Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

O Programa

por admin publicado 02/02/2017 08h58, última modificação 03/04/2019 11h59

Logo - PPGSIS - UTFPR-DV O Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas (PPGSIS) objetiva formar recursos humanos com notório conhecimento em agroecossistemas, com foco nos temas de pesquisa que envolvam a sustentabilidade dos processos de produção, enfatizando a relação equilibrada entre meio ambiente e agroecossistemas e primando pela busca de sistemas de produção sustentáveis, com foco no desenvolvimento e sustentabilidade regional.

 

Área de Concentração

Agroecossistemas

 

Linha de Pesquisa

Manejo e Conservação de Agroecossistemas

 

Metas

1. Oportunizar ao estudante a construção de conhecimentos com sólida base científica que o capacite a exercer a pesquisa, o ensino e a extensão.

2. Realizar a geração de novos conhecimentos e/ou a consolidação de conhecimentos existentes aplicados às relações entre a natureza e os sistemas de produção agrícolas, florestais e agroflorestais com foco em sustentabilidade e desenvolvimento científico voltado à produção em bases ambientalmente corretas.

3. Estimular o crescimento da pesquisa científica do país em atenção aos preceitos da sustentabilidade dos processos e da formação de pesquisadores capacitados para esse exercício, em especial na região sudoeste do estado do Paraná, que é deficitária nessa área.

4. Desenvolver a potencialidade dos profissionais formados no curso para a pesquisa e para a inovação tecnológica que possam ser empregadas desde as propriedades familiares até as grandes propriedades e sistemas empresariais de produção.

5. Desenvolver no estudante uma visão multidisciplinar dos conhecimentos aplicados aos sistemas de produção agrícolas, florestais, agroflorestais e os seus vários aspectos associados, de forma sustentável, em atenção à natureza e aos recursos naturais renováveis.

6- Consolidar, ao nível de pós-graduação, a formação de recursos humanos qualificados para atuação direta e indireta nas diversas áreas do conhecimento em todo o país, sobretudo na região Sudoeste do Paraná, com foco na sustentabilidade dos processos de produção.