Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Outros > Extensão > Curitiba > CT - Instrumentação Industrial - Calibração de Transmissores Inteligentes
conteúdo

CT - Instrumentação Industrial - Calibração de Transmissores Inteligentes

publicado 22/11/2018 09h30, última modificação 22/11/2018 09h04 expirado
De 28/04 à 16/06 de 2019

- Dados Principais:

Todos os cursos estão em: www.cursoqualificacao.ct.utfpr.edu.br/index.html

DATA: 28/04, 05, 19 e 26/05/2019

HORÁRIO: 07h30 às 12h

LOCAL: UTFPR - Sede Centro - Laboratório B-004

VALOR:  R$450,00

CARGA HORÁRIA:  34 horas-aula

INSCRIÇÕES: Preencher a ficha e enviar por e-mail (dicpro-ct@utfpr.edu.br)

Ficha de Inscrição: http://www.cursoqualificacao.ct.utfpr.edu.br/matr%C3%ADcula.html

- Informações:

Público alvo 

Profissionais de todas as áreas ou níveis que atuam, ou desejam atuar com automação e manutenção industrial.

Objetivo 

Proporcionar aos participantes a oportunidade de operar os modernos instrumentos utilizados na calibração e configuração de transmissores inteligentes de pressão e temperatura.

Conteúdo programático

Histórico e Fundamentos da Instrumentação Industrial/Sistemas de Controle Digitais (SDCD e CLP)/Tipos de Sinais e Instrumentos/Simbologia Norma ISA 5.1 2009 e Iden3ficação de Instrumentos/Interpretação e leitura de Diagramas de Processos P&ID/Fundamentos de Telemetria/Operação de Configuradores Portáteis 475 (Emerson)/Operação de Calibradores de Pressão (Presys PC-507)/Operação de Calibradores de Temperatura (Presys TC-502)/Operação de Bombas de Pressão (Presys)/Calibração dos Transmissores Inteligentes de Pressão Diferencial 3051 (Emerson) para medição de nível, vazão e pressão diferencial/Calibração dos Transmissores Inteligentes de Temperatura TT-301(Smar) para medição com termopares e termoresistências Pt-100 e outros/Sensores para Medição de Temperatura: Dilatação de sólidos e líquidos, termoresistências Pt-100, termopares, pirômetros de radiação/ Sensores para Medição de Pressão: Manômetros de tubo, tubos de Bourdon, straingauge (Piezoresis3vo), célula capaci3va, silício ressonante/ Sensores para Medição de Nível: Pressão hidrostá3ca, borbulhadores, displacer, capaci3vo, radar, ultrassom/Sensores para Medição de Vazão: Pressão diferencial, área variável, deslocamento posi3vo, turbina, eletromagné3cos, ultrassom, vortex, Coriolis, térmico.

Metodologia

Serão desenvolvidas aulas prá3cas sobre a calibração e configuração das faixas de medição dos transmissores de pressão 3051 Rosemount (Emerson) e transmissores de temperatura TT-301 Smar. Para tanto, serão u3lizados os Configuradores Portáteis 475 da Emerson e Calibradores de Pressão (PC-507) e Temperatura (TC-502) da Presys, assim como Bombas de Pressão da Presys. As aulas teóricas consis3rão dos fundamentos da Instrumentação Industrial e princípios de funcionamento dos diversos 3pos de sensores u3lizados para a medição de temperatura, pressão, nível e vazão. Serão desenvolvidas, também, aulas prá3cas para a interpretação e leitura de diagramas de processos P&ID. Desta forma, serão u3lizados diagramas reais de processos industriais contendo a simbologia e iden3ficação dos instrumentos.

Instrutor:

Daniel Balieiro Silva

Observações:

Receberá o certificado o participante que tiver no mínimo 75% de frequência.

Se não atingir-se a quantidade suficiente de inscritos, a Dicpro poderá cancelar/alterar/prorrogar/adiar a data do curso, restituindo integralmente o valor pago caso o participante opte por não participar evento.

registrado em: extensão, curitiba