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Matrícula - Período Letivo 2021/1

publicado 14/07/2020 11h30, última modificação 16/04/2021 17h06

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Você foi convocado para efetuar sua matrícula na UTFPR ?

Parabéns!! Seja bem-vindo!

Vamos explicar o que você deve fazer para efetivar sua matrícula...

Quadro de Links Rápidos:

MATRÍCULA

(Upload de Documentos, Complementação, Recurso e Resultados) 

DOCUMENTOS & DECLARAÇÕESGERAL

Plataforma de Matrícula

Documentação necessária  Cronograma 


Declarações  (Modelos)  Contatos/Dúvidas
Convocações e Resultados: Local das Publicações por Câmpus.
Edital 36 Retificado em 14.04.2021

 

ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ENVIADOS POR E-MAIL.

 

Primeiro, leia todas as instruções de matrícula a seguir e depois, com o seu login e senha recebido pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição no SISU, clique no link da Plataforma de Matrícula, no quadro de links rápidos acima, para participar da Etapa 1-Envio da documentação e da Complementação, se for necessário.

IMPORTANTE: O início das aulas do primeiro período letivo de 2021 está previsto para 15/06/2021.

As aulas, do período letivo 2021/1, estão previstas de serem ministradas como Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). 

O processo de Requerimento de Matrícula SISU da UTFPR compreende 2 (duas) Etapas (ver cronograma no quadro acima), ambas obrigatórias para TODOS os candidatos selecionados, independente do número de chamadas do Processo Seletivo e da Autenticação Administrativa. As etapas são:

  • ETAPA 1: Consiste em realizar upload de toda documentação e da complementação de documentos;
  • ETAPA 2: Consiste na Confirmação de Permanência.
  • Autenticação Administrativa: Consiste na verificação da autenticidade dos documentos enviados

 

ETAPA 1: 

A Etapa 1 consiste no preenchimento de cadastro online, via plataforma de Requerimento de Matrícula dos Candidatos aos Cursos de Graduação - UTFPR, seguindo procedimentos descritos na própria plataforma,  onde o candidato deverá fazer o upload  da documentação pessoal, acadêmica e a requerida por sua categoria de cota, se for o caso, conforme Anexo III do Edital 36/2021-PROGRAD Retificado em 14.04.2021.

 

Fases:

  1. Envio da Documentação - remotamente 1ª Chamada: de 19 a 23 de abril de 2021.
  2. Análise da Documentação pelas comissões
  3. Resultado Preliminar da análise documental
  4. Complemento da Documentação - remotamente 1ª Chamada: 28 e 29 de abril de 2021. 
  5. Análise do complemento pelas comissões
  6. Resultado Preliminar da Etapa 1
  7. Recursos - remotamente 1ª Chamada: 04 e 05 de maio de 2021
  8. Resultado Final da Etapa 1


Documentação Necessária :
Toda a documentação necessária, conforme a sua categoria de Cotista ou Não Cotista, está disponível no Anexo III do Edital 036/2021-PROGRAD (Ver quadro de links rápidos acima).

 1. Envio da Documentação (remotamente):

O candidato deverá efetuar o preenchimento de cadastro online, via Plataforma de Requerimento de Matrícula dos Candidatos aos Cursos de Graduação - UTFPR, seguindo procedimentos descritos na própria plataforma,  onde o candidato deverá fazer o upload  da documentação pessoal, acadêmica e a requerida por sua categoria de cota, se for o caso, conforme Anexo III.

Na impossibilidade de digitalizar e enviar alguns dos documentos descritos no Anexo III, o candidato poderá substituí-lo por declaração, conforme Modelo 7, disponibilizado no Portal SISU/UTFPR, de que aquele documento existe e está de acordo com os requisitos exigidos na categoria de cota do candidato. Os documentos que podem ser substituídos por declaração estão indicados com observação correspondente no Anexo III.

