIX e seu impacto sore as mudanças e sobre as representações culturais, tais como a literatura. A cidade moderna de Edgar Allan Poe e de Charles Baudelaire. O mercado e o novo estatuto do artista. Os primeiros modernos na literatura brasileira e na literatura portuguesa. As tensões entre as novas tecnologias e a tradição fundiária; entre os conceitos de raça e de cultura no país. A modernidade periférica e as culturas híbridas. 

  • Experiência estética e análise midiática  (ECEA02 – 4 créditos)

 - Ementa:  O conceito de estética e cultura de massa: transfigurações da arte e da experiência pelos dispositivos tecnológicos. A noção de belo. A reprodutibilidade técnica e a mercadoria. A dimensão estética no contexto midiático: cinema, música, fotografia e outros textos. Significado e plasticidade das obras estéticas. A experiência estética e o conceito de Estesia. As  tecnologias e a experiência do corpo imagem. Estética e política. 

  • Cibercultura  (ECC – 4 créditos)

  - Ementa: As características da cibercultura. Cultura e sociedade estrutura cultural (econômica, social, histórica). sociedade em rede. Narrativa da Ciberculttura. Representação da arte cibercultural convergência à comunicação (artista midiático). A rede como articuladora social. Democracia liberal na cibercultura a dialética do tempo. América Latina na sociedade em rede

  • Tópicos Especiais II  (ECTE02 – 4 créditos)

 - Ementa: Estudo de autor, de obra ou de expressão cultural relevante para o pensamento contemporâneo 

  • Imagem, Visualidade e Tecnologias (OP01 – 2 créditos) 

- Ementa: A imagem e os aparatos tecnológicos. O audiovisual e sua relação com a técnica da fotografia à televisão. O olhar fotográfico e os modos de ver. O aparelho x usuário. Imagens e imaginário: a exogenia da mídia e da web. Discursos visuais em rede. Os modos de presença e pertencimento. A crise da visibilidade.

 

 

  • A Leitura Literária e a Formação do Leitor (OP04 – 2 créditos)
    - Ementa: Estudo do processo de formação de leitor de literatura. Análise de práticas de leitura literária na escola, enfocando os suportes de textos utilizados nessas práticas. O livro de literatura na escola. A atuação do professor como mediador da leitura na sala de aula e a recepção dos textos pelos alunos. Novas tecnologias e processos de ensino-aprendizagem de literatura: inovações metodológicas 

 

  • Modernidade e Modernização: O Espetáculo Do Séc. XIX Ao XX (OP05 – 2 créditos)

- Ementa: Estudo das transformações técnicas, tecnológicas e científicas em meados do séc. XIX e seu impacto sobre as mudanças sociais e sobre as representações culturais, tais como a literatura. A cidade moderna de Edgar Allan Poe e de Charles Baudelaire. O mercado e o novo estatuto do artista. Os primeiros modernos na literatura brasileira e na literatura portuguesa. As tensões entre as novas tecnologias e a tradição fundiária; entre os conceitos de raça e de cultura no país.

 

 

  • Nuanças do Romance Histórico na Modernidade e Pós-Modernidade (OP09 – 2 créditos)
    - Ementa: Estudo sobre o Romance Histórico brasileiro e latino-americano como reflexo dos momentos de crise da modernidade e da pós-modernidade. Modos como os processos de industrialização e os mecanismos da indústria cultural afetam não só a linguagem literária como a própria formação do imaginário coletivo na contemporaneidade. A metaficção historiográfica como mercadoria simbólica na pós-modernidade.

 

  • Literatura e(m) meios digitais (EC02 – 4 créditos)
    - Ementa: Literatura digital e literatura digitalizada, questões de terminologia e estética. Literatura, animações, hipertexto, construção colaborativa. A literatura para além do livro. Novas conformações da tríade autor-obra-leitor.

 

Linha de Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentidos

  • Letramentos, Cultura e Identidade (ML01 – 4 créditos)
    - Ementa: Fundamentos das teorias de Letramento. Modelos; Práticas e eventos de Letramento; Projetos e processos de letramento; Multiletramentos. Práticas identitárias e cultura.

  • Processos de Produção de Sentido (ML02 – 4 créditos)
    - Ementa: Estrutura e significado nas línguas naturais; Relações semânticas e pragmáticas na produção de sentido; os processos midiáticos e a produção do sentido em textos jornalísticos, publicitários e do audiovisual; a enunciação e o reconhecimento social.

 

  •  Gêneros Textuais/Discursivos  (MLG02 – 4 créditos)

 - Ementa: Conceito de gêneros textuais e discursivos; as principais teorias de estudo de gênero textuais/discursivos nos estudos da linguagem; procedimentos de análise de gênero; gênero multimodais; gêneros digitais. 

  •   Teorias Discursivas  (MLD02 – 4 créditos)   

  - Ementa: Discurso. Sujeito. História. Perspectivas atuais no campo dos estudos dos discursos

  • O verbo-viso-sonoro nas materialidades contemporâneas (MLV – 4 créditos)

 - Ementa: Teorias e métodos de análise de textos sincréticos: verbo-viso-sonoros

  •  Cibercultura e Convergências Tecnológicas (OP02 – 2 créditos)
    - Ementa: Ciberespaço e Cibercultura: a informação digital e as transformações sociais, políticas, culturais e econômicas. As características da cibercultura. Hipertexto, interface, hipermídia e transmídia. A convergência digital. Caracterização das plataformas e inovações dos serviços online para publicação, compartilhamento e organização em sistemas digitais interativos. A Teoria Ator-rede. Mídias sociais e a participação. Análise crítica das mídias digitais e da fragmentação social.

 

  • Fundamentos de Análise do Discurso Francesa (OP06 – 2 créditos)
    - Ementa: O quadro epistemológico da Análise do Discurso de linha francesa; a Análise do Discurso como disciplina de entremeio; ideologia, inconsciente e cultura como vias de constituição do sujeito; noções basilares para a Análise do discurso: ideologia, sujeito, condições de produção, formações ideológicas e discursivas, interdiscurso, memória, assujeitamento; efeitos e deslizamentos de sentidos.

 

  • Gêneros Textuais/Discursivos: Teorias e Métodos (OP07 – 2 créditos)
    - Ementa: Conceito de gêneros textuais e discursivos; As principais teorias de estudo de gêneros textuais/discursivos nos estudos da linguagem; Procedimentos de análise de gêneros; Gêneros multimodais; Hipertextualidade.

 

  • Articulação dos Níveis de Análise Linguística na Produção de Sentidos (OP08 – 2 créditos)
    - Ementa: Estudos básicos dos níveis da análise linguística (fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático e discursivo) para a descrição de fenômenos das línguas; o papel de cada nível na produção de sentidos; a enunciação como nível transversal da análise linguística.

 

 

 OBS: Por indicação do orientador, a aluna ou aluno de uma linha de pesquisa poderá fazer disciplinas de outra.