Você está aqui: Página Inicial > Editais > Pesquisa e Pós-Graduação > EDITAL CONJUNTO Nº 01/2020 - DIRGE/AP – DIRPPG/AP
conteúdo

Editais DIRPPG

publicado 27/02/2018 08h38, última modificação 27/08/2020 09h33

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA-TÉCNICO PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DA UTFPR-AP (LAMAP)

A Direção Geral (DIRGE-AP) e a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG-AP) informam que no período de 08/10/2020 a 26/10/2020 estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos para a obtenção de Bolsas-Técnico de Nível Superior (NS) em Química ou áreas afins, financiada com recurso próprio do Câmpus, para atender as demandas do Laboratório Multiusuário do Câmpus Apucarana (Lamap) da UTFPR. Os candidatos deverão obrigatoriamente estar vinculados aos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu da UTFPR.

tags: Editais
publicado 09/10/2020 08h29 Pasta de Edital

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA-TÉCNICO PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DA UTFPR-AP (LAMAP)

A Direção Geral (DIRGE-AP) e a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG-AP) informam que no período de 24/08/2020 a 14/09/2020 estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos para a obtenção de Bolsas-Técnico de Nível Superior (NS) em Química ou áreas afins, financiada com recurso próprio do Câmpus, para atender as demandas do Laboratório Multiusuário do Câmpus Apucarana (Lamap) da UTFPR.

tags: Editais
publicado 21/08/2020 10h20 Pasta de Edital

APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Apoiar, por meio do pagamento de taxa de inscrição, a apresentação de trabalhos na forma oral ou pôster em Eventos Técnico-Científicos de abrangência nacional e internacional, a serem realizados no período entre março e dezembro de 2020, com recursos financeiros do campus Apucarana oriundos do orçamento de 2020.

tags: Editais
publicado 12/03/2020 14h34 Pasta de Edital

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA-TÉCNICO PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DA UTFPR-AP (LAMAP)

A Direção Geral (DIRGE-AP) e a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG-AP) informam que no período de 03/03/2020 a 24/03/2020 estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos para a obtenção de Bolsas-Técnico, financiada com recurso próprio do Câmpus, para atender as demandas do Laboratório Multiusuário do Câmpus Apucarana (Lamap) da UTFPR.

tags: Editais
publicado 03/03/2020 11h21 Pasta de Edital

Curso de Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM - Turma Curitiba

Com uma proposta inovadora, a abordagem de ensino se concentra na experiência de profissionais da construção civil e seu conjunto de práticas. O curso tem por objetivo a capacitação de graduados em Arquitetura, Engenharias, Tecnologias e áreas afins. O BIM é um processo integrado para explorar digitalmente as características físicas e funcionais de uma edificação antes, durante e após sua construção. Permite encontrar melhores soluções construtivas para atender as exigências da ABNT NBR 15.575 – Desempenho de Edificações, além de proporcionar aumento na produtividade e qualidade dos projetos de arquitetura e complementares. BIM não é um software, é um processo vinculado ao ciclo de vida do edifício. Existem softwares voltados às várias disciplinas de projeto, que realizam a modelagem do edifício virtual, produção de documentação 2D/3D, listas de informações, identificação de conflitos e análises de desempenho. No processo BIM, todos são beneficiados de alguma maneira. O incorporador por ter um fluxo de obra mais contínuo, com produtividade e qualidade, a construtora por ter mais certezas de custos e de planejamento, assim como os arquitetos e engenheiros, por terem mais informações da obra e de todas as suas etapas, buscando novas e melhores soluções de projeto. Em outros países, há a figura do BIM MANAGER, profissional que cuida da implementação BIM nas construtoras e escritórios de projetos, todavia no Brasil há uma enorme carência de profissionais capacitados em BIM e ferramentas de engenharia digital. Diante deste cenário é inegável a necessidade da oferta de cursos voltados a capacitação profissional, em ferramentas digitais, para obter todo o potencial do processo BIM.

publicado 07/01/2020 08h19 Pasta de Edital

Curso de Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM - Turma Apucarana

ATENÇÃO! INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 13/12/2019! Com uma proposta inovadora, a abordagem de ensino se concentra na experiência de profissionais da construção civil e seu conjunto de práticas. O curso tem por objetivo a capacitação de graduados em Arquitetura, Engenharias, Tecnologias e áreas afins. O BIM é um processo integrado para explorar digitalmente as características físicas e funcionais de uma edificação antes, durante e após sua construção. Permite encontrar melhores soluções construtivas para atender as exigências da ABNT NBR 15.575 – Desempenho de Edificações, além de proporcionar aumento na produtividade e qualidade dos projetos de arquitetura e complementares. BIM não é um software, é um processo vinculado ao ciclo de vida do edifício. Existem softwares voltados às várias disciplinas de projeto, que realizam a modelagem do edifício virtual, produção de documentação 2D/3D, listas de informações, identificação de conflitos e análises de desempenho. No processo BIM, todos são beneficiados de alguma maneira. O incorporador por ter um fluxo de obra mais contínuo, com produtividade e qualidade, a construtora por ter mais certezas de custos e de planejamento, assim como os arquitetos e engenheiros, por terem mais informações da obra e de todas as suas etapas, buscando novas e melhores soluções de projeto. Em outros países, há a figura do BIM MANAGER, profissional que cuida da implementação BIM nas construtoras e escritórios de projetos, todavia no Brasil há uma enorme carência de profissionais capacitados em BIM e ferramentas de engenharia digital. Diante deste cenário é inegável a necessidade da oferta de cursos voltados a capacitação profissional, em ferramentas digitais, para obter todo o potencial do processo BIM.

publicado 11/10/2019 09h33 Pasta de Edital

APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Apucarana torna público o presente Edital de Apoio à Participação de Pesquisadores em Eventos Técnico-Científicos.

publicado 23/04/2019 16h23 Pasta de Edital

Edital de abertura Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Pelo presente, fazemos saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação – COPPG, por meio da Resolução Nº 30/18-COPPG, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR. Inscrições Prorrogadas até o dia 18/12/2018

publicado 18/09/2018 00h00 Pasta de Edital

COGERH - AP - AFASTAMENTO INTEGRAL DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

De ordem do Diretor-Geral do Câmpus Apucarana, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR torno público que, no período de 07 a 15 de junho de 2018 estarão abertas as inscrições para AFASTAMENTO INTEGRAL DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS, pertencentes ao quadro efetivo, para cursar pós-graduação Stricto Sensu.

publicado 07/06/2018 14h05 Pasta de Edital

ALOCAÇÃO DE ESPAÇOS FÍSICOS DE LABORATÓRIOS DE PESQUISA EXPERIMENTAL

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Apucarana, torna público o presente Edital que estabelece normas e condições para a ocupação de laboratórios de pesquisa experimental do Bloco N.

publicado 09/05/2018 15h32 Pasta de Edital

PROGRAMA DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Apucarana torna públicas as normas e condições para a submissão de solicitação de Apoio à participação de Pesquisadores em Eventos Técnico-Científicos.

publicado 19/03/2018 14h42 Pasta de Edital