Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

Sobre

por admin publicado 13/01/2017 11h43, última modificação 28/06/2018 10h03

O objetivo geral do curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia de Produção e Sistemas do Câmpus Pato Branco da UTFPR é a capacitação para atividades de pesquisa e geração de conhecimento, por meio da incorporação do método científico.

 

Área de Concentração

Gestão dos Sistemas Produtivos

A área de Gestão dos Sistemas Produtivos contém elementos de pesquisa operacional, engenharia organizacional edo trabalho, articulados no sentido de diagnosticar e propor soluções de problemas e estudar formas de gestão mais eficientes. Para tal pretende-se atuar na gestão das organizações, no estudo dos aspectos individuais, assim como natomada de decisão nos processos dessas organizações. O objetivo geral dessa área é a melhoria da eficiência, competitividade e da capacidade inovadora das organizações, dentro de um contexto de sustentabilidade dos sistemas produtivos. A área de Gestão dos Sistemas Produtivos contém elementos de pesquisa operacional, engenharia organizacional e do trabalho, articulados no sentido de diagnosticar e propor soluções de problemas e estudar formas de gestão mais eficientes. Para tal pretende-se atuar na gestão das organizações, no estudo dos aspectos individuais, assim como na tomada de decisão nos processos dessas organizações. O objetivo geral dessa área é a melhoria da eficiência, competitividade e da capacidade inovadora das organizações, dentro de um contexto de sustentabilidade dos sistemas produtivos.

 

Linhas de Pesquisa

Modelos e métodos de suporte à tomada de decisão

Esta linha contempla principalmente os sistemas produtivos, os sistemas de transporte, o desenvolvimento de produtos, os sistemas da qualidade e a gestão econômica. Dentro dessas áreas objetiva-se o estudo, o desenvolvimento e a aplicação de métodos e modelos para auxiliar o processo de tomada de decisões. Para tanto podem ser empregados métodos qualitativos e/ou quantitativos. Dentre os métodos qualitativos podem ser citadas as entrevistas, os grupos focais, a observação participante, entre outros. Sob o ponto de vista da pesquisa quantitativa destacam-se os métodos estatísticos, a análise multivariada, a análise de séries temporais, os métodos de decisão multicritério, os métodos de engenharia econômica, entre outros.

 

Engenharia organizacional e do trabalho

Esta linha aborda a gestão das organizações, abrangendo tópicos do planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção e tecnologia, a gestão empreendedora, a avaliação de desempenho organizacional, gestão da inovação e informação. Adicionalmente, preocupa-se com aspectos da engenharia do trabalho, incluindo projeto, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, produtos e ambientes para a compatibilização com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas.

 

 

Mais sobre o PPGEPS

A aprovação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas - PPGEPS é resultado de um processo que começou em 2004, quando, por ocasião da oferta de  especialização em Engenharia de Produção, se observou uma forte demanda na região por métodos e técnicas gerenciais voltadas à excelência e aumento da produtividade. Esse processo foi intensificado a partir de 2007 com a busca por maior capacitação docente dos professores do câmpus, em nível de doutorado nas áreas de engenharia de produção e administração em instituições como UFRGS, UFSC e USP. Entre 2011 e 2013 ações de articulação interna e apoios externos foram levantados juntamente aos programas PPGEP-PG da UTFPR e PPGEPS da PUC-PR para viabilizar o PPGEPS-PB.  Finalizando, o PPGEPS-PB estará focado, dentro de suas linhas de pesquisa, no compromisso de colaborar com empresas e instituições da região, por meio da pesquisa científica.