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Mestrado - Talita Fraguas

por dirppg-ct publicado 30/10/2019 08h38, última modificação 30/10/2019 08h38
Lixo eletrônico no contexto da Educação Ambiental: um estudo de caso junto a professores do Ensino Médio
Quando
19/11/2019
de 09h30 até 12h30
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Sede central: Sala C-301
Participantes
Prof. Carlos Eduardo Fortes Gonzalez, Dr. Orientador - UTFPR
Prof. Alisson Antonio Martins, Dr. Coorientador - UTFPR
Banca Examinadora:
Prof. Carlos Eduardo Fortes Gonzalez, Dr. Presidente - UTFPR
Profª. Claudia Regina Xavier, Drª. - UTFPR
Profª. Vanessa Marion Andreoli, Drª. - UFPR
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Resumo: Este estudo visa explanar uma pesquisa realizada sobre o lixo eletrônico com enfoque na Educação Ambiental e teve como objetivo geral verificar e analisar se os professores, atuantes no Ensino Médio do Colégio Estadual Pilar Maturana, situado no Bairro Alto na cidade de Curitiba – PR abrangem em suas aulas questões referentes ao lixo eletrônico. Já os objetivos específicos foram analisar os documentos que embasam a Educação Básica no que se refere ao lixo eletrônico, como também desenvolver o produto educacional do mestrado, uma sequência didática com atividades sobre a geração de lixo eletrônico para que o corpo docente possa utilizar em suas aulas. O motivo de ter escolhido este tema de pesquisa ocorreu ao perceber que os estudantes do Ensino Médio em geral possuem, utilizam e trocam os equipamentos eletrônicos constantemente. Grande parte não sabe que estes aparelhos são prejudiciais à saúde, ao meio ambiente e produzem uma imensa quantidade de lixo. O propósito deste projeto foi demonstrar aos professores do Colégio Estadual Pilar Maturana que pode ser possível abordar o lixo eletrônico e tratar a Educação Ambiental em suas aulas. Para realizar este estudo, de cunho qualitativo, verificaram-se as Diretrizes Curriculares Nacionais, as Leis das Diretrizes e Bases da Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Projeto Político Pedagógico no Colégio Estadual Pilar Maturana e os Planejamentos, para averiguar se em um deles era contemplado o lixo eletrônico e como a Educação Ambiental estava inserida. Após esta análise para coleta de dados aplicou-se o questionário com questões fechadas e abertas sobre o lixo eletrônico com enfoque em Educação Ambiental com os professores atuantes no Ensino Médio, tabularam-se os resultados e iniciaram-se as entrevistas com um profissional de cada disciplina do Ensino Médio do Colégio Estadual Pilar Maturana, contabilizando doze entrevistados. Após o término das entrevistas estas foram transcritas e tabularam-se os resultados. Todas as etapas do processo foram essenciais na fundamentação do trabalho e na produção do produto do mestrado, um material didático que apresenta conceitos e leis sobre a Educação Ambiental e o lixo eletrônico no primeiro capítulo e no segundo capítulo sugestões de atividades, numa sequência de treze aulas. Os professores participaram efetivamente da pesquisa, relatando que irão se atentar mais às questões pertinentes ao lixo eletrônico e à Educação Ambiental em sala de aula, com a finalidade de demonstrar aos estudantes que este tipo de lixo é prejudicial à saúde e ao meio ambiente e mediar uma consciência de que precisamos conservar o meio ambiente, evitando assim o consumo exacerbado.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Resíduos sólidos; Lixo eletrônico.

 

Electronic waste in the context of Environmental Education: a case of study with High School teachers

Abstract: This study aims to explain a research carried out on electronic waste with a focus on environmental education and had as general goal to verify and analyse whether the high School teachers, working in Pilar Maturana State School, located in Bairro Alto in the City of Curitiba – PR, include in their classes issues related to electronic waste. The specific goals were to analyse the documents that support basic education regarding electronic waste, as well as to develop the master's educational product, a didactic sequence with activities on the generation of electronic waste so that the Teaching staff can use in their classes. The reason for choosing this research topic occurred when realizing that high school students generally own, use and replace electronic devices constantly. Most are not aware that these devices are harmful to health, the environment and produce an immense amount of waste. The motivation of this project was to demonstrate to the professors of the Pilar Maturana State School that it may be possible to approach the electronic waste and treat environmental education in its classes. To accomplish this qualitative study, we verified the National curriculum guidelines, the laws of education guidelines and Bases, the national curricular parameters, the pedagogical political project at the Pilar Maturana State School and the Planning, to ascertain whether in one of them the electronic waste was observed and how the environmental education was inserted. After this analysis off data collection, the questionnaire was applied with closed and open questions about the electronic waste with a focus on environmental education with the teachers working in high school, and the results were tabulated and the interviews started with a Professional of each high school discipline of the Pilar Maturana State School, accounting for twelve interviewees. After the conclusion of the interviews, the results were transcribed and tabulated. All stages of the process were essential in the rationale of the work and in the production of the master's product, a didactic material that presents concepts and laws on environmental education and electronic waste in the first chapter and, in the second chapter suggestions of Activities, in a sequence of thirteen classes. The professors effectively participated in the research, reporting that the issues pertinent to the electronic waste and environmental education in the classroom will be more relevant, with the aim of demonstrating to students that this type of rubbish is harmful to health and the Environment, and mediate an awareness that we need to conserve the environment, thus avoiding exacerbated consumption.

Keywords: Environmental Education; Solid waste; Electronic waste.

 

Lista de Publicações

FRAGUAS, T.; GONZALEZ, C ; MARTINS, A. A. . Estudo de caso sobre o lixo eletrônico com professores do ensino médio.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, v. 68, p. 3699, 2019.


FRAGUAS, T.; GONZALEZ, C ; MARTINS, A. A. . Educação Ambiental interdisciplinar - filme wall-e em Ciências, Português e Educação Física no ensino fundamental.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, v. 65, p. 3324, 2018.


FRAGUAS, T.; GONZALEZ, C ; MARTINS, A. A. . Complexidade da Educação Ambiental. In: Ronualdo Marques. (Org.). 1ª. ed. Curitiba - PR: D7 Editora, 2019. v. único. 73-82p .


FRAGUAS, T.; GONZALEZ, C ; MARTINS, A. A. . Concepções de estudantes do primeiro ano do ensino médio em relação ao lixo eletrônico.. In: X MOPP - Mostra de Pesquisa na Pós-Graduação da UTFPR, 2018, Curitiba. Concepções de estudantes do primeiro ano do ensino médio em relação ao lixo eletrônico.. Curitiba - PR: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2018. v. 1. p. 1.


FRAGUAS, T.; GONZALEZ, C ; MARTINS, A. A. . Lixo eletrônico no contexto da Educação Ambiental: abordagem por docentes do ensino médio.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário Internacional de Educação de Pinhais).


FRAGUAS, T.; GONZALEZ, C ; MARTINS, A. A. . Sequência didática sobre o lixo eletrônico na Educação básica com enfoque em Educação Ambiental.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário Internacional de Educação de Pinhais).