Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Estude na UTFPR > Sisu > Vagas Remanescentes > Descrição
conteúdo

Vagas Remanescentes - 2019.2

publicado 24/10/2017 17h00, última modificação 21/05/2019 17h11

    

OCUPAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES APÓS A CHAMADA NOMINAL

      

Após a Chamada Nominal, restando vagas, estas poderão ser preenchidas por candidatos Inscritos na Lista de Espera do SiSU 2019/2, por candidatos inscritos pelo Edital de complementação da Lista de Espera, por candidatos que não constam da Lista de Espera, por refugiados e por estrangeiros.

As vagas remanescentes de cotistas e não cotistas serão publicadas no portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/sisu.

Para pleitear estas vagas, o candidato ou seu representante deverá fazer requerimento no DERAC do Câmpus, única e exclusivamente na data, nos locais e horários publicados no portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/sisu. Este requerimento poderá ser entregue pelo candidato ou por outra pessoa, sem necessidade de procuração.

Nesta fase os candidatos deverão pleitear apenas uma das vagas ofertadas (um único requerimento).

No requerimento o candidato deverá informar:

  1. Nome completo e CPF,
  2. Prioridade em que se enquadra (ver relação abaixo). Caso o candidato não se enquadre na prioridade informada, este assumirá a última prioridade,
  3. Câmpus, curso e turno em que está inscrito na Lista de Espera ou Câmpus, curso e turno pleiteados (para aqueles que não constam na Lista de Espera), e
  4. Categoria de Cota ou Não Cotista em que está inscrito na Lista de Espera ou não consta na Lista de Espera.
  5. Telefone e e-mail (somente para aqueles que não constam na Lista de Espera).

O candidato, deverá ainda, anexar a documentação exigida no Anexo III conforme a sua categoria de cotista ou de não cotista, para a qual se inscreveu no SISU ou no Edital de complementação da Lista de Espera.

O DERAC receberá os documentos no ato da entrega, porém, a análise documental será feita posteriormente.

Havendo mais candidatos do que vagas remanescentes que tenham entregue o requerimento com toda a documentação exigida, as vagas de cada categoria de cotista ou de não cotista serão ocupadas por ordem de prioridade, e na prioridade, por ordem decrescente de escore.

Dentro das categorias de cotista e de não cotista, a ocupação das vagas seguirá a seguinte ordem de prioridades:

  1. Candidato da Lista de Espera do curso e categoria onde existe vaga remanescente, que tenha participado da Chamada Nominal e não foi chamado para ocupar vaga.
  2. Candidato da Lista de Espera do curso e categoria onde existe vaga remanescente, na condição “Aguardando Vaga”, que não foi convocado para a Chamada Nominal.
  3. Candidato da Lista de Espera do curso e categoria onde existe vaga remanescente, que não foi convocado em nenhuma das chamadas anteriores.
  4. Candidatos da Lista de Espera do curso onde existe vaga remanescente, que foi ou não convocado para a Chamada Nominal, adotando os critérios de preenchimento descritos no item 5.4 respectivamente.
  5. Candidato da Lista de Espera do curso e categoria onde existe vaga remanescente, convocado em alguma das chamadas e que não tenha comparecido para efetuar a Entrega de Documentação nas datas e horários estabelecidos nas chamadas.
  6. Candidatos da Lista de Espera de qualquer curso da UTFPR, adotando os critérios de preenchimento descritos no item 5.4 respectivamente. Neste caso o candidato deverá informar ainda, no requerimento, o curso e a categoria de cota em que está inscrito.
  7. Candidatos que não constam da Lista de Espera ou que tenham recebido negativa de matrícula, mas que possam comprovar a Conclusão do Ensino Médio ou equivalente. Neste item, havendo mais candidatos do que vagas, estes serão selecionados por ordem de escore obtido pela média das notas de Português e Matemática do Ensino Médio.
  8. Refugiados que possam comprovar a Conclusão do Ensino Médio ou equivalente.
  9. Estrangeiros que possam comprovar a Conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

Nos itens 8 e 9, refugiados e estrangeiros, por não terem participado das etapas anteriores e não terem um escore comum que permita a classificação, esta será feita por sorteio, no caso de se ter mais candidatos que vagas. Os candidatos serão convidados a participarem do sorteio, com data e hora marcada.

- Para candidato refugiado, apresentar documento de identificação oficial com foto e comprovante de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente traduzido para o Português, Inglês, Francês ou Espanhol.

- Para candidatos estrangeiros, apresentar o Registro Nacional Migratório - RNM (antigo RNE), o Passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil, além de comprovante de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente traduzido para o Português, Inglês, Francês ou Espanhol.

Entende-se por Candidatos em Lista de Espera, os candidatos Inscritos na Lista de Espera do SiSU 2019/2 para cursos da UTFPR e por candidatos inscritos pelo Edital da UTFPR de complementação da Lista de Espera.