Matrícula
Você foi convocado para efetuar sua matrícula na UTFPR ?Parabéns!! Seja bem-vindo!Vamos explicar o que você deve fazer para efetivar sua matrícula... |
Quadro de Links Rápidos: | ||
PLATAFORMA DE REQUERIMENTO DE MATRÍCULA
|
Documentação necessária ATENDIMENTO VIRTUAL SiSUTire suas dúvidas on-line
|
CRONOGRAMA |
Envio da Documentação | Declarações (Modelos) | Contatos/Dúvidas |
Publicações por campus. |
Documentação para Matrícula - Anexo III do edital 1/2023-PROGRAD |
Edital 1/2023-PROGRAD |
ATENÇÃO: ORIENTAÇÕES PARA UMA MATRÍCULA EFICIENTE.
Primeiro, leia todas as instruções de matrícula a seguir e depois, com o seu login e senha recebido pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição no SISU, clique no link da Plataforma de Matrícula, no quadro de links rápidos acima, para participar da Etapa 1-Envio da documentação e da Complementação, se for necessário.
O processo de Requerimento de Matrícula SISU da UTFPR compreende 2 (duas) Etapas (ver cronograma no quadro acima), ambas obrigatórias para TODOS os candidatos selecionados, independente do número de chamadas do Processo Seletivo e da Autenticação Administrativa. As etapas são:
- ETAPA 1: Consiste em realizar upload de toda documentação e da complementação de documentos se necessário.
- ETAPA 2: Consiste na Confirmação do interesse em iniciar suas atividades como aluno da UTFPR.
- Autenticação Administrativa: Consiste na verificação da autenticidade dos documentos enviados
ETAPA 1:
A Etapa 1 consiste no preenchimento de cadastro online, via plataforma de Requerimento de Matrícula dos Candidatos aos Cursos de Graduação - UTFPR, seguindo procedimentos descritos na própria plataforma, onde o candidato deverá fazer o upload da documentação pessoal, acadêmica e a requerida por sua categoria de cota, se for o caso, conforme Anexo III do edital.
O upload é o envio, via Plataforma de Requerimento de Matrícula, de arquivo eletrônico contendo cópia digitalizada dos documentos solicitados.
O acesso a Plataforma de Requerimento de Matrícula se dará logo após a convocação, por meio de login e senha que o candidato receberá pelo seu e-mail cadastrado na inscrição do SISU. Caso não tenha recebido o e-mail om os dados de acesso, entre em contato com sisu@utfpr.edu.br.
O candidato que não realizar completamente a operação de preencher e salvar o questionário, não poderá participar da complementação de documentos da respectiva chamada.
ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ENVIADOS POR CORREIOS, E-MAIL OU PRESENCIALMENTE.
Fases:
Documentação Necessária :
Toda a documentação necessária, conforme a sua categoria de Cotista ou Ampla Concorrência, está disponível no Anexo III do edital (Ver quadro de links rápidos acima).
1. Envio da Documentação (remotamente):
O candidato deverá efetuar o preenchimento de cadastro online, via Plataforma de Requerimento de Matrícula dos Candidatos aos Cursos de Graduação - UTFPR, seguindo procedimentos descritos na própria plataforma, onde o candidato deverá fazer o upload da documentação pessoal, acadêmica e a requerida por sua categoria de cota, se for o caso, conforme Anexo III.
Na impossibilidade de digitalizar e enviar alguns dos documentos descritos no Anexo III, o candidato poderá substituí-lo por declaração, conforme Modelo 7, disponibilizado no Portal SISU/UTFPR, de que aquele documento existe e está de acordo com os requisitos exigidos na categoria de cota do candidato. Os documentos que podem ser substituídos por declaração estão indicados com observação correspondente no Anexo III.
A substituição de qualquer documento pela declaração não exime o candidato de apresentar o documento em formato eletrônico, em data a ser informada ao longo do primeiro período letivo, bem como o original durante a Autenticação Administrativa conforme descrito no item 11 deste Edital.
Os documentos digitalizados devem conter todas as suas páginas (frente e verso) e estarem perfeitamente legíveis, além de que, cada página deve ser integralmente digitalizada.
