Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

O Programa

por tassia publicado 19/09/2019 16h41, última modificação 22/09/2020 18h55

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais do câmpus Curitiba da UTFPR (PPGEM-CT) tem por objetivos:

I. Capacitar profissionais para a aplicação de conhecimentos na execução de atividades de pesquisa cientifica e de desenvolvimento visando a solução de problemas ou a proposição de inovações tecnologias para atender demandas da sociedade e do mercado de trabalho;

II. Definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas suas linhas de atuação, visando atender demandas específicas para o desenvolvimento internacional, nacional, regional e/ou local.

 

Breve Histórico

O PPGEM-CT teve seu curso de mestrado homologado pela CAPES em 2000, iniciando as atividades nesse mesmo ano. Em 2002 ocorreu a primeira defesa e titulação de mestrado. O Programa está inserido na Área das Engenharias III da CAPES e consolidou-se com conceito 4 após o triênio 2007-2009, mantendo esse conceito desde então.

Em 2010 foi elaborada a proposta para a criação do curso de doutorado, homologado pela CAPES no ano de 2012, sendo as atividades iniciadas em setembro de 2012. Na proposta para o doutorado previu-se que 13 professores estariam habilitados para a orientação de doutorado. No entanto, outros professores se credenciaram no Programa, melhorando a relação docente por área de concentração, visto que inicialmente algumas áreas tinham número reduzido de professores. Atualmente o corpo docente é formado por 24 professores permanentes e um professor visitante.

Em agosto de 2015 ocorreu a primeira defesa e titulação de doutorado. Desde então, até o final de 2019, foram 25 titulações de doutorado e, desde o início de seu funcionamento em 2000, 379 titulações de mestrado. Neste ano de 2020, até setembro, ocorreram 14 defesas de mestrado e 4 de doutorado.

De 2000 até 2016 o PPGEM-CT (coordenação, salas de aula e laboratórios) funcionou na sede Centro do Câmpus Curitiba da UTFPR. Em 2016 o PPGEM-CT, juntamente com o Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC-CT), mudou-se para a Sede Ecoville. Nesta sede o PPGEM-CT e o DAMEC-CT têm à sua disposição uma área total aproximada de 14.000 m2, distribuída em quatros prédios (blocos K, L, M e N). Essa mudança ampliou e melhorou consideravelmente a infraestrutura didática e de pesquisa disponível.

 

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área: Engenharia de Manufatura

 

Área: Engenharia de Materiais

 

Área: Engenharia Térmica

 

Área: Mecânica dos Sólidos

 

 

Exigências curriculares dos cursos de Mestrado e de Doutorado do PPGEM-CT (resumo)

Cada área de concentração oferta suas disciplinas específicas.Além dessas, existem três disciplinas consideradas de núcleo comum: Métodos Estatísticos, Métodos Matemáticos e Metodologia da Pesquisa Científica.

 * ATENÇÃO NOVO REGULAMENTO DO PROGRAMA  PUBLICADO - Versão 6: julho de 2018:

 http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/documentos

Alunos matriculados antes do início da vigência do novo regulamento (julho 2018) deverão definir em conjunto com Orientador qual regulamento cumprirá INTEGRAMENTE. Definição deverá ser formalizada no momento da solicitação da Defesa no programa.

 


Cursos 

 

Requisitos Mínimos para a obtenção do título de Mestre e Doutor no PPGEM-CT 

DESCRIÇÃO REGULAMENTO VERSÃO 2018: Versão 6: julho de 2018

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/documentos

Resumo das exigênciasMestradoDoutorado
Total de créditos 24 48
Mínimo de créditos em disciplinas* (excluindo estudo dirigido e projeto de dissertação/tese) 15 31**
Limite máximo de créditos em disciplinas de estudo dirigido  2  4
Limite máximo de créditos em atividades complementares   4  7
Créditos em projeto de dissertação/tese   3  6
Artigo  (aceito) (em congresso ou periódico) sim -
Artigo publicado (Qualis no mínimo B2).  - sim
Obrigatoriedade do estágio docência não sim
Obrigatoriedade de proficiência em inglês sim sim
Defesa pública e aprovação da dissertação ou tese sim sim
Residência mínima 12 meses 24 meses
Residência máxima 24 meses 48 meses
Prorrogação máxima   6 meses 12 meses

* Cada crédito em disciplina corresponde à 15 horas-aula.

** O aluno de doutorado poderá obter validação de disciplinas feitas no curso de Mestrado, obtendo no máximo vinte e quatro (24) créditos.