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PPGEL

por admin publicado 02/02/2017 09h58, última modificação 18/10/2018 16h39

O Programa de Pós-Graduação de Ensino de Letras está organizado em uma área de concentração e em duas linhas de pesquisa. A área de concentração "Linguagem e Tecnologia" abarca estudos sobre linguagens em múltiplas manifestações. O foco é a intersecção entre tecnologia e linguagens e os afetamentos e possibilidades interacionais derivados que as transformam. Entende-se que a tecnologia e as linguagens são centrais e ontológicas na constituição sócio-cognitiva, pois são mediações fundantes entre o homem e o mundo. Como a linguagem, a tecnologia forma e transforma o homem, sendo essenciais à interação. Assim, o objeto de estudo é constituído pelo fenômeno da linguagem como prática sócio-cognitiva mediada, influenciada e constituída em articulação constante com interfaces tecnológicas, ou seja, o objeto é a interação humana pela linguagem em suas articulações e discursos com, na e sobre a tecnologia. A área se divide em duas linhas de pesquisa, que partilham da ideia de que os sentidos produzidos e difundidos nas diferentes linguagens, em interação com a dimensão da tecnologia, são essenciais à interação humana.

 

Área de concentração

Linguagem e Tecnologia

 

Linha de pesquisa: Estéticas Contemporâneas, Modernidade e Tecnologia

A linha investiga o papel da tecnologia na dimensão da cultura moderna e contemporânea e sua incidência sobre o imaginário. Contempla estudos referentes às estéticas, suas manifestações em linguagens diversas, e os modos como o pensamento moderno e contemporâneo absorvem tais reflexões. Propiciam-se abordagens em perspectiva historiográfica, aspectos da construção do cânone, além do comparativismo e dos processos de criação e estranhamento a partir da modernidade e suas repercussões na contemporaneidade. Trata-se de pensar as estéticas, também na esfera do digital, como um processo dialógico dos modos de sentir e de estar no mundo, englobando questões relacionadas a gênero, formação do leitor, arte e poéticas, além do midiático como um locus de discursos, formação identitária e produto da cultura. Investigam-se conexões entre a experiência estética e a crítica cultural e como estas afetam o universo criativo, sobretudo, a partir do uso de diferentes plataformas tecnológicas.

Professores da linha

 

 

Linha de pesquisa: Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentido

Esta linha estuda os processos de letramentos, que são intrinsecamente multidisciplinares, pois mobilizam diferentes sistemas linguísticos relacionados a comportamentos sócio-culturais. Assim, envolvem múltiplas formas de expressão, desde a oral (lógico-abstrata, pelo emprego de sistemas simbólicos), passando pela organização textual e discursiva, até a artística. Isso porque os sujeitos, para produzirem textos/discursos adequados às intenções sócio-comunicativas, demandam potencial cognitivo e arranjos linguísticos decorrentes das inúmeras possibilidades interacionais instituídas historicamente. Nesse sentido, considera-se ainda que, em tais processos de letramentos, há uma vinculação indissociável entre linguagem e tecnologia, pois ambas são fundantes e constituintes do homem.

Professores da linha