Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Estude na UTFPR > Stricto Sensu

Mestrado e Doutorado

publicado 08/07/2016 12h18, última modificação 20/11/2017 15h25
Cursos Stricto Sensu

Formas de Ingresso

Os mestrados e doutorados costumam lançar editais e realizar seleções no segundo semestre, para início das aulas no ano seguinte. Mas alguns cursos são ofertados semestralmente e outros fazem a seleção em regime de fluxo contínuo. Cada programa de pós-graduação tem autonomia para realizar o seu processo seletivo que, geralmente, consiste em prova escrita, análise de currículo e de projeto de pesquisa e entrevista. O primeiro passo é encontrar o curso que deseja fazer. Depois acesse a página do curso que lhe interessou ou entre em contato com as coordenações para se informar sobre modos de ingresso e calendário da seleção.

Links relacionados

+ Cursos de Mestrado e Doutorado da UTFPR
+ Editais da Pós-Graduação
+ FAQ do Stricto Sensu
+ Documentos da PROPPG
+ Ver Histórico
+ Contatos

 

Modalidades de curso

Mestrado

Existem duas modalidades (Acadêmico e Profissional), com duração de dois anos. Ambas exigem a elaboração de uma dissertação. No Profissional, também é exigida uma das opções: o estágio prático, patente com registro de propriedade intelectual, projeto técnico, ou publicação tecnológica, desenvolvimento de aplicativo aderentes às linhas de pesquisa, projeto de aplicação ou de adequação tecnológica.

Doutorado

Destinado a quem concluiu mestrado, os cursos de Doutorado têm duração de quatro anos e exigem, para sua conclusão, a elaboração de uma tese que será avaliada por uma banca.