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Mestrado - Maíra Rossin Gioia de Brito

por dirppg-ct publicado 03/11/2020 08h46, última modificação 03/11/2020 08h46
Reverberações: a sociabilidade do rádio em época de WhatsApp
Quando
25/11/2020
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Via videoconferência
Pessoa de contato
Profa. Anuschka Reichmann Lemos, Dra. - UTFPR
Participantes
Orientador(a): Profa. Anuschka Reichmann Lemos, Dra. - UTFPR
Coorientador(a): Profa. Paula Ávila Nunes, Dra - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Profa. Anuschka Reichmann Lemos, Dra. - UTFPR
Prof. Marcelo Fernando de Lima, Dr. - UTFPR
Prof. Rodrigo Eduardo Botelho Francisco, Dr. - UFPR
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Resumo: Este trabalho investiga como se desenvolve a sociabilidade do rádio quando a audiência faz uso de recursos tecnológicos como o aplicativo de mensagens WhatsApp. Com a utilização do método de estudo de caso de natureza exploratória, a análise tem como objeto de estudo mensagens recebidas pela CBN Curitiba durante a greve dos caminhoneiros em 2018 e no início da pandemia da COVID-19 em 2020. A pesquisa tem como objetivo analisar os aspectos intrínsecos no conteúdo gerado e que envolvem modalidade, finalidade e comportamento da audiência. Para isso o estudo descarta as propostas de categorização que têm como base aspectos técnicos e propõe uma divisão das mensagens a partir de conceitos ligados aos usuários da mídia digital. O ponto de partida são as reflexões e interpretações trazidas por SHIRKY (2011) e HAN (2018), como mediatização, desmediatização, motivação pessoal e/ou comum, ondas de indignação, ação coordenada e motivação cívica. Os resultados permitem constatar como o uso do aplicativo potencializou a sociabilidade do rádio, possibilitando que os ouvintes escolham entre a constituição de uma audiência participativa ou apenas destinatária da programação.
Palavras-chave: Sociabilidade 1. Rádio 2. Tecnologia 3. Mídia digital 4. Ouvinte 5.

 

Reverberations: the radio sociability in WhatsApp time
Abstract: This work investigates how the radio's sociability occurs when the audience makes use of technological resources such as the WhatsApp messaging application. Using the case study method of exploratory quality, the analysis has messages received by CBN Curitiba during the truckers strike in 2018 and at the beginning of the COVID-19 pandemic in 2020 as study objects. The research aims to analyze the intrinsic aspects in the content generated and which involve audience modality, purpose and behavior. For this, the study discards the categorization proposals which are based on technical aspects and proposes a division of messages based on concepts related to users of digital media. The starting point are the reflections brought by SHIRKY (2011) and HAN (2018), such as media coverage, demedication, personal and / or common motivation, waves of indignation, coordinated action and civic motivation. The results allow us to see how the use of the application has enhanced the sociability of the radio, allowing listeners to choose between constituting a participatory audience or just receiving the program.
Keywords: Sociability; Radio; Technology; Digital media; Listener 5

Lista de publicações: GIOIA DE BRITO, M. R. CBN DEBATE: PALCO DE DELIBERAÇÃO PÚBLICA? In: V Seminário de Pesquisa em Comunicação UNINTER - Ajustamentos comunicativos em tempos incomuns, 2020, Curitiba. Anais do V Seminário de Pesquisa em Comunicação UNINTER. Curitiba: Uninter, 2020. p.83 - 84

Obs: Esta defesa será realizada exclusivamente através de videoconferência, caso tenha interesse em acompanhar, entre em contato com o orientador com pelo menos 24 horas de antecedência da data de realização.