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Defesa 034 - Fernanda Neves Iadoccico

por sistemasdirppg-pg publicado 14/06/2019 17h39, última modificação 14/06/2019 20h07
A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: CONTRIBUTOS À DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO PEDAGÓGICA
Quando
10/07/2019
de 13h00 até 17h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sala Poty - Câmpus Curitiba da UTFPR
Participantes
Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Profa. Dra. Kellcia Rezende Souza
Profa. Dra. Vanessa Ishikawa Rasoto
Profa. Dra. Hilda Alberton de Carvalho
Profa. Dra. Maria Silvia Bacila
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A democratização da gestão educacional é fator preponderante quando o debate volta-se à participação da comunidade nas decisões escolares, o que contribui para a construção de uma educação equitativa e de qualidade para todos. Na elaboração de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) as Instituições de Ensino Superior e os Institutos Federais de Educação têm a oportunidade de vivenciar um processo democrático, congregando todos os sujeitos educativos na definição de sua missão e das estratégias necessárias para o alcance de suas metas e objetivos. Este estudo objetiva analisar o processo de construção do PDI (2014-2018) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), especialmente quanto as suas contribuições para democratizar a gestão pedagógica da instituição. A pesquisa, de natureza qualitativa, se estrutura a partir de uma análise bibliográfica que explora os enfoques teóricos sobre o tema de uma análise documental, pautada na legislação educacional e nos documentos institucionais, como os Relatórios de Gestão e o Plano de Desenvolvimento Institucional, sendo que para o levantamento de dados também foram utilizados questionários e entrevistas como instrumentos de investigação. Como resultado, a análise dos aspectos pedagógicos indicou avanços na elaboração do PDI/IFSP/2014-2018, construído coletivamente, contribuindo para a democratização da gestão pedagógica da instituição. Ressalta-se, contudo, a existência de desafios para aprimorar essa construção, onde o incentivo para maior participação da comunidade é essencial para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e para o reconhecimento das necessidades e particularidades de cada região onde o IFSP está instalado. Vale destacar a importância da democratização da gestão pedagógica para atender a demanda da comunidade e assim formar um cidadão com habilidades e competências específicas para atendê-la, nesse sentido conclui-se que o aprendizado da democracia e da participação é algo que deve ser vivido continuamente, em perene exercício, dentro do contexto do IFSP.

 

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