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Doutorado - Ana Caroline de Bassi Padilha

por dirppg-ct publicado 03/04/2019 09h07, última modificação 03/04/2019 09h07
Alinhavando memórias: domesticidades e pedagogias de gênero no curso de Corte e Costura da Escola Técnica de Curitiba (anos 1940 a 1960)
Quando
15/04/2019
de 14h30 até 18h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala C-301
Participantes
Profa. Marinês Ribeiro dos Santos, Dra. Orientadora - UTFPR
Banca examinadora:
Profa. Marinês Ribeiro dos Santos, Dra. Presidente - UTFPR
Profa. Marilda Lopes Pinheiro Queluz, Dra. - UTFPR
Profa. Ana Lúcia Santos Verdasca Guimarães, Dra. - UTFPR
Profa. Maria Lúcia Büher Machado, Dra. - IFPR
Profa. Angela Brandão, Dra. - UNIFESP
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Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas sociais, os espaços e os artefatos associados à formação de mulheres no curso de Corte e Costura a partir da sua imbricação com a domesticidade na Escola Técnica de Curitiba entre as décadas de 1940 e 1960. Neste período, a educação dada às mulheres refletia o consenso social sobre a moral e os bons costumes e baseava-se em aprendizados que valorizavam o saber-fazer doméstico. Na Escola Técnica de Curitiba, o curso ginasial industrial de Corte e Costura era direcionado exclusivamente para meninas e apresentava como parte do currículo disciplinas que abarcavam a prática educativa de Economia Doméstica, o ensino de Tecnologia e Prática de Costura e Bordado, Artes Industriais e Desenho. Tais conhecimentos estavam, direta ou indiretamente, atrelados com saberes relacionados ao espaço doméstico. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, busco compreender que tipos de práticas eram ensinadas e legitimadas no curso ginasial de Corte e Costura, visto que a Escola Técnica, por meio de estratégias de pedagogias de gênero, procurava ensinar e reforçar concepções tradicionais de feminilidades como os cuidados com o lar e com o conforto, a saúde e o bem-estar da família.

Palavras-chave: Escola Técnica de Curitiba. Curso de Corte e Costura. Domesticidades. Pedagogias de gênero. Tipos de feminilidades.

 

Filling memories: domesticiy and pedagogies of gender in the Cutting and Sewing course of the Technical School of Curitiba (years 1940 to 1960)

Abstract: This work proposes to investigate the social practices, spaces and artifacts associated with the training of women in the course of Cutting and Sewing from their entanglement with domesticity at the Technical School of Curitiba between the 1940s and 1960s. In this context, the education to women reflected the social consensus of morals and was based on learning that valued domestic know-how. At the Technical School of Curitiba, the industrial course of Cutting and Sewing was directed exclusively to girls and presented as part of the curriculum disciplines that covered the educational practice of Home Economics, Technology and Practice of Sewing and Embroidery, Industrial Arts and Design Technician. Such knowledge was directly imbricated with knowledge related to the domestic space. From a qualitative approach, I try to understand what types of practices were taught and legitimized in the course of Cutting and Sewing, as the Technical School, through strategies of pedagogies of gender, sought to teach and reinforce traditional conceptions of feminities such as care for the home and for the comfort, health and well-being of the family.

Keywords: Technical School of Curitiba. Cutting and Sewing Course. Domesticity. Pedagogies of gender. Types of femininities.

 

Lista de publicações:

PADILHA, A. C. B.; SANTOS, M. R. . Costurando e tecendo memórias: estratégias de coleta de informações sobre o curso feminino de Corte e Costura da Escola Técnica de Curitiba (Brasil, 1940-1960). In: IV Jornadas de Investigación y reflexión sobre Mujeres, Historia y Archivos, 2018, Tandil - Argentina.

PADILHA, A. C. B.; SANTOS, M. R. . O design funcionalista na exposição alusiva aos 50 anos da Escola Técnica de Curitiba: uma análise acerca da mostra do curso de Corte e Costura. In: VIII Encuentro de Docentes e Investigadores em Historia del Diseño, la Arquitectura y la Ciudad, 2018, Córdoba - Argentina. VIII Encuentro de Docentes e Investigadores em Historia del Diseño, la Arquitectura y la Ciudad, 2018.

PADILHA, A. C. B.; SANTOS, M. R. . Entre panelas, fogões e aventais: o ensino de práticas domésticas na Escola Técnica de Curitiba nos anos 1940 e 1950. In: 13º Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis - Santa Catarina. Anais 13º Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11, 2017.

PADILHA, A. C. B.; SANTOS, M. R. . Um prato para fazer e servir: representações de feminilidades nas práticas domésticas da Escola Técnica de Curitiba (anos 1950). In: VI Eneimagem e III Eieimagem: Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2017, Londrina - Paraná. Volume 6 - Gênero, corpo e sexualidades, 2017. v. 6. p. 87-102.