Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Línguas Estrangeiras > Sobre

CALEM

publicado 07/07/2017 11h54, última modificação 20/07/2017 15h59
Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas - Espaço pedagógico destinado ao ensino de línguas a alunos comunidade, servidores e seus dependentes

O CALEM visa possibilitar o aprendizado de línguas estrangeiras modernas, do nível básico ao intermediário, em atividade complementar para o aluno e na capacitação do servidor da UTFPR. Também permite o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão auditiva, expressão oral e desempenho de escrita, além dos elementos de gramática, vocabulário e pronúncia.

As aulas são dinâmicas, para desenvolver a comunicação oral, e os métodos utilizados são modernos para facilitar o aprendizado. Cada curso tem a duração de cinco semestres totalizando 300 horas. As vagas são abertas semestralmente via edital emitido pela DIRGRAD (Diretoria de Graduação e Educação Profissional).

O CALEM oferece cursos de línguas estrangeiras nos câmpus: Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa. No campus Curitiba é ofertado, também, o curso de Português para Estrangeiros, direcionado aos alunos dos Programas de Intercâmbio com a UTFPR.

 

Objetivos

  • Oferecer ensino sistematizado de línguas estrangeiras;
  • Ampliar o horizonte cultural dos alunos ao possibilitar-lhes o contato com culturas de diferentes países;
  • Capacitar os alunos para a comunicação efetiva em uma ou mais línguas estrangeiras, tornando-os cada vez mais aptos para enfrentarem o mercado de trabalho e a concorrência por bolsas de estudo no exterior;
  • Além do prazer do aprendizado de uma língua estrangeira.

 

Poderão ingressar

  • Alunos regularmente matriculados nos cursos de Nível Médio e Superior da UTFPR, e que não se encontrem no semestre letivo de ingresso na instituição;
  • Alunos regulares matriculados nos programas de Pós-graduação Stricto-Sensu da UTFPR;
  • Servidores da UTFPR

 

Vagas

As vagas são limitadas em 30 alunos por turma. As vagas do primeiro período serão distribuídas proporcionalmente aos percentuais do número de alunos regularmente matriculados no Câmpus, no semestre anterior nos respectivos níveis de ensino:

  • Graduação (21 vagas)
  • Educação Profissional Técnica de Nível Médio (1 vaga)
  • Pós-graduação stricto-sensu (1 vaga)
  • Programas permanentes de capacitação de servidores (2 vagas)

O aluno da UTFPR requerente de matrícula para o 1° período do CALEM será classificado por ordem de maior coeficiente de rendimento do curso no qual está matriculado e, no caso de empate, por maior idade. 
Para mais detalhes sobre preenchimento de vagas, referir-se à Resolução nº005/11-COGEP. Para realizar matrícula nos demais níveis, os alunos devem preencher e enviar o formulário de matrícula que está disponível no site do CALEM. As datas das matrículas são divulgadas na página da Instituição e realizadas no início de cada semestre letivo.

 

Exame de Suficiência

Os interessados nos cursos do CALEM que apresentarem conhecimento prévio podem realizar o Exame de Suficiência para definição do nível de ingresso. O teste é constituído por uma prova escrita, previamente agendada pela coordenação do CALEM, que classifica o candidato no Nível adequado. A matrícula, no entanto, fica condicionada à existência de vaga.

 

Documentos