Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

O Programa

por admin publicado 02/02/2017 09h58, última modificação 20/06/2018 14h41

Sumário

  1. Objetivos
  2. Mestrado
  3. Doutorado
  4. Infraestrutura

 

Objetivos

I – Geral

Formar pessoas capazes de desenvolver pesquisas científicas e inovadoras, visando fomentar o desenvolvimento tecnológico na área da Engenharia de Produção.

II – Específicos

a) gerar conhecimentos necessários para solucionar problemas específicos do setor produtivo;
b) oferecer ao corpo discente uma visão integrada da Engenharia de Produção, estimulando a análise e compreensão das variáveis organizacionais bem como desenvolver competências para a busca da excelência no desempenho pessoal;
c) formar recursos humanos com qualificação adequada para atender a demanda do setor produtivo e da docência universitária;
d) consolidar a missão da UTFPR, promovendo a educação de excelência, através do ensino, da pesquisa e da extensão;
e) consolidar os fundamentos previamente adquiridos por profissionais em atuação no mercado de trabalho e na academia;
f) fortalecer a cooperação entre a UTFPR e o setor industrial.

 

MESTRADO

Área de concentração: Gestão Industrial

Linhas de Pesquisa
Gestão do Conhecimento e Inovação
Gestão da Produção e Manutenção

Metodologia
O aluno deverá obter no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos.
a) 18 (dezoito) créditos obtidos em 06 (seis) disciplinas;

  • Cada disciplina tem a duração de 45 horas/aula, onde cada 15 horas/aula equivalem a 01 (um) crédito;

b) 03 (três) créditos em Tópicos Especiais (disciplinas eletivas dos grupos de pesquisa);
c) 03 (três) créditos em Atividades Complementares.

  • O curso terá duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses.
  • O Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna (Inglês) deverá ser efetuado durante a realização do curso.

 

DOUTORADO

Área de concentração: Gestão Industrial

Linhas de Pesquisa
Gestão do Conhecimento e Inovação

Metodologia
O aluno deverá obter no mínimo 48 (quarenta e oito) créditos.

  • a) 36 (trinta e seis) créditos obtidos em disciplinas;
  • b) 06 (seis) créditos em Atividades Complementares;
  • c) 06 (seis) créditos em Publicações.

O curso terá duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses e máxima de 48 (quarenta e oito) meses.
O Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna (Inglês) e/ou em Língua Portuguesa (para estrangeiros) deverá ser efetuado durante a realização do curso.

 

Infraestrutura

Atualmente o Campus Ponta Grossa conta com grande área edificada assim distribuída: Prédio Principal – Bloco de Administração da Sede – DEADS, construído em 1995; Bloco G – construído em 1996; piscina; vestiário, alojamento para visitantes e Sede da Associação dos Servidores da UTFPR.

Integram o patrimônio: 34 laboratórios, 23 salas de aula teóricas, 02 salas para cursos extraordinários, 01 auditório e 01 mini-auditório, Laboratório de Performance (Educação Física), Ginásio de Esportes (em construção), quadras poliesportivas, campos de futebol e amplo estacionamento.
A Instituição mantém modernos laboratórios de informática onde os alunos desenvolvem o uso de tecnologias de informação e realizam cursos de sistemas operacionais: editores de textos, banco de dados, planilhas de cálculo e softwares gráficos e de programação.

Há uma Biblioteca Tecnológica com área de 533 m², espaço para leitura (03 salas), seção de periódicos, acervo de livros didáticos nas áreas de Gestão, Alimentos, Eletrônica, Mecânica, Informática e de Núcleo Comum. Ainda nesse espaço, há 03 salas de estudos (ambiente fechado), videoteca, sala de informática 15 computadores para dar suporte aos trabalhos acadêmicos (todos ligados a Internet), 01 sala de processos técnicos e, uma sala para conferência. Além desta, o programa conta com o acervo das demais bibliotecas do Sistema UTFPR que pode ser acessado através de consulta eletrônica e solicitado, sendo disponibilizado em 48 horas, caso a obra desejada não se encontre na biblioteca de Ponta Grossa.

Atualmente, o acervo conta com 4.636 títulos e 8.920 volumes, 93 periódicos, totalizando 2.200 exemplares, com a perspectiva de investimento anual de R$15.000,00 para manter o acervo bibliográfico atualizado. O Mestrado em questão tem esta estrutura disponível, além de uma biblioteca setorial integrada a já existente, com uma sala de estudos específica para o referido curso.

Para atender às necessidades do Mestrado Acadêmico, o Campus Ponta Grossa dispõe de um prédio (bloco L) de três pavimentos que conta com várias salas de aulas, secretaria exclusiva para alunos de pós-graduação, salas de professores (10), salas de coordenação, sala de estudos e 1 laboratório de informática equipado com 20 computadores e ligados em rede e com acesso à Internet. A utilização de laboratórios existentes nas empresas que a Instituição mantém vínculos é também vislumbrada.