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Mestrado - Allan Cesar Dourado Ledo

por dirppg-ct publicado 10/12/2019 13h56, última modificação 10/12/2019 13h56
Configurações do grotesco nas histórias em quadrinhos de Lourenço Mutarelli
Quando
18/12/2019
de 09h00 até 12h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Sede Central: Sala A-206
Pessoa de contato
Profa. Anuschka Reichmann Lemos
Participantes
Orientador(a): Profa. Anuschka Reichmann Lemos, Dra. - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Profa. Anuschka Reichmann Lemos, Dra. - UTFPR
Prof. Clóvis Mendes Gruner, Dr. - UFPR
Profa. Carolina Fernandes da Silva Mandaji, Dra. - UTFPR
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Resumo: O objetivo desta dissertação é discutir o tema do grotesco nas histórias em quadrinhos do autor Lourenço Mutarelli. Para tanto, situou-se os quadrinhos de Mutarelli como graphic novels, produções autorais voltadas para o público adulto. Após a caracterização, buscou-se as origens da história em quadrinhos adulta na contracultura e no underground. Para chegar ao resultado, investigou-se as principais teorias acerca do grotesco: o grotesco como oposição ao sublime de Victor Hugo, o grotesco estranho de Wolfgang Kayser e o realismo grotesco de Mikhail Bakhtin. Além disso, descreveu-se alguns exemplos dessa categoria estética na literatura, nas artes visuais e nas histórias em quadrinhos. No intuito de esboçar uma base teórica para a linguagem dos quadrinhos, discutiu-se os conceitos de linguagem e de tecnologia cognitiva, assim como o sistema espaçotópico proposto por Thierry Groensteen. A partir destes elementos: o grotesco estranho de Kayser, o corpo grotesco de Bakhtin e as manifestações semióticas próprias das histórias em quadrinhos que operam ou contribuem para a produção do grotesco nessa mídia, analisou-se as histórias em quadrinhos de Mutarelli do ponto de vista da estética grotesca.

Palavras-chave:Palavras-chave: Lourenço Mutarelli. Histórias em Quadrinhos. Grotesco. Novelas gráficas. Espaçotopia.

 

Grotesque Settings in Lourenço Mutarelli's Comics

Abstract: The aim of this dissertation is to discuss the theme of grotesque in the comic books of the author Lourenço Mutarelli. To this end, Mutarelli's comics were situated as graphic novels, authored productions aimed at the adult public. After characterization, we sought the origins of adult comic in counterculture and underground. To reach the result, the main theories about the grotesque were investigated: the grotesque as opposed to the sublime of Victor Hugo, the strange grotesque of Wolfgang Kayser, and the grotesque realism of Mikhail Bakhtin. In addition, some examples of this aesthetic category have been described in literature, visual arts and comics. In order to outline a theoretical basis for the language of comics, language, the concept of cognitive technology and the spatiotopic system proposed by Thierry Groensteen were discussed. From these elements, Kayser's grotesque stranger, Bakhtin's grotesque body, and the semiotic manifestations proper to the comics that operate or contribute to the grotesque production in this media, we analyzed Mutarelli's comics from the standpoint of grotesque aesthetics.

Keywords:Lourenço Mutarelli. Comics.Grotesque. Graphic novels. Spatotopy.