Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Estude na UTFPR > Sisu > Matrícula
conteúdo

Matrícula - Período Letivo 2020/2

publicado 14/07/2020 11h30, última modificação 22/02/2021 08h51

Voltar para a página inicial

 


Você foi convocado para efetuar sua matrícula na UTFPR ?

Parabéns!! Seja bem-vindo!

Vamos explicar o que você deve fazer doravante, para efetivar sua matrícula...

Quadro de Links Rápidos:

VÍDEOS

(Orientações para todas as chamadas)

MATRÍCULA

(Upload de Documentos, Complementação, Recurso e Resultados)

Documentos & Declarações GERAL
Matrícula Recurso: Plataforma de Matrícula Documentação Cronograma
Complementação Resultado do recurso: Local das Publicações por Câmpus. Declarações  (Modelos)  Contatos
  Chamada Nominal - 4ª Chamada Declarações Editáveis Edital 24
Dicas  (Digitalização Documentos)

Edital 32

Edital 35

Retificação do Edital 24

 


 

ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ENVIADOS POR E-MAIL.

 

Primeiro, leia todas as instruções de matrícula a seguir e depois, com o número do seu CPF e de sua inscrição no ENEM em mãos, clique no link da Plataforma de Matrícula, no quadro de links rápidos acima, para participar da Etapa 1.

ATENÇÃO: Candidatos selecionados pelo Edital 32/2020-PROGRAD e pelo Edital 35/2020-PROGRAD (Complemento da Lista de Espera) devem acessar a Plataforma de Matrícula com CPF e Número do Protocolo. 

IMPORTANTE: O início das aulas do segundo semestre letivo de 2020 está previsto para 18/02/2021.

 As aulas, do período letivo 2020/2, estão previstas de serem ministradas como Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). Este formato poderá ser revertido para o presencial caso as autoridades sanitárias e a própria UTFPR assim autorizem.

O processo de matrícula SISU da UTFPR compreende 2 (duas) Etapas (ver cronograma no quadro acima), ambas obrigatórias para TODOS os candidatos selecionados, independente do número de chamadas do Processo Seletivo. As etapas são:

  • ETAPA 1: Consiste em realizar upload de toda documentação;
  • ETAPA 2: Consiste na Autenticação Administrativa dos documentos enviados na ETAPA 1.

 

ETAPA 1: 

O envio da documentação de matrícula, ETAPA 1, será realizada exclusivamente pela internet usando a Plataforma de Matrícula (ver quadro de links rápidos acima).

Fases:

  1. Envio da Documentação - remotamente
  2. Análise da Documentação pelas comissões
  3. Resultado Preliminar da análise documental(Válido apenas para a 1ª, 2ª e 3ª Chamadas)
  4. Complemento da Documentação - remotamente (Válido apenas para a 1ª, 2ª e 3ª Chamadas)
  5. Análise do complemento pelas comissões (Válido apenas para a 1ª, 2ª e 3ª Chamadas)
  6. Resultado Preliminar dos Matriculados Etapa 1 (Válido apenas para a 1ª, 2ª e 3ª Chamadas)
  7. Recursos - remotamente
  8. Resultado Final da Etapa 1
  9. Chamada Nominal - 4ª Chamada


Documentação Necessária :
Toda a documentação necessária, conforme a sua categoria de Cotista ou Não Cotista, está disponível no Anexo III do Edital 024/2020-PROGRAD (Ver quadro de links rápidos acima).

 Declarações:

As declarações estão disponíveis de duas formas:
1)   Para acessar os Modelos de Declaração, preencher, assinar e digitalizar, clique em Declarações no quadro de links rápidos acima.
OU
2)    Se você possui “Adobe Reader”, pode preencher as declarações diretamente no arquivo PDF. Para preenchimento e Orientações clique em Declarações Editáveis, no quadro de links rápidos acima.

Importante: Todas as declarações necessárias conforme a sua categoria de Cotista ou Não Cotista devem ser anexadas no arquivo PDF respectivo, junto com o restante da documentação (ver item Envio da Documentação).

 1. Envio da Documentação:
Consiste em digitalizar/escanear (ver Dicas em quadro de links rápidos acima) toda a documentação acadêmica e da exigida na sua categoria de cota, se for o caso, conforme Anexo III do Edital. Os arquivos digitalizados devem ser agrupados em arquivo(s) PDF(s) conforme especificado abaixo:

a) DocumentacaoAcademica.pdf : um único arquivo contendo toda a documentação acadêmica;
b) DocumentacaoPPI.pdf: um único arquivo contendo toda a documentação específica  referente a autodeclarado preto ou pardo ou indígena (PPI);
c) DocumentacaoPCD.pdf: um único arquivo contendo toda a documentação  específica referente aos declarados pessoa com deficiência (PCD);
d) DocumentacaoRenda.pdf: um único arquivo contendo toda a documentação  específica referente a comprovação de renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salários-mínimos nacional vigente no ano de 2020.

Logo após gerar o(s) arquivo(s) PDF(s), este (s) deve (m) ser enviado (s) para análise, via upload pela Plataforma de Matrícula.

                                                   Voltar

2. Análise da Documentação pelas comissões:

Após o candidato enviar a documentação, esta será analisada por comissão competente. 

  Voltar

3. Resultado Preliminar:

Exceto na 4ª chamada, cada comissão emitirá parecer indicando se a documentação enviada atende ao exigido, se falta documento e deve ser complementado ou se existe documento ilegível que deve ser substituído (. 

O Resultado poderá  ser visualizado individualmente na Plataforma de Matrícula no portal da UTFPR.

  Voltar

4. Complemento da documentação (remotamente):
No período de complementação, exceto na 4ª chamada, documentos faltantes poderão ser complementados e documentos ilegíveis poderão ser substituídos, via upload pela Plataforma de Matrícula.

  Voltar

5. Análise do complemento pelas comissões - Exceto na 4ª chamada):
Após o candidato enviar a documentação complementar, esta será analisada pela devida comissão que emitirá parecer que poderá ser visualizado individualmente na Plataforma de Matrícula no portal da UTFPR.

  Voltar

6. Resultado dos Matriculados Etapa 1

Cada comissão emitirá parecer indicando se a documentação enviada atende ao exigido ou não.
O Resultado poderá ser visualizado individualmente na Plataforma de Matrícula, no portal da UTFPR.

  Voltar

7. Recurso (remotamente):
Após o resultado da análise documental, no caso de indeferimento, caberá recurso fundamentado, no período estipulado no cronograma e enviado pela Plataforma de Matrícula.
Obs.: Entende-se por recurso de indeferimento de matrícula o reexame da decisão do indeferimento, visando obter sua reforma ou modificação, não sendo aceita a complementação de documentos não enviados/apresentados pelo candidato.

  Voltar

8. Resultado Final da Etapa 1
Após análise do recurso, o resultado será publicado no portal da UTFPR.

  Voltar

9. 4ª Chamada - Chamada Nominal

A Chamada Nominal consiste em uma chamada específica para o preenchimento das vagas não ocupadas nas chamadas anteriores ao início do período letivo, em cada curso, turno e em cada categoria de cotista e de não cotista.

São convocados candidatos até 10 (dez) vezes o número de vagas existente em cada curso e turno respeitando as categorias de cotistas e não cotistas.

Os candidatos convocados nesta chamada, exceto os Aguardando Vaga, deverão acessar a Plataforma de Matrícula, digitalizar de forma legível, em arquivo pdf e realizar upload de toda a documentação acadêmica e da exigida na sua categoria de cota, se for o caso, conforme Anexo III. Ver Envio da Documentação.

O Candidato na condição Aguardando Vaga deverá acessar a Plataforma de Matrícula e apenas responder se confirma a intenção de iniciar suas atividades como aluno da UTFPR, ou não, clicando no botão específico para os candidatos Aguardando Vaga.