IMPORTANTE: Esta etapa somente estará concluída após clicar no botão ENVIAR REQUERIMENTO na Plataforma de Requerimento Matrícula.
2. Análise da Documentação pelas comissões:
Após o candidato enviar a documentação, esta será analisada por comissão competente.
3. Resultado Preliminar da Análise Documental:
Cada comissão emitirá parecer indicando se a documentação enviada atende ao exigido, se falta documento e deve ser complementado ou se existe documento ilegível que deve ser substituído.
O Resultado poderá ser visualizado individualmente na Plataforma de Requerimento de Matrícula.
4. Complemento da documentação (remotamente):
No período de complementação, documentos faltantes poderão ser complementados e documentos ilegíveis poderão ser substituídos, via upload pela Plataforma de Requerimento de Matrícula.
Balcão Virtual - Tire suas dúvidas on-line
5. Análise do complemento de documentos pelas comissões:
Após o candidato enviar a documentação complementar, esta será analisada pela devida comissão que emitirá parecer que poderá ser visualizado individualmente na Plataforma de Requerimento de Matrícula.
6. Resultado Preliminar da Etapa 1
Cada comissão emitirá parecer indicando se a documentação enviada atende ao exigido ou não.
O Resultado, Etapa 1 Concluída, poderá ser visualizado individualmente na Plataforma de Requerimento de Matrícula.
7. Recurso (remotamente):
Após o resultado da análise documental, no caso de indeferimento, caberá recurso fundamentado, no período estipulado no cronograma e enviado pela Plataforma de Requerimento de Matrícula.
Obs.: Entende-se por recurso de indeferimento de matrícula o reexame da decisão do indeferimento, visando obter sua reforma ou modificação, não sendo aceita a complementação de documentos não enviados/apresentados pelo candidato.
8. Resultado Final da Etapa 1
Após análise do recurso, o resultado será publicado no portal da UTFPR.
Cronograma:
No cronograma estão disponíveis todas as datas/períodos das fases da matrícula que o candidato precisa acompanhar (ver quadro de links rápidos acima).
ETAPA 2:
- Obrigatório para todos os candidatos "MATRICULADOS ETAPA 1".
A Etapa 2 consiste na confirmação da intenção de iniciar suas atividades como estudante da UTFPR. Esta confirmação o efetivará como estudante, realizando automaticamente a sua matrícula nas disciplinas do primeiro período do curso de sua inscrição. Pela não confirmação entende-se que o candidato está desistindo da sua vaga fazendo com que o mesmo perca o direito à vaga. Para esta confirmação, o candidato deverá acessar o "Portal do Aluno" na data constante no Cronograma com o login e senha recebidos pelo endereço de e-mail cadastrado em sua inscrição no SISU ou na Complementação da Lista de Espera.
As datas e os procedimentos pertinentes à Etapa 2 estão publicados no Portal SISU/UTFPR, endereço eletrônico: portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/sisu em Cronograma.
O candidato que, por motivo de força maior, perder a vaga pelo não cumprimento de qualquer uma das duas Etapas, poderá entrar com recurso, devidamente fundamentado, com a indicação dos pontos a serem examinados, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, após a publicação do resultado. O recurso será analisado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do campus. Entende-se por força maior uma razão de ordem superior, que justifica o descumprimento da obrigação ou da responsabilidade, existindo quando uma determinada ação gera consequências ou efeitos imprevisíveis, impossíveis de evitar ou impedir.
AUTENTICAÇÃO ADMINISTRATIVA:
Todos os documentos enviados (upload) na Etapa 1, bem como os documentos que porventura tiverem sido substituídos por declaração, deverão passar por Autenticação Administrativa.
Entende-se por Autenticação Administrativa a verificação da autenticidade dos documentos enviados na plataforma, comparando com os documentos originais, a serem apresentados quando retornarem as atividades presenciais na UTFPR.
O candidato na condição Etapa 1 Concluída ou seu representante, sem necessidade de procuração, deverá apresentar no Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) do campus no qual o candidato se inscreveu, para a devida Autenticação Administrativa, todos os documentos originais correspondentes aos que foram enviados remotamente.