A substituição de qualquer documento pela declaração não exime o candidato de apresentar o documento em formato eletrônico, em data a ser informada ao longo do primeiro período letivo de 2021, bem como o original durante a Autenticação Administrativa conforme descrito no item 10 deste Edital.

Os documentos digitalizados devem conter todas as suas páginas (frente e verso) e estarem perfeitamente legíveis, além de que, cada página deve ser integralmente digitalizada.

IMPORTANTE: Esta etapa somente estará concluída após clicar no botão ENVIAR REQUERIMENTO na Plataforma de Matrícula.

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2. Análise da Documentação pelas comissões:

Após o candidato enviar a documentação, esta será analisada por comissão competente. 

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3. Resultado Preliminar da Análise Documental:

Cada comissão emitirá parecer indicando se a documentação enviada atende ao exigido, se falta documento e deve ser complementado ou se existe documento ilegível que deve ser substituído. 

O Resultado poderá  ser visualizado individualmente na Plataforma de Matrícula.

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4. Complemento da documentação (remotamente):
No período de complementação, documentos faltantes poderão ser complementados e documentos ilegíveis poderão ser substituídos, via upload pela Plataforma de Matrícula.

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5. Análise do complemento pelas comissões:
Após o candidato enviar a documentação complementar, esta será analisada pela devida comissão que emitirá parecer que poderá ser visualizado individualmente na Plataforma de Matrícula.

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6. Resultado Preliminar da Etapa 1

Cada comissão emitirá parecer indicando se a documentação enviada atende ao exigido ou não.
O Resultado, Etapa 1 Concluída, poderá ser visualizado individualmente na Plataforma de Matrícula.

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7. Recurso (remotamente):
Após o resultado da análise documental, no caso de indeferimento, caberá recurso fundamentado, no período estipulado no cronograma e enviado pela Plataforma de Matrícula.
Obs.: Entende-se por recurso de indeferimento de matrícula o reexame da decisão do indeferimento, visando obter sua reforma ou modificação, não sendo aceita a complementação de documentos não enviados/apresentados pelo candidato.

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8. Resultado Final da Etapa 1
Após análise do recurso, o resultado será publicado no portal da UTFPR.

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Cronograma:
No cronograma estão disponíveis todas as datas/períodos das fases da matrícula que o candidato precisa acompanhar (ver quadro de links rápidos acima).

 

ETAPA 2:

A Etapa 2 consiste na confirmação da intenção de iniciar suas atividades como estudante da UTFPR. Esta confirmação o efetivará como estudante, realizando automaticamente a sua matrícula nas disciplinas do primeiro período do curso de sua inscrição. A não confirmação fará o candidato perder o direito à vaga.

As datas e os procedimentos pertinentes à Etapa 2 serão publicados no Portal SISU/UTFPR, endereço eletrônico: portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/sisu em Cronograma.

O candidato que, por motivo de força maior, perder a vaga pelo não cumprimento de qualquer uma das duas Etapas, poderá entrar com recurso, devidamente fundamentado, com a indicação dos pontos a serem examinados, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, após a publicação do resultado. O recurso será analisado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Câmpus. Entende-se por força maior uma razão de ordem superior, que justifica o descumprimento da obrigação ou da responsabilidade, existindo quando uma determinada ação gera consequências ou efeitos imprevisíveis, impossíveis de evitar ou impedir.

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AUTENTICAÇÃO ADMINISTRATIVA:

Todos os documentos enviados (upload) na Etapa 1, bem como os documentos que porventura tiverem sido substituídos por declaração, deverão passar por Autenticação Administrativa.

 Entende-se por Autenticação Administrativa a verificação da autenticidade dos documentos enviados na plataforma, comparando com os documentos originais, a serem apresentados quando retornarem as atividades presenciais na UTFPR.

O candidato na condição Etapa 1 Concluída ou seu representante, sem necessidade de procuração, deverá apresentar no Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) do Câmpus no qual o candidato se inscreveu, para a devida Autenticação Administrativa, todos os documentos originais correspondentes aos que foram enviados remotamente.

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