Você está aqui: Página Inicial > Sobre
conteúdo

O PPGTE

por admin publicado 02/02/2017 09h58, última modificação 02/10/2018 17h44

Histórico do PPGTE | Comemorações dos 20 anos do PPGTE

 

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE, da UTFPR, foi criado em 1995, propondo-se a atuar no âmbito interdisciplinar, congregando docentes pesquisadores de diferentes áreas  do conhecimento: Letras, História, Sociologia, Engenharia, Física, Matemática, Psicologia, Educação, Artes, Design, Filosofia, Engenharias, Arquitetura, Direito, Meio ambiente – em torno das investigações que abrangem as interações entre Tecnologia e Sociedade.

O PPGTE tem, ao longo desse período, aprofundado e amadurecido suas pesquisas. Recebeu, por parte do Comitê de Avaliação da CAPES, conceito cinco, demonstrando que se fortaleceu a cada ano que passou.

Entende-se que a sociedade humana se destaca pela capacidade de alterar o meio em que está inserida e essas modificações implicam também em alterações na fisionomia dessa sociedade. As descobertas, as inovações e os avanços tecnológicos, como o fogo, o uso de metais, a escrita, a imprensa, a maquinaria moderna, a eletricidade, a internet e tantos outros, têm caracterizado a história do homem  na sua interação com a natureza e com o meio social. Essas mudanças tecnológicas têm sido uma constante na história do homem que se faz e refaz a cada novo invento técnico, provocando modificações em todos os segmentos da sociedade e requerendo entendimentos que podem ser obtidos por meio de investigação científica nas variadas áreas de conhecimento.

Nesse âmbito, o propósito deste Programa é pesquisar as transformações que estas mudanças provocam nas atividades realizadas pela sociedade no âmbito material e cultural. Nesse passo, interessa ao PPGTE verificar como as inovações interferem na vida das pessoas, na sua maneira de trabalhar, aprender, pensar, simbolizar e atuar no mundo. As visões, as representações e os impactos da tecnologia na vida do homem  e do meio natural devem ser investigados e analisados a partir de uma perspectiva interdisciplinar, haja vista a complexidade do estudo. Entendendo-se essas mudanças como interferentes na totalidade da vida material e imaterial, o Programa privilegia a pesquisa interdisciplinar como elemento articulador dos projetos, das linhas de investigação, das disciplinas e dos seminários que oferta. Para tanto, oferece ao aluno pesquisador um quadro de docentes oriundos de várias áreas do conhecimento que se debruçam sobre o universo da tecnologia, procurando abordá-lo de forma multidisciplinar e não disciplinar.

Nesse contexto de alteração dinâmica da sociedade em que o homem historicamente situado atua sobre si mesmo e sobre seu entorno, faz-se necessário não só analisar e problematizar essas mudanças, mas também propor soluções tecnológicas que contribuam para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e solidária em que não predomine um pensar e um agir tecnicista, mas um pensar reflexivo voltado para uma atuação democrática em relação ao mundo da tecnologia.

 

Área de Concentração

 Tecnologia e Sociedade

 

Linhas de Pesquisa

Com o quadro da interdisciplinaridade como referência, o Programa se organiza em torno de três linhas de pesquisa: