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Mestrado - Sérgio Salsamendi

por dirppg-ct publicado 26/08/2020 10h16, última modificação 26/08/2020 10h16
Influência de diferentes configurações de anéis tlocr / cilindros na resposta tribológica em componentes do motor diesel
Quando
14/09/2020
de 09h00 até 12h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Via videoconferência
Pessoa de contato
Prof. Giuseppe Pintaúde, Dr.
Participantes
Orientador(a): Prof. Giuseppe Pintaúde, Dr. - UTFPR
Coorientador(a): Prof. Tiago Cousseau, DR. - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Prof. Giuseppe Pintaúde, Dr. - UTFPR
Prof. Carlos Henrique da Silva, Dr. - UTFPR
Marcia Marie Maru de Moraes, Dra. - INMETRO
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Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento tribológico de dois sistemas ‘anel TLOCR – cilindro’, variando a geometria da área de contato dos anéis TLOCR (twin land oil control ring), além da força normal de contato e a rugosidade do cilindro. Para esta avaliação foram utilizadas amostras de cilindros, fabricadas em ferro fundido cinzento, com pequenas variações de rugosidade (caracterizadas em interferômetro óptico) e dois conceitos de anéis de controle, chamados V-shape, em aço nitretado e força normal de 28 N, e X-taper, em ferro fundido com revestimento em cromo e força normal de 86 N. O elemento interfacial usado para ambos os ensaios foi o óleo semi-sintético ALFAP PAO (10W30- API CK-4), de viscosidade cinemática nominal a 100°C de 9,3 a 12,5 mm²/s (cSt), sempre novo para cada ensaio. Foi utilizado um tribômetro universal com módulo do tipo reciprocating, com cargas de 28 ou 86 N e temperatura de óleo mantida constante a 90 °C. Os ensaios tribológicos foram realizados por duas horas e seus resultados foram analisados em 6 segmentos (legs 1 a 6) de 20 minutos cada, para cada repetição. Foram feitas 6 repetições para cada sistema. Cada amostra de cilindro foi novamente avaliada em interferômetro óptico para determinação do desgaste, comparando os parâmetros de rugosidade da Curva de Abbot antes e depois de cada ensaio. Uma análise de óleo por ferrografia foi realizada para cada sistema. A análise do regime de lubrificação mostrou que todos os ensaios foram realizados dentro da região mista. Como conclusão, observou-se que os valores médios de coeficiente de atrito foram significativamente semelhantes para os dois sistemas, bem como as diferenças em desgaste, avaliado por meio da variação topográfica, não foram suficientes para diferenciar os sistemas.
Palavras-chave: Motor Diesel; Coeficiente de Atrito; Desgaste lubrificado; Anel de controle.

Different configurations of tlocr / cylinders and its influence on tribological response of diesel engine components
Abstract: This investigation aims to evaluate the tribological behavior of two systems ‘TLOCR – cylinder’, varying the geometry of contact area of the twin land oil control rings (TLOCR), besides normal load and cylinder roughness. For this evaluation samples of cylinders, manufactured in grey cast iron, with low variation in surface roughness (characterized using optical interferometry) and two concepts of oil control ring, called V-shape, in nitrided steel with 28 N of applied load, and X-taper, in cast iron with chromium coating with normal load of 86 N. The interfacial element used for both systems was the semi-synthetic oil ALFAP PAO (10W30- API CK-4), with nominal kinematic viscosity at 100°C of 9.3 to 12.5 mm²/s (cSt), always fresh for each test. A universal tribometer was employed under reciprocating mode, with loads of 28 or 86 N, and the oil temperature kept constant at 90 °C. The tribological tests were conducted during 2 hours, and the results were analyzed for six segments of 20 minutes, for each repetition. Each test was repeated 6 times for each system. Every sample of cylinder was evaluated again using optical interferometer to estimate the wear, comparing the Abbot curve parameters before and after each test. A ferrography analysis was performed for each system. The lubrication regime showed that all tests were conducted under mist region. As conclusion, the average values of friction coefficient were significantly similar for both systems, as well as the wear differences, evaluated by means of topography variation, were not enough to separate the systems.
Keywords: Diesel engine, friction coeficiente, lubricated wear, control oil.


Lista de publicações:
HEAVY DUTY DIESEL ENGINE LINERS AND TWIN LAND OIL CONTROL RINGS TRIBOLOGICAL RESPONSES.
Sérgio Salsamendi,¹ Heloisa Moreira,² Tiago Cousseau,² and Giuseppe Pintaude,²

¹ Volvo do Brasil, Brazil
² UTFPR, Brazil

Obs: Esta defesa será realizada exclusivamente através de videoconferência, caso tenha interesse em acompanhar, entre em contato com o orientador com pelo menos 24 horas de antecedência da data de realização.