Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

O Programa

por admin publicado 02/02/2017 09h58, última modificação 25/04/2018 16h03

Sumário

  1. Objetivos
  2. Perfil do Profisisonal
  3. Área de concentração 
  4. Linhas de pesquisa
  5. Cooperações e Convênios

 

Objetivos

Geral

Promover o aprimoramento científico de diplomados, na área de Desenvolvimento de Processos, para atender graduados dos cursos de Engenharia Química, Química, Engenharia Ambiental, Tecnologias e áreas afins, visando à formação de docentes, pesquisadores e profissionais altamente qualificados a realizar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e avaliação sistemática de processos e garantam a minimização dos efeitos sobre o meio ambiente, atendendo as necessidades contemporâneas no âmbito local, regional e Nacional.


Objetivos Específicos

Formar profissionais altamente qualificados para o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas na área de Engenharia Química com enfoque no desenvolvimento de processos, evitando o deslocamento de estudantes da região para outros centros para cursarem pós-graduação nesta área; Fomentar mecanismos de transferências de tecnologias entre as diferentes áreas do conhecimento; Promover o estreitamento dos laços da universidade com a indústria, por meio de projetos de cooperação com o setor produtivo, propiciando o desenvolvimento industrial; Convergir as áreas de engenharias, engenharia química, e áreas afins com a finalidade de contribuírem para os avanços da Ciência e Tecnologia; Fortalecer a pesquisa acadêmica institucional na área de processos ambientais, reatores e biocombustíveis. Proporcionar aos egressos e à comunidade externa uma oportunidade de desenvolvimento de projetos aplicados ao desenvolvimento sustentável; Divulgar os trabalhos realizados e desenvolver na comunidade a necessidade do conhecimento técnico-científico através de palestras e fóruns.


Perfil do Profissional

O Mestre do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Processos da UTFPR/Ponta Grossa deverá ser capaz de: divulgar e fomentar a investigação científica e tecnológica, visando o desenvolvimento de aplicações práticas interligadas entre os conhecimentos teóricos, o desempenho laboratorial e o meio ambiente; dar continuidade a sua formação de base, intensificando seus conhecimentos para atuarem no ensino/pesquisa tecnológica e científica na área de Engenharia Química, sempre com vistas à multidisciplinaridade de conhecimentos. De forma específica, o Mestre em Desenvolvimento de Processos, deverá ser capaz também de: Avaliar e propor soluções tecnológicas frente à complexidade das questões relacionadas ao uso e contaminação dos recursos naturais; Definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa e desenvolvimento; Desenvolver novas perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa aplicada às temáticas de reatores, biocombustíveis, processos de separação e tecnologia ambiental; Desenvolver junto à comunidade a divulgação da educação ambiental, científica e tecnológica através dos conhecimentos multidisciplinares que adquiriu no programa; Atuar, como docente, no magistério de ensino superior; Atuar como pesquisador em empresas.

 

Área de Concentração

Desenvolvimento de Processos

Esta área de concentração viabiliza a formação de recursos humanos para pesquisa focando o estudo e desenvolvimento de processos em Reatores e Biocombustíveis e Processos de Separação e Tecnologia Ambiental, favorecendo processos com potencial de aplicação tecnológica. As principais ações dessa área de concentração fornecem subsídios para a modelagem e simulação de problemas de engenharia, em particular, na área de Reatores Químicos, e Processos Ambientais, as quais caracterizam interesses aplicados à Engenharia. Objetivando uma contribuição importante principalmente na Área de Engenharia Química quanto ao Desenvolvimento de Processos possibilitando a redução do tempo de execução, menor custo operacional e otimização de sistemas Reacionais e Ambientais.


Linhas de Pesquisa

Reatores e Biocombustíveis

Estudo de modelagem e simulação de processos em diferentes tipos de reatores bem como cinética e mecanismos de reação. Realizar síntese e caracterização de materiais catalíticos e biocombustíveis por diferentes técnicas.

 

Processos de Separação e Tecnologia Ambiental

Desenvolvimento de processos convencionais e avançados para o tratamento de água e efluentes. Tratamento de efluentes gasosos. Processos de produção de água potável. Desenvolvimento de metodologias para análise de efluentes líquidos. Desenvolvimento de metodologia para analises de solo. Produção de sistemas envolvendo fluidos e partículas de correntes liquidas e gasosas;

Cooperações e Convênios