Após feito o upload dos documentos, será publicado o resultado da análise documental, não sendo possível, em hipótese alguma, a substituição de um documento por outro ou a complementação de documentos.

IMPORTANTE: A "ocupação de vagas ocorrerá de acordo com o item 8.3.4. da Retificação do Edital 24, publicada em 31/12/20."

O candidato que tiver aceita a documentação exigida no Anexo III e o candidato Aguardando Vaga que confirmou a sua intenção de iniciar a suas atividades como aluno da UTFPR, que passam a ser denominados Matriculados Etapa 1, ficam aptos a iniciar suas atividades como aluno da UTFPR e ficam cientes que serão convocados, em período a ser informado, para Autenticação Administrativa dos documentos enviados.

O candidato convocado para ocupar vaga que não enviar a documentação exigida, conforme Anexo III deste Edital, ou que não comprovar a autenticidade dos documentos enviados na Autenticação Administrativa perderá o direito à vaga.

Da mesma forma, o candidato Aguardando Vaga convocado para ocupar vaga que não confirma a intenção de iniciar suas atividades como aluno da UTFPR ou que não comprovar a autenticidade dos documentos enviados na Autenticação Administrativa perderá o direito à vaga.

   Voltar

Cronograma:
No cronograma estão disponíveis todas as datas/períodos das fases da matrícula que o candidato precisa acompanhar (ver quadro de links rápidos acima).

 

ETAPA 2:

A Etapa 2 será desenvolvida em dois momentos a saber:

Fase 1: Complementação da documentação pendente e confirmação da intenção de iniciar suas atividades como estudante da UTFPR. Esta confirmação e a complementação de todos os documentos pendentes o efetivará como estudante, realizando automaticamente a sua matrícula nas disciplinas do primeiro período do curso de sua inscrição. A não confirmação da intenção de iniciar suas atividades como estudante da UTFPR ou a não complementação dos documentos pendentes fará o candidato perder o direito à vaga.

Para executar a Fase 1 da Etapa 2 o candidato deverá acessar a plataforma de matrícula nos dias 03 e 04/02/2021.

Para ver o resultado deverá acessar o local destinado às publicações dos resultados dos Câmpus no dia 09/02/2021.

Fase 2: Esta fase consiste na Autenticação Administrativa dos documentos enviados remotamente na Etapa 1 e dos complementados na fase 1 da Etapa 2. Entende-se por Autenticação Administrativa a verificação da autenticidade do documento enviado em pdf com o documento original apresentado.

O candidato fica ciente que no caso de ser constatada qualquer divergência entre a documentação enviada remotamente e a documentação apresentada neste ato, fará com que o mesmo perca o direito à vaga, podendo ainda, responder por falsidade ideológica.

O candidato na condição Matriculado - Etapa 1 ou seu representante, sem necessidade de procuração, deverá apresentar no Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) do Câmpus que o candidato se inscreveu, para a devida Autenticação Administrativa, todos os documentos originais correspondentes aos que foram enviados no formato pdf.

As datas, horários e locais para apresentação da documentação desta etapa serão publicadas no site da UTFPR, no endereço: portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/sisu, em CRONOGRAMA - SISU e no portal do aluno.

O candidato que não realizar a Etapa 2, com a devida apresentação de todos os documentos originais na UTFPR, perderá o direito à vaga.

O candidato que, por motivo de força maior, perder a vaga pelo não cumprimento de qualquer uma das duas fases da Etapa 2, poderá entrar com recurso, devidamente fundamentado, com a indicação dos pontos a serem examinados, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, após o último dia da Etapa 2. O recurso será analisado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Câmpus. Entende-se por força maior uma razão de ordem superior, que justifica o descumprimento da obrigação ou da responsabilidade, existindo quando uma determinada ação gera consequências ou efeitos imprevisíveis, impossíveis de evitar ou impedir.

Topo