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Mestrado - Manuelle Pereira da Costa Simeão

por dirppg-ct publicado 11/02/2019 10h34, última modificação 11/02/2019 10h34
Ciência e Tecnologias nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba: compreensões curriculares para a prática docente
Quando 10h00 13h00 25/02/2019
das até
Onde Sede Central: Sala E-203
Nome do Contato Profa. Luciane Ferreira Mocrosky
Participantes Profa. Luciane Ferreira Mocrosky, Dra. - Orientadora UTFPR Banca examinadora: Profa. Luciane Ferreira Mocrosky, Dra. Presidente- UTFPR Prof. Leonir Lorenzetti, Dr. - UFPR Profa. Fabiane Mondini, Dra. - UNESP
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Resumo: Este estudo buscou compreender as práticas de Ciência e Tecnologias desenvolvidas com os anos iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas de tempo integral da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, pelo que vem explícito nos documentos que orientam a ação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual se apoiou na abordagem fenomenológica para a compreensão de inquietações que emergiram das experiências docente vivenciadas pela professora pesquisadora. Portanto, “o que é isto, o Ensino de Ciência e Tecnologias nos anos iniciais do Ensino Fundamental da RME de Curitiba?” é a interrogação que conduziu a trajetória percorrida. Tal interrogação apontou como caminhos possíveis para a investigação: ir ao encontro dos aspectos da história da prática, no contexto da educação em tempo integral, sua construção e políticas públicas que viabilizaram a sua criação; uma compreensão pautada no estudo hermenêutico de documentos que orientam os docentes da RME de Curitiba e por último, entendimentos contemporâneos, manifestos na academia, sobre ensino de ciência e tecnologia nos anos iniciais. Como resultado destacou-se a importância de clarear significados de Alfabetização Científica e Tecnológica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Do mesmo modo, evidenciou-se, nos documentos oficiais, a necessidade de trazer para a formação docente possibilidades do ensino de ciências que enlacem a perspectiva da construção do conhecimento científico, imerso no enfoque CTS - Ciência Tecnologia e Sociedade e nos pressupostos da Alfabetização Científica e Tecnológica. Tais encaminhamentos revelaram a hermenêutica filosófica como possibilidade de pensar a formação continuada de professores.
Palavras-chave: Ensino de Ciência e Tecnologias; Formação de Professores; Hermenêutica filosófica.

Science and Technology in the initial years of the Municipal Education Network of Curitiba: curricular understandings for the teaching practice

Abstract: This study sought to understand the Science and Technology practices developed in the initial years of elementary school, in the full-time schools of the Municipal School of Curitiba, for what comes explicit in the documents that guide the teaching action. It is a qualitative research that relied on the phenomenological approach to understand the concerns that emerged from the teaching experiences experienced by the researcher teacher. So, “what is this, the Science Education and Technology in the early years of elementary school of RME of Curitiba”? , is the question which led the path traveled, pointing to possible ways to research: to meet the aspects of history of practice, in the context of full-time education, its construction and public policies that enabled its creation; an understanding based on the hermeneutic study of documents that guide the professors of the RME of Curitiba and, finally, contemporary understandings, manifested in the academy, about science and technology teaching in the initial years. As results, it was highlighted the importance of clarifying meanings of Scientific and Technological Literacy in the initial years of the EF. In the same way, it was evidenced, in the oficial documents, the necessity to bring to teaching formation possibilities of science teaching that link the perspective of the construction of scientific knowledge, immersed in the CTS – Science Technology and Society approach and in the presuppositions of Scientific and Technological Literacy. Such referrals revealed philosophical hermeneutics as the possibility of thinking about the continuing formation of teachers.
Keywords: Science and Technology Teaching; Teacher training; Philosophical hermeneutics.

 

Lista de publicações:

SIMEÃO, M. P. da C.; MOCROSKY, L. F. Pesquisa qualitativa e a abordagem fenomenológica: o percurso da professora pesquisadora Maria Aparecida Viggiani Bicudo. ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 236-252, set./dez. 2018. Seção Entrevistas.