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Mestrado - Rafael Felipe Pszybylski

por dirppg-ct publicado 01/11/2019 14h01, última modificação 01/11/2019 14h01
O uso do software de programação App Inventor 2 na formação inicial de professores de Ciências
Quando
19/11/2019
de 13h30 até 16h30
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Sede Centro - Sala B-205
Pessoa de contato
Marcelo Souza Motta
Participantes
Marcelo Souza Motta, Dr. -Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Marcelo Souza Motta, Dr. - Presidente - UTFPR
Prof. Sergio Camargo, Dr. -UFPR
Prof. Alisson Antonio Martins, Dr. - UTFPR
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iCal

Resumo: A possibilidade de acesso rápido e fácil às tecnologias digitais trouxe novas formas de relações sociais, de trabalho e de obtenção da informação. Isto não altera apenas as ações cotidianas, mas transforma o modo de viver, os desejos e pensamentos, a leitura da realidade e, por consequência, a maneira de aprender e de ensinar. Em vista disso, a escola precisa adaptar seus métodos de ensino aos avanços tecnológicos. Nesta perspectiva, especificamente no que diz respeito ao uso das tecnologias, a formação inicial dos professores configura-se como um campo de pesquisa que precisa ser investigado e aprimorado. Diante desta realidade, este trabalho tem por objetivo analisar se a utilização do software de programação App Inventor 2, no desenvolvimento de aplicativos educacionais móveis, contribui para a formação inicial de professores de Ciências. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo com 23 acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Paraná (IFPR) - Campus Palmas, matriculados na disciplina de Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino de Física. Para apresentar o software aos estudantes, foi desenvolvido um produto educacional, fundamentado na teoria de aprendizagem Construcionista de Papert, contendo um guia que aborda as principais funções do software de programação App Inventor2; a construção detalhada de uma calculadora simples; um jogo no formato de quiz e alguns desafios. Após a aplicação do produto educacional, os estudantes construíram aplicativos educacionais móveis para o ensino de Física. Para a constituição dos dados da pesquisa, utilizou-se diferentes instrumentos metodológicos, a saber: observações, anotações, questionários, relatórios e os aplicativos desenvolvidos pelos estudantes. Os dados coletados foram analisados a partir da teoria Construcionista. A pesquisa revelou que o App inventor 2 facilita a construção de um ambiente de aprendizagem Construcionista, potencializando situações de ensino-aprendizagem criativas, inovadoras e reflexivas, sendo uma ferramenta que apresenta muitas contribuições no auxílio da construção do saber tecnológico do professor em formação inicial.

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores. Tecnologias Digitais na Educação. App inventor. Saber Tecnológico. Ambiente Construcionista.

Using App Inventor 2 programming software in initial Science teacher training

Abstract: The possibility of quick and easy access to digital technologies has brought new forms of social relations, work and information gathering. This not only changes everyday actions, but transforms the way of living, desires and thoughts, the reading of reality and, consequently, the way of learning and teaching. Considering these facts, it is necessary that the school connects the teaching methods to technological advances. Regarding the use of technologies, the initial formation of teachers is configured as a research field that needs to be investigated and improved. In this perspective, this paper aims to analyze whether the use of App Inventor 2 programming software, in the development of mobile educational applications, contributes to the initial formation of science teachers. To achieve this goal, a qualitative research was conducted with 23 students of the Biological Sciences Degree course at the Federal Institute of Paraná (IFPR) - Campus Palmas, in the subject Methodological Theoretical Fundamentals of Physics Education. To introduce the software to students, an educational product was developed based on Papert's constructionist learning theory, containing a guide that addresses the key functions of App Inventor2 programming software, the detailed construction of a simple calculator, a quiz game and some challenges. After applying the educational product, students built mobile educational applications for teaching physics. For the constitution of the research data, different methodological instruments were used as observations, notes, questionnaires, reports and the applications developed by the students. The collected data were analyzed from the constructionist theory. The research revealed that App inventor 2 facilitates the construction of a constructionist learning environment, enhancing creative, innovative and reflective teaching-learning situations, this way being a tool that stongly contributes in helping the construction of the teacher's technological knowledge in initial training.

Keywords: Initial Teacher Education. Digital Technologies in Education. App inventor. Technological Knowledge. Constructionist environment.

Lista de publicações:

OLIVEIRA, J.P. ; PSZYBYLSKI, R. F. ; MOTTA, M. S. ; KALINKE, M. A. . An Outlook at the Educational Mobile Apps to the Physics Subjects Available In the Android Operating System. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 91-111, 2019.


PSZYBYLSKI, R. F.; de Oliveira, João Paulo ; MOTTA, M. S. ; KALINKE, M. A. . Mapeamento Dos Aplicativos Educacionais Para O Ensino De Física. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2018, Ponta Grossa. ANAIS VI SINECT (2018), 2